terça-feira, 25 de agosto de 2015

Um ano de Operação em defesa de meio ambiente

Área antes do funcionamento
   Proteger o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável é o desafio de todos. Nesse sentido, o Aterro Sanitário Regional do Ecotres, constituído por municípios da região, completou no dia 1 de agosto um ano de operação e de destinação adequada dos resíduos urbanos, principalmente, de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.
  Ao contrário de 78 milhões de brasileiros que não tem acesso ao tratamento e destinação adequada dos resíduos urbanos, o que corresponde a 41% (quarenta e um por cento) do total de resíduos gerados no pais, os municípios que depositam seus resíduos no Aterro Sanitário Regional do Ecotres diminuíram senão quase eliminaram os danos que eram causados pelos antigos lixões.
  Além de cumprir o prazo estabelecido inicialmente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, com intuito de ampliar os benefícios ambientais, o Ecotres providenciou junto a Codevasf os projetos de engenharia para encerramento e remediação dos antigos lixões de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas e está apoiando as associações de catadores e os municípios na ampliação e otimização dos serviços de coleta seletiva.
  Em parceria com a empresa Ecovia, concessionaria que opera o empreendimento, o Ecotres viabilizou no aterro a implantação do “Programa de Educação Ambiental” através do qual os alunos das escolas da região, associações de catadores e geradores de resíduos recebem, constantemente, informações sobre a operação do aterro, monitoramento ambiental, medidas mitigadoras e, principalmente, informações sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos (3Rs).
  E os benefícios não param por aí. A Ecovia Valorização de Resíduos em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Alto Paraopeba vem formalizando neste ano o processo de Convênio Técnico Cientifico, que tem como objetivo o desenvolvimento no aterro sanitário de técnicas para tratamento de chorume visando otimizar os padrões de tratamento e lançamento aos cursos d’água, abrangendo também outras áreas da engenharia que possam vir a inovar e contribuir na eficiência deste sistema e na rotina operacional do aterro.
  Como se constata nesse um ano de operação as ações do Ecotres pautam-se no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos de forma técnica e ambientalmente correta, na conscientização da população, no estabelecimento de parcerias e na busca constante de apoio de institucional para viabilizar a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário