domingo, 16 de agosto de 2015

O que é ser pai?

  Os pais de hoje estão, cada vez mais, perdendo força e identidade. Vejo isso quando comparo os atuais com meu pai, por exemplo. As gerações vêm mudando muito, dando a sensação que não existe mais aquela determinação do lindo e importante papel de genitor.
   Um indicativo da falta de identidade é que alguns pais têm problemas em saber se podem ou não desenvolver certas tarefas. É uma grande crise, pois eles demonstram que não têm raízes nem sabem como agir, o que fazer com os próprios filhos. O pai é aquele que diz não, que declara os limites do possível. Ou pelo menos fazia isso.
   A imagem do pai é imprescindível para o desenvolvimento psicológico equilibrado dos filhos e desempenha, com efeito, uma espécie de mediador entre o filho e a realidade. Permite a criança ou adolescente tomar iniciativas, aprender a distinguir entre o certo e o errado e, a partir disso, entender as consequências de uma ou outra escolha.
   Às vésperas do Dia dos Pais, quero ressaltar que cabe ao pai a responsabilidade com seus filhos e o dever de sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção. Também cabe ao pai, a missão de colocar limite e mostrar o que é certo e errado. Isso não mudou e não vai mudar nunca. Não abra mão disso, uma das melhores coisas do mundo é ser pai.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário