terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nota de esclarecimento sobre o atendimento de pediatria no Município de Ouro Branco

  Mantendo sua postura de transparência com os atos na Gestão Pública a Prefeitura de Ouro Branco vem apresentar alguns esclarecimentos sobre o atendimento de pediatria no Sistema Público de Saúde.
  Todos os dias, a imprensa nacional vem mostrando casos de dificuldades no atendimento nas unidades de saúde devido à falta de profissionais em algumas especialidades médicas, entre elas, a pediatria. Segundo texto veiculado pela Folha de São Paulo, em 2014, o Brasil tinha cerca de 32 mil pediatras - ao todo, havia quase 400 mil médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).
  Em Ouro Branco, não diferentemente do Brasil, há uma escassez de profissional médico que queira exercer a Pediatria uma vez que, esta especialidade exige do profissional uma dedicação a mais, pois o profissional necessita avaliar o paciente, ouvir e conversar com pais, além de analisar os exames. Os jovens médicos também não estão se interessando pela profissão. Com isso não há profissionais na região o que nos obriga a “importar” profissionais de outros municípios.
  Outro agravante é o atendimento no plantão da emergência. Hoje, um profissional aqui de Ouro Branco realiza em média 90 atendimentos num plantão de 12 horas, média muito superior a outros serviços, o que faz com que tenhamos uma rotatividade grande de profissionais e a não serem realmente de Urgência/Emergência o que provoca filas de espera no nosso pronto atendimento que, muitas vezes, resulta em descontentamento por parte tanto da população, quanto dos profissionais.
  Nos períodos de outono e inverno temos um aumento ainda maior do número de atendimentos, decorrentes das alterações climáticas, que acabam provocando gripes, resfriados, crises asmáticas, etc.
Diante destes fatos, pedimos a compreensão e colaboração da população no sentido de buscar inicialmente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e procurar a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Raymundo Campos apenas nos casos graves.
  Esclarecemos ainda que, quando ocorre um parto em nossa Instituição, o pediatra de plantão se desloca para acompanhar o procedimento e para avaliação do bebê no pós-parto imediato e, com isso, o atendimento na Urgência e Emergência fica paralisado momentaneamente.
  A Administração compreende a ansiedade dos pais e responsáveis na busca pelo atendimento de seus filhos, mas pede a colaboração de todos com a manutenção de um bom diálogo a fim de estabelecermos uma boa relação médico/paciente. Informações e sugestões enviar a Secretaria Municipal de Saúde (31) 3741- 4665.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário