terça-feira, 4 de agosto de 2015

Coleta seletiva etapa porta a porta: menos lixo, mais recurso

  A Prefeitura realizou no dia 9 de julho, o treinamento e mobilização que visam a fortalecer a implantação da coleta seletiva porta a porta no município. O encontro foi promovido por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e destinado a representantes de comunidades e população, principalmente aos residentes em bairros integrados pela Rota C do Programa, da qual constam os bairros Amália Rodrigues; Belvedere; Bela Vista; Vale do Engenho; Bandeirantes; Tiradentes; 1º de Maio e Metalúrgicos. A Rota C é projeto piloto a outras rotas que se se estabelecerão em futuro próximo.
   A expectativa, se houver engajamento populacional e a mobilização de todos, é a de que a Rota C promova coleta seletiva porta a porta a aproximadamente cinco mil quatrocentos e cinquenta moradias, ação que ensejará economia ao município vez que, de tal forma, menos resíduo estará sendo vertido ao aterro e, por conseguinte, o custo com a operação e tratamento será diminuído.
   Outros benefícios do programa coleta porta a porta também são importantes, dos quais se destacam: logradouros públicos mais limpos; diminuição de focos a proliferar dengue e chikungunya; geração de emprego e renda a recicladores e preservação de recursos naturais.
  Cirlene Ribeiro Dias, servidora municipal que se tem empenhado muito em benefício à coleta seletiva, explicou-nos a todos que a Rota C terá feito dia de coleta terça-feira. E durante todas as terças-feiras, aos bairros que compreendem a Rota C, só será recolhido o resíduo reciclável. O rejeito (lixo não reciclável), só deverá ser colocado a fora aos domicílios aos demais dias da semana, seguindo o calendário normal já existente à Coleta.
  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está desenvolvendo plano de ação a impulsionar a mobilização populacional a que o programa possa se estabelecer com o vigor necessário. Contudo, a contribuição de cada morador, do comércio, de lideranças religiosas, escolas e das associações comunitárias é imprescindível ao sucesso das atividades.
 
Dúvidas e sugestões acerca deste programa poderão ser sanadas por meio do telefone: 3749-6016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário