terça-feira, 18 de novembro de 2014

Final histórica

  Como todos devem ter percebido não uma pessoa que acompanha diariamente o desenvolvimento dos times de futebol, mas nem por isso poderia deixar de falar sobre a final histórica que haverá em Belo Horizonte, quando os times mineiros -Atlético e Cruzeiro- disputarão a final da Copa do Brasil. O fato é histórico e merece destaque.
  A grande decisão começa na última quarta-feira, dia 12, quando o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 2X0. Mas o grande campeão será conhecido no dia 26. Apesar do ar de clássico, o jogo será muito importante e leva o nome de Minas Gerais, de novo, para o cenário nacional.  As duas equipes vêm se destacando no cenário nacional. Prova que estrutura, organização e planejamento também geram títulos.
  Por todo o Estado, e especialmente na capital, o clima já dá o tom da disputa.  Se por um lado, a Raposa vai buscar não só o pentacampeonato como também uma nova Tríplice Coroa, já que conquistou o Campeonato Mineiro é favorita para levar também o Brasileirão. Já o Galo vai atrás do título inédito e, consequentemente, de uma vaga na Taça Libertadores do próximo ano. O detalhe é que, apenas pela segunda vez na história, clubes de um mesmo estado decidirão a competição – Vasco e Flamengo, em 2006, foram os primeiros.
  Para aqueles que não acompanham o futebol, vale ressaltar que a Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil. É realizada em moldes semelhantes aos de competições como a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras.  A Copa do Brasil foi criada para aplacar o descontentamento das federações de Estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande".
  O campeão da Copa do Brasil conquista o direito de disputar a Copa Libertadores da América. Desde 2001 os clubes que se classificam para a Libertadores, tanto pela Copa do Brasil como pelo Campeonato Brasileiro não podem participar da Copa do Brasil no mesmo ano em que participam da competição continental, já que as duas competições têm muitas datas simultâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário