sábado, 8 de novembro de 2014

Congonhas encerra o bicentenário de Aleijadinho

  Congonhas será palco, entre os dias 1º e 18 de novembro, de programação especial do encerramento das celebrações do bicentenário de morte do artista barroco. Estão agendadas estreia do espetáculo teatral “Aleijadinho: Criador e Criatura”; concerto de música colonial do Coral Cidade dos Profetas; lançamento de visita virtual ao patrimônio histórico, de um aplicativo para o turista conhecer melhor as atrações da cidade, além de exposição, debates e estreia de documentário. Todas as atividades serão gratuitas e organizadas pela Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas e diversos apoiadores.
   A agenda começa dia 1º, no Museu de Arte Sacra e Mineralogia da Romaria, com a abertura da exposição “Aleijadinho 200 Anos: Tributo de Bracher”, evento realizado em parceria com a empresa Claquete Comunicação. A programação continua, dia 8, o Coral Cidade dos Profetas, fará, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um concerto gratuito.  O espetáculo “Aleijadinho: Criador e Criatura”, de José Félix Junqueira e direção do premiado Kalluh Araújo será apresentada dias 13/11, 14/11 e 15/11, às 20h30, no Cine Teatro Leon, com entrada gratuita. Ainda dentro das celebrações do Bicentenário do Aleijadinho serão comemorados os 100 anos da Estação Ferroviária de Congonhas. A programação, cujo destaque é o show de Lô Borges, dia 16, às 20h30, lembrará os tempos saudosos. 
  Congonhas será o primeiro município contemplado no “Era Virtual – Cidades Patrimônio”, projeto patrocinado pela Fundação Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas, Unesco e Iphan. A partir do dia 17 de novembro, o internauta poderá realizar a visita virtual ao conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, e ainda aos núcleos que compõem o circuito de peregrinação da cidade histórica. Por meio da tecnologia, em qualquer lugar do mundo, será possível ter uma perspectiva diferenciada do conjunto, a partir de agora também, por meio de imagens imersivas em 360 graus, aéreas e em solo.
  Outra novidade que também será lançada na ocasião é um aplicativo para smartfones e tablets cujo objetivo será divulgar e promover Congonhas, fornecendo um material objetivo voltado para o turista e visitante presencial. A visita virtual poderá ser acessada pelo portal www.eravirtual.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário