quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Gerdau conclui primeira edição do Monitoramento Participativo das Águas



  Por meio do Programa Gerdau Germinar, a Gerdau acaba de realizar o Seminário de Encerramento do projeto Monitoramento Participativo das  Águas. A primeira edição da iniciativa contou com a participação de dez escolas do interior de Minas Gerais, que se envolveram no acompanhamento periódico de córregos, riachos ou lagos localizados nas comunidades onde estão inseridas as instituições de ensino. Nesta edição, participaram do projeto instituições de Congonhas, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto.
  Mais de 160 pessoas compareceram à reunião de conclusão do projeto, realizada no Biocentro Gerdau Germinar, no dia 14 de novembro. De acordo com analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa, Fernanda Montebrune, este foi um momento para todas as escolas apresentarem os resultados físicos, químicos e biológicos dos recursos hídricos monitorados. “Foi muito significativo, uma grande troca de experiências e ideias entre alunos e educadores envolvidos nesse projeto”, afirma.
O Monitoramento Participativo das Águas teve início em março deste ano, com a capacitação dos educadores e distribuição dos Ecokits, que continha as ferramentas necessárias para coleta e análise da água. Posteriormente, a equipe técnica da Universidade Federal de Minas Gerais, parceira do projeto, realizou duas visitas às escolas, para acompanhar os trabalhos.
De acordo com a supervisora da Escola Estadual Barão de Paraopeba, de Congonhas, Maria Aparecida Freitas Policarpo, os alunos demonstraram muito interesse pelo projeto e em dar continuidade às ações de recuperação da nascente, localizada ao lado colégio. “A professora vai aproveitar o Ecokit para aplicar a mesma metodologia com outra turma de alunos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário