sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Como surgiu a festa do Rosário em Ouro Branco

  A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.  A primeira festa foi realizada em Ouro Branco no ano 1937, na residência de Edmundo Hermógenes Pinto.
  Estavam reunidos Edmundo e seus amigos Domildes Gonzaga, Joaquim Antâo e Vicente Vieira. Conversando sobre festividades e surgiu à ideia de realizar uma Festa do Rosário em Ouro Branco. Joaquim Antão encarregou-se de arrumar os dançantes e providenciar os equipamentos, coroas e capas, para o rei e rainha da festa. Participaram do reinado da primeira Festa do Rosário em Ouro Branco como Rei Pedro Badaró e Rainha Efigênia Gonzaga Aleixo, de Lobo Leite.
  A Festa do Rosário, realizada no ano de 1938 foi Rei Leôncio de Paula Almeida e Rainha Maria José Pinto.
  Em 1948, Edmundo Hermógenes Pinto e Domildes Gonzaga estiveram doentes e prometeram que se ficassem curados levantariam novamente e Festa do Rosário em Ouro Branco. Cumprindo a promessa foi realizada em 1948 a tradicional Festa do Rosário em Ouro Branco, sendo participantes como Rei Edmundo Pinto Filho e Rainha Aparecida Vieira.
No ano de 1939, participaram como Rei Antônio Anacleto e Rainha Efigênia Alves, de Santa Quitéria. Depois desta data, acabou-se a festa do Rosário em Ouro Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário