terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A capital do futebol brasileiro

  Com a final da Copa do Brasil, realizada no estádio do Mineirão, num clássico entre os dois maiores rivais mineiros, o futebol de Minas Gerais ganhou repercussão internacional e passou a considerado indiscutivelmente o melhor do Brasil e comandou o futebol brasileiro em 2014. Nesta semana, o fato ganhou as manchetes nos principais jornais do mundo. Publicações de Espanha, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra destacaram que o Atlético ganhou a Copa do Brasil e o Cruzeiro, o Campeonato Brasileiro.
Até mesmo o site da Fifa destacou a grande temporada de Minas Gerais no futebol e colocou em sua manchete: “No ano em que Minas Gerais mandou no futebol brasileiro, o Atlético Mineiro também assegurou sua taça nacional e se tornou o novo dono da Copa do Brasil e o Cruzeiro o Campeonato Brasileiro”.
  Não precisa nem entender de futebol, para saber que a final da Copa do Brasil entre os maiores rivais de Minas Gerais é a confirmação que nossos dois times deslocaram o eixo do futebol nacional para a capital mineira. A organização e a estrutura dos clubes é só um dos fatores que explica o sucesso do Atlético-MG, agora campeão da Copa do Brasil, e do Cruzeiro, tetracampeão Brasileiro, que já estão garantidos na Libertadores de 2015.
  Além do mais, como dizem alguns políticos, nunca antes na história deste país uma decisão de Copa do Brasil envolveu tanto interesse, sem se dizer que dela participaram todos os melhores times do país. Nunca antes na história, Minas Gerais respirou tanto futebol. Nunca Belo Horizonte sentiu uma ansiedade tão grande pulsando no ar. Nunca houve um duelo tão decisivo.   Nesta semana, Belo Horizonte, se tornou atual capital do futebol brasileiro, dominou o País nos últimos dois anos, ganhou na noite da última quarta-feira, sediou a decisão de um título a Copa do Brasil. Que venha 2015. Espero que os nossos times sejam ainda melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário