sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gestante e bebê tem atendimento de qualidade no HRC


  Conheça um pouco do trabalho da equipe com a saúde da mulher e do bebê e também em casos de Gestação de Alto Risco
O ato de gerar um ser e dar a luz a uma nova vida é um momento marcante para uma mulher e que muda a vida de toda a sociedade. Mas para garantir a saúde da mãe e do bebê é necessário um trabalho conjunto entre familiares, equipe de saúde e todos que possam colaborar para um pré-natal completo, parto e cuidados pós-parto. A equipe do Hospital Raymundo Campos vem se empenhando para oferecer qualidade nos serviços oferecidos na área da saúde da mulher e, principalmente, para as gestantes.
  A gestação é um fenômeno fisiológico natural, porém o que está transcorrendo bem pode se tornar de risco a qualquer momento, ou seja, a gestação é uma situação limítrofe que pode implicar riscos tanto para a mãe quanto para o feto.
  Algumas gestantes, por características particulares, apresentam maior probabilidade de evolução desfavorável da gravidez e são as chamadas “gestantes de alto risco”. Gestação de Alto Risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”. A intervenção precisa e precoce evita os retardos assistenciais capazes de gerar morbidade grave, morte materna ou perinatal.
  Conceitua-se gravidez pré-termo aquela cuja idade gestacional encontra-se entre 22 e 37 semanas e inicia-se o trabalho de parto prematuro. Toda gestante em trabalho de parto prematuro deve ser assistida em unidade com recursos adequados para assistência neonatal em prematuridade, ou seja, de nível secundário ou terciário, dependendo da idade gestacional e outros problemas fetais.
Atendimento no HRC
  O HRC é um hospital de pequeno porte e não possui os recursos necessários para este acolhimento. Entretanto, todas as gestantes de alto risco acolhidas no local tiveram total suporte, seja no atendimento in loco, seja na transferência, da gestante e/ou do bebê para outro estabelecimento de saúde.
Este suporte só é possível tendo em vista que o hospital possui uma equipe de profissionais médicos e enfermeiros em condições de interferir no curso de uma gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o recém-nascido, ou reduzir suas possíveis intercorrências.
  Para isso temos 24 horas ginecologista/obstetra e pediatra além de equipe de enfermagem capacitada a dar todo o acolhimento e suporte necessário. O Hospital tem também infraestrutura mínima para a assistência da mãe e do recém-nascido até a sua transferência nos casos mais graves, como por exemplo: berço aquecido, incubadora, CPAP, HOOD, Aparelho para fototerapia.
  Apesar de possuir UTI Neonatal, toda gestante de alto risco que realiza o seu pré-natal na rede municipal de saúde, é acompanhada tanto pelos profissionais da atenção primária, como por médico obstetra no ambulatório de especialidade do Hospital Raimundo Campos. Aquelas que a gestação tem um grau de complexidade maior são encaminhadas através do Tratamento fora de Domicílio (TFD) para os municípios pactuados na região de referência, como também para o município de Belo horizonte, onde Ouro Branco possui pactuação para atendimento destas gestantes.
  O gráfico abaixo mostra que, nos primeiros meses deste ano 14 gestantes foram acolhidas e/ou transferidas, sendo que em algumas situações houve a necessidade de apenas o recém-nascido ser transferido, dentro da rede SUS, através do SUS-FÁCIL dentro e fora de nossa Região de Saúde.

Bons resultados - O trabalho da equipe do HRC vem garantido a alegria de muitas famílias. Moradoras do bairro Luzia Augusta, Joana D’Arc Duarte acompanhou a filha Larissa Rafaela Duarte que deu a luz ao bebê João Miguel Duarte de Almeida. Joana se disse satisfeita. “A equipe médica e o suporte foram muitos bons em todo o Pré-Natal. O parto foi normal e correu tudo de forma muito tranqüila. Todas as enfermeiras e médicos no HRC nos trataram muito bem.” Feliz com a saúde de seu filho, Larissa recomenda. “A dica que deixo para todas as mulheres é sobre a importância do Pré-Natal. Com o acompanhamento médico as gestantes conseguem evitar doenças, recebem encaminhamento para fazer todos os exames e evitar muitos problemas.”
  Marcos Felipe Faria Silva, morador do bairro Luzia Augusta, esteve ao lado de sua esposa Marília Beatriz de Jesus Silva, ao longo de todo o Pré-Natal, até o nascimento de sua filha, Ana Júlia de Jesus Silva e conta que se sentiu emocionado. “Foi um momento de grande ansiedade e deu tudo certo. Foram nove meses de gestação e o parto foi cesárea. Sempre fomos muito bem tratados desde a Unidade de Saúde até aqui no HRC.”
  A mamãe Marília Beatriz conta que o Pré-Natal foi essencial. “Não nos faltou nada no atendimento e na internação. O Pré-Natal fez toda a diferença. A cada consulta tínhamos uma avaliação do desenvolvimento do bebê. Se queremos uma vida saudável para a criança, temos que nos cuidar. Graças a Deus deu tudo certo. A equipe sempre foi muito carinhosa, se oferecemos carinho, recebemos carinho.”
  Glaucia de Menezes Gonçalves Souza Paiva é casada com Túlio Magno Souza de Paiva que comemoram a chegada do bebê Henrique Menezes de Souza Paiva. “Fiz o meu Pré-Natal na rede particular, tinha uma consulta agendada na rede pública, mas meu rapazinho decidiu antecipar um pouco as coisas. O Pré-Natal foi todo tranqüilo, apenas agora no final é que levamos um pequeno susto e o Henrique nasceu com 36 semanas. Henrique foi o comentário do Hospital, pois, apesar de prematuro, graças a Deus, nasceu grande e gordinho e não houve a necessidade de ser transferido para uma UTI Neonatal. A equipe é toda muito atenciosa. Sempre nos auxiliando e dando orientações. No mês da mulher, não poderia deixar de agradecer as mulheres que decidem cuidar de outras mulheres. Toda a equipe que esteve envolvida no processo de nascimento de meu filho foi formada por mulheres. Agradecemos muito a elas. Sobre o Pré-Natal, a dica que deixo as gestantes é que nosso corpo é um templo sagrado. Temos sempre que ter esse respeito por nos mesmas. Temos que cuidar muito bem de nosso corpo. Todas às vezes que conseguimos estar bem conosco, conseguimos fazer bem aos outros.”
  A Técnica em Enfermagem, Rejane Aparecida dos Santos, trabalha no HRC há 12 anos e há 7 anos atua no Alojamento, local para onde as mamães e os bebês são levados após o parto e aguardam a alta hospitalar. Rejane explica que o trabalho é gratificante. “Nosso trabalho consiste nos cuidados com as mamães e seus bebês como alimentação, orientações, medicamentos e toda atenção até que eles recebam alta. Nosso trabalho é uma ação conjunta com toda a equipe: diretoria, bloco cirúrgico, internação, cozinha, lavanderia e higienização. Gosto muito de meu trabalho, faço tudo com muito amor. Cuido das pessoas como se fossem de minha família, me sinto gratificada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário