quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Vocês estão sendo roubados”

Essa afirmação é do jornalista Kenneth Rapoza, autor de um artigo publicado pela revista Forbes, especializada em finanças e muito conhecida por compilar listas das maiores fortunas do mundo. Ele analisou os preços de vários carros vendidos no Brasil e classificou como roubos, o valor que esses produtos são vendidos no país, se comparados com os valores do mesmo produto em países desenvolvidos.

Não sou nenhum especialista em economia, mas concordo com ele, pois o preço dos carros brasileiros está muito além do que deviam e que tem muita gente ganhando dinheiro com isso. Além disso, alguns especialistas em tributos, em economia e contabilidade avisam que no Brasil se paga caro demais pelas coisas. Quando o assunto é carros, nem se fala.

Para exemplificar o que estou falando, o mesmo que US$ 89,5 mil no Brasil é vendido por US$ 28 mil, ou seja o brasileiro paga quase três vezes mais pelo mesmo produto. Rapoza ainda ressalta que o preço nos EUA é quase metade do salário médio anual de um americano, mas o preço praticado no Brasil está muito além dos ganhos de um brasileiro médio.

Sabemos que dentre os fatores que induzem essa situação estão as indústrias  de automóveis, que estão se aproveitando da avidez de consumo dos novos ricos brasileiros e praticando margens de lucro nas alturas. A falta de concorrência do setor e a pobreza mental do brasileiro, que está a pagar preços altos só para ter status de ter um carro importado. 
O assunto causou rebuliço nos últimos dias, mas não vi nenhum membro da equipe econômica do governo, vir a público dizer que iam avaliar e rever a situação. Parece que vamos continuar sendo roubados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário