quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma mensagem para os pais

Já estava começando a escrever um editorial sobre o julgamento dos acusados no escândalo do mensalão, quando me lembrei que não poderia de deixar passar em branco, uma data tão importante como o dia dos pais.  Sobre o julgamento deixo somente uma pergunta que ficou martelando na minha cabeça a semana inteira. Alguém já se perguntou porquê o julgamento do mensalão está sendo realizado junto com as olimpíadas. Será que foi mais uma coincidência? 
Vamos ao assunto que interessa. Neste domingo as famílias brasileiras comemoram mais um dia dos pais. Todos sabem que eu não tenho pai e como todas as pessoas da minha idade e que não tem mais o seu pai, queria que ele estivesse aqui para me ajudar. Estava analisando a situação de um filho e percebo a figura do pai muda de acordo com a idade do filho.
Até uns oito anos de idade, o pai representa aquela pessoa que sabe tudo e que para o filho ele é a pessoa mais esperta do mundo. Aos dez anos, o filho começa a perceber as diferenças do tempo em que os pais viviam e do tempo que ele vive. Durante a adolescência o filho percebe o pai como uma figura antiquada, e dá razão para nada do que o pai fala.
Dos 30 aos 40 anos, o filho começa a pedir a opinião dos pais para tudo que vai fazer, nesta época o pai se torna a luz da vida do filho.  É nesta época que, diante de um problema, o filho se pergunta: como o papai teria lidado com isso?. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência!
Por fim, quando se chega aos 50 anos e não tem mais o pai, o filho pensa....... Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele.
Deixo essa mensagem aos pais e aos filhos também. Festejem bem o dia dos pais e todos os momentos que você tiver com ele.  Da vida, levamos somente as experiências, nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário