sábado, 25 de agosto de 2012

Câmara avalia novo contrato com a Copasa

Terminou sem definição a audiência pública realizada no dia 16, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco em que os vereadores analisavam a manutenção ou não do contrato com a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa). A empresa explora os serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto produzido nesta cidade há mais de 30 anos. O objetivo da audiência foi ouvir a proposta da concessionária para os próximos 30 anos. O novo contrato será regido pela Lei 11445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamentobásico.
Para que a Copasa continue prestando os serviços para Ouro Branco, a prefeitura depende de autorização da Câmara.  A presidente da câmara vereadora Branca, esperava sair da audiência com todas as duvidas resolvidas, mas ela acredita que serão necessárias novas reuniões para finalizar o contrato. “Estamos tratando isso com clareza e transparência. A população vai ter conhecimento disso a partir desta audiência pública. Esta casa é democrática não faremos nada sozinhos”, disse.
Estiveram presentes na audiência a vice-prefeita, Valéria de Melo Nunes Lopes; Thea Goulart, secretária do Meio Ambiente; Maurício Pereira, superintendente da Copasa; Claudio Dotti, negociador da Copasa para novos contratos; além de vereadores, representantes de associações e moradores.
Segundo o Claudio Dotti durante os 30 anos que a Copasa atendeu Ouro Branco foram feitos investimentos na ordem de R$ 99 milhões. E hoje a Concessionária atende 100% da água tratada e 90% do esgoto produzido no município.  Contudo, o serviço ainda não chegou nas áreas rurais devido ao alto custo que geraria. Ele ressalta também que estão programados serviços de tratamento de água e esgoto para as localidades de Carreiras e Itatiaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário