quinta-feira, 8 de março de 2012

Prefeitura realiza mais um sonho da população e implanta o SAMU em Ouro Branco

Com muito orgulho e satisfação, a Prefeitura de Ouro Branco dá mais um importante passo em prol da saúde da população e passa a oferecer a partir de março, os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU 192). O serviço ocupa indiscutível posição dentro do Sistema de Saúde, com reconhecimento de sua importância pela sociedade.
O Samu é um programa dos Governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em caso de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstétrica e de saúde mental da população.
Aumento na qualidade da saúde
A melhoria na qualidade de vida da população sempre foi o objetivo da Prefeitura de Ouro Branco. A implantação dessa base que faz parte do serviço de atendimento do SAMU Centro-Sul de Minas Gerais irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde dos moradores, que poderão contar com socorro rápido.
A região Centro-Sul é formada por 50 cidades, entre elas Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, que implantaram o serviço através de consórcio intermunicipal. Esta será a segunda região de Minas a inserir o serviço. A primeira foi a região Norte, com a regulação do serviço em Montes Claros. A Central de Regulação Centro-Sul será em Barbacena, inaugurada no dia 2 de março, interligará a base às demais cidades.
De acordo com o secretário de Saúde Hideraldo Belini com a implantação do SAMU a população da região Centro Sul ganhará um atendimento extremamente resolutivo.  Os profissionais que irão compor a equipe de trabalho já foram contratados através de Processo Seletivo.
Quando chamar o SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação;
- Queimaduras graves;
- Maus tratos;
- Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou feto;
- Tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas;
- Acidentes e traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidente com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Como é o atendimento?
A ligação para o número 192 é gratuita com atendimento 24 horas e gravação completa das conversações. Após ligação pelo 192 o solicitante falará com a atendente que pedirá algumas informações como motivo da ligação, se está perto do paciente, e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local.
Em seguida, o solicitante conversará com o médico regulador que pedirá informações se o paciente está consciente, respirando, se fala, entre outras. Se for caracterizado que a unidade deverá se deslocar até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias, garantindo a assistência do paciente.
Atendimento móvel
O SAMU dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico – USB e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de emergência quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte eminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.
Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção medica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Se identificar situações de urgência ou emergência ligue 192. Este número é gratuito e dispensa cartão telefônico ou crédito no celular.


População aprova
Os moradores de Ouro Branco estão muito satisfeitos com a notícia e acreditam que a implantação do SAMU irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde.
Para Joaquim Teodoro Alves, comerciante e morador de Ouro Branco há 32 anos, o SAMU resolverá muito o problema das pessoas que necessitam de atendimento domiciliar. “A iniciativa de trazer o sistema para cidade foi excelente e todos, sem nenhuma distinção receberão o atendimento com muita qualidade. O SAMU era o beneficio que faltava em Ouro Branco e agora está chegando para ajudar a todos”.
O Farmacêutico e comerciante Tiago Fonseca Campos lembrou da expansão da cidade e dos benefícios que o SAMU oferece. “Diariamente chegam mais moradores e a cidade está em fase de crescimento, por isso a necessidade de um serviço que atenda às urgências e emergências com rapidez e qualidade. Todos vão ganhar muito em atendimento ao socorro necessário. Tomara que seja um sucesso, pois a iniciativa é muito boa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário