segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso para agricultoras em Carreiras

Agricultoras de Ouro Branco recebem treinamento de Produção artesanal de alimentos
A Prefeitura de Ouro Branco realizou no período de 27/02 a 01/03, um curso de produção artesanal de alimentos. 
O treinamento foi ministrado pela professora Teresa Rachel Alves Uba, economista doméstica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na Sede Municipal de Encontros da Área Rural (SEMEAR), em Carreiras e contou com a participação de 12 agricultoras que fornecem suas quitandas para a alimentação escolar. O SENAR tem como meta promover a capacitação do trabalhador e produtor rurais e de suas famílias.
O objetivo do curso foi proporcionar, de forma artesanal, a fabricação de assados como pães, biscoitos roscas, bolos e bolachas com a finalidade de agregar valores culturais, regionais e populares além da geração de rendas.
Uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Branco e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação de produtores rurais, através de cursos de especialização profissional, possibilitando conhecimento de novas técnicas de preparo, aproveitamento e conservação de alimentos, agregação de valores e trabalhos manuais.
No mês de março serão realizados os cursos de defumados e embutidos, no período de 12 a 16 e de casqueamento e ferrageamento de 19 a 23. Em abril, entre os dias 9 e 13, o curso será de Apresentação de equinos em pista. Os treinamentos são oferecidos para toda a população de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 3749.6054 ou na Divisão de Agricultura no anexo um da Prefeitura.
“Ao final do curso, as alunas estarão aptas a preparar os alimentos para as escolas melhorando, como é o objetivo do curso, o valor nutricional e a qualidade dos assados inserindo os produtos cultivados em casa como mandiocas, cenouras, batatas, beterrabas, morangas, inhame, entre outras”, informou a instrutora do curso.
Luciene Ângela, dona de casa, já fornecia pães para as escolas do município. “Com este curso vou poder diversificar os produtos com melhor qualidade, tornando-os mais saudáveis e nutritivos”, comentou a moradora da comunidade de Cristais.
Participaram do treinamento moradoras das comunidades de Marimbondo, Campestre, Cristais, Geada, Castiliano, Carreira e Cristalino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário