quinta-feira, 8 de março de 2012

Durabilidade do motor depende de cuidados especiais

Para que o veículo tenha um bom tempo de uso são necessários certos cuidados, principalmente porque nem sempre o motorista tem condições de ficar trocando de carro constantemente. Mas não é somente a fabricante que deve garantir a qualidade. O motorista também pode prezar por ela. O motor, por exemplo, é uma “peça-chave” do automóvel que necessita de atenção especial para que o veículo tenha mais durabilidade e renda aquilo que se espera dele.
Andar a 40km/h na quarta marcha, por exemplo, representa uma carga muito forte para o motor, ou ainda, ir além da faixa vermelha do conta giros pode danificar peças, entortar válvulas, quebrar bielas, etc, e até mesmo simples atitudes que o motorista está acostumado a fazer. Antonio Cordeiro, consultor técnico da Decar, cita a importância de entender bem o painel de instruções, usar o óleo recomendado pela fabricante e trocar no momento apontado, sempre usar aditivo no sistema de arrefecimento, substituir o filtro de ar e combustível a cada 15 ou 20 mil km, e também substituir o filtro de óleo em todas as trocas, pois a sujeira fica acumulada.
“Recomenda-se verificar o nível de água e óleo pelo menos uma vez por semana, conhecer o fabricante ou importador das peças e quanto tempo a empresa comercializa o produto.”, afirma Cordeiro. Para situações assim, a Decar, fabricante de autopeças, possui diversos componentes para motor, além do kit do motor para linhas VW e Ford, bronzinas, válvulas, anéis, pistões com anéis, entre outros.
Produtos assim têm como objetivo facilitar a vida do motorista quando for necessária alguma troca das peças. “Quando o motor precisa de uma revisão ou retificação, ele apresenta alguns defeitos como excesso de fumaça no escapamento, barulho no motor e a lâmpada no painel de instruções começa a piscar, ou seja, o motor não terá a mesma potência.”, conclui o consultor técnico. Na hora de comprar novas peças ou pedir para o mecânico trocar, verifique se possuem certificação ISO 9001, hoje recomendada pelo Inmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário