domingo, 18 de março de 2012

Ouro Branco reduz índice de infestação da dengue


Número de focos do mosquito e pessoas infectadas diminui em relação a 2011 e cidade fica abaixo da média estabelecida pelo Ministério da Saúde
 Em Ouro Branco a Prefeitura em parceria com a população está se mobilizando para combater a Dengue. Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de atividades de prevenção e controle dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. No ano passado foram registrados 50 casos da doença na cidade e neste ano nenhum.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
No levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde, o índice de infestação do mosquito e casos da doença de janeiro a fevereiro foi de 0,6%. Menos de 279% do registrado na pesquisa anterior, realizada no mesmo período em 2011, onde o índice era de 2,15%. Com esses valores, Ouro Branco está dentro do índice tolerado pelo Ministério da Saúde - Programa Nacional do Controle da Dengue que é de até 1% de infestação por município.
A queda se deve a adesão dos moradores da cidade às medidas e campanhas promovidas pela Prefeitura, entre elas, os mutirões de limpeza, eliminação de depósitos e recipientes propícios para o criadouro de mosquito, trabalhos nos bairros e escolas, distribuição de materiais educativos, e muito diálogo com os moradores.
Para que o trabalho seja eficiente e apresente bons resultados, todos devem se envolver na guerra contra a dengue, colaborando efetivamente para que não haja locais com água parada, diminuindo assim a chance de haver mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para evitar que o mosquito se instale nas caixas d’água, a Prefeitura está disponibilizando aos moradores telas de proteção.
Os agentes do controle de endemias que são extremamente treinados para exercer os trabalhos estão visitando as residências da área urbana e rural e conversando com a população sobre os riscos da doença e as maneiras de evitá-la, colaborando ativamente no controle da doença e fazendo com que a cidade atinja um índice tão satisfatório.
Projetos
Para que toda cidade se envolva cada dia mais no combate a dengue a Prefeitura esta desenvolvendo vários projetos que já estão fazendo a diferença e trazendo mais qualidade de vida para Ouro Branco. São eles:
Gincana nas Escolas: Tem como objetivo trazer para as tarefas escolares dicas para o combate à dengue e a reutilização dos materiais que possam servir de criadouros. O trabalho será realizado em todas as escolas municipais.
Agentes Mirins: Os alunos assistirão palestras e receberão cursos sobre as ações de controle à dengue, com informações sobre a doença e o modo de transmissão. O projeto será finalizado com um trabalho de campo, visando que os alunos coloquem em prática o que aprenderam dentro da sala de aula.
Estrada Real: É uma pareceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, que trabalha na instalação de armadilhas – ovotrampas - nas escolas municipais e estaduais, com objetivo de coleta de ovos de Aedes aegypti. Após recolhidos, acontece à eclosão dos ovos em estufas e posteriormente a análise das enzimas que detectam vírus da dengue nas larvas, antecipando assim um possível surto ou epidemia da doença.
Citronela: Esse é um projeto da Escola Estadual de Ensino Especial e conta com a parceria da Prefeitura, onde garrafas pet serão utilizadas na confecção de pequenos vasos para o plantio de mudas de citronela. Os vasos serão distribuídos a toda população. Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela afasta os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância.
População aprova
O trabalho de combate à dengue realizado pela Prefeitura está acontecendo em todos os pontos de Ouro Branco e a população, além de colaborar recebendo os agentes, aprova a atuação e os projetos desenvolvidos.
A manicure Nilma Mateus Alves, que faz sua parte como cidadã e se previne contra a dengue, aprova o trabalho realizado pela Prefeitura. “Sigo as orientações dos agentes de saúde. Não deixo água parada e faço minha parte. Toda a população deve ter consciência do perigo e evitar a propagação do mosquito transmissor, eliminando os locais que acumulam água e que servem de criadouro. São as pequenas mudanças de hábitos que fazem diferença. Os agentes estão realizando um ótimo trabalho com suas visitas periódicas e orientações”, afirmou Nilma.
As pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre a Dengue ou saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no combate a Dengue pode ligar para o telefone 3741-4309 e 3741-4761, ou acessar o site http://www.ourobranco.mg.gov.br/.










Nenhum comentário:

Postar um comentário