terça-feira, 6 de março de 2012

Ciúme

 Que sentimento é este que tem força avassaladora muitas vezes incontrolável. Queima como fel, sobe a cabeça, cega os olhos e descarrega ações brutais, gerando medo, insegurança e revolta.
É o famoso ciúme que governa os corações apaixonados, sinal de carinho e amor.  Dosado é apreciado, exagerado é domínio. Nos dias atuais, a mídia tem enfocado com relevância acontecimentos assustadores, chocantes e surpreendentes deixando os telespectadores em alerta. O ser humano está perdendo a razão. Sua história de vida é marcada por registros bons e ruins. Os ruins são conflitos que guardados no inconsciente tem possibilidades de serem revividos por situações similares no presente. O inconsciente dá respostas para tudo e como não temos a chave dele, sua ação é inconsciente e imprevisível. Ele abre e trás lembranças de um passado remoto ou recente com similaridade na dor.  Uma perda, uma rejeição, uma crítica, um desafio, um abuso, uma violência sexual, uma exposição de imagem, uma traição, uma competição, enfim tudo que mexe com a mente, o coração e a emoção.  Situações escondidas, não valorizadas, desprezadas e não resolvidas comprometem o caminho vital.
Amigo é preciso falar com muita prioridade e seriedade a verdade que leva uma pessoa a cometer um ato grave. No desenrolar dos entendimentos se chega à conclusão - por ciúmes.
Toda relação afetiva tem que ter compreensão, partilha, renúncia, diálogo, amor, perdão, cumplicidade, respeito e liberdade para ser ele ou ela mesma. Quando a proibição toma lugar é sinal que a desconfiança está abrindo portas para sentimentos perversos. Dúvidas que precisam ser comprovadas caso contrário serão tomadas como verdades desencadeando uma estória drástica para o futuro. 
O desgaste dos atritos constantes faz perder o interesse, Muitas tentativas por amor leva a suportar estes transtornos acreditando que é possível reverter. É preciso ter muita garra para prosseguir com o sonho. Não é comodismo, mas amor mesmo que tudo sacrifica para chegar à vitória de ser amado ou amado. Os olhos abertos conseguem ver os erros e consertá-los, mas os fechados levam tempo e pode ser tarde demais.  Esta realidade é que estamos vendo nos canais de comunicação como febre que parece não ser controlada. Tratamento é o único meio para romper esta prisão.
Querido leitor educar um filho não é fácil, se educar é mais ainda, todavia este é o primeiro caminho. Aprendamos a viajar nos sentimentos e educá-los como devem ser. Seremos portadores de esclarecimentos para aqueles que estão na nossa vida e dependem de nós. Evitaremos decepções.       
Até breve. Meu grande abraço.
Elizabeth Resende

Endereço da Dra Beth
Consultório de Psicanálise Menino Jesus de Praga
Rua Frei Conceição Veloso, nº 245 – Bairro João Pinheiro – Belo horizonte – MG – CEP – 30.530-300
E-mail –
psicanalizebethresende@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário