quinta-feira, 29 de março de 2012

Paranasa reconstrói prédio para projetos sociais da ASFA

A construtora Paranasa acaba de firmar parceria com a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa), para reconstrução do prédio onde funcionava o projeto “Sopão”, no bairro São Francisco. Desativada há um ano e meio, a construção foi depredada e se tornou um local perigoso para os moradores. A iniciativa da Paranasa permitirá que o prédio receba dois projetos sociais da Asfa, o “Artes ComPet”, que terá uma fábrica de vassouras e adereços, e o “PRE – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco”, onde sucatas de informática e eletrônicos são recebidas, separadas e vendidas.   
A parceria foi divulgada no início da semana passada, pelo superintendente de novos negócios da Paranasa, Francisco de Assis Elias, e o presidente da Asfa, Aloísio Bicalho, durante entrevista coletiva, realizada, na sede do Sindicado dos Metalúrgicos, bairro Siderurgia, em Ouro Branco. 
O superintendente de novos negócios da Paranasa informou que a reforma será custeada pela Construtora, que estima investir mais de R$ 40 mil para deixar o prédio totalmente novo. “Serão realizados serviços de troca da cobertura e parte da alvenaria e pisos; instalações elétricas e hidráulicas, acabamento, iluminação externa e cercas de proteção”, disse Francisco Elias.
Aproximadamente 25 funcionários irão trabalhar na reconstrução, entre engenheiros, carpinteiros, eletricistas, pintores, pedreiros e outros. A obra tem previsão de término no mês de maio, podendo ser antecipada.
O superintendente da Paranasa, Francisco Elias, ressaltou também que a ação reflete o compromisso da empresa, a sua responsabilidade e preocupação com as comunidades onde atua. “Sempre procuramos dialogar com a população local, levando contrapartidas positivas”, afirma.
Ele destaca que, ao longo de quase 40 anos de fundação, a Paranasa vem sendo reconhecida pela responsabilidade ambiental e social nas comunidades em que atua, o que é atestado pelas mais de 300 obras concluídas com elevados padrões de qualidade. A empresa presta serviços para as maiores corporações empresariais do país, entre as quais a Gerdau Açominas e outras de diversos segmentos, como siderurgia, mineração, petróleo, celulose, entre outros.
Além da reconstrução do prédio da Asfa, a Paranasa, desde que chegou à cidade, vem mantendo parcerias que beneficiam a população. A empresa patrocina as festividades do Dia 1º de Maio (Festa dos Trabalhadores) do município, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Também executou a reforma do galpão do Centro de Preparação e Treinamento de Mão de Obra, coordenado pelo mesmo sindicato.
As ações não param por aí e também incluem o patrocínio da sondagem de solo na área onde será construída a nova igreja da paróquia Sagrada Família; doação de ônibus para transporte de paroquianos da terceira idade para acompanharem o passeio ciclístico previsto para abril e recuperação e manutenção de viaturas desativadas da Polícia Militar.
Reciclagem - O prédio irá receber projetos sociais realizados pela Asfa. Um deles é o PRÉ – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco, que existe há cerca de um ano e conta com apoio da Gerdau. Esse projeto atende 22 jovens de baixa renda do bairro São Francisco e tem como objetivo prepará-los para uma profissão. Eles aprendem a desmontar, separar e selecionar peças de computadores, impressoras e eletrônicos que, em seguida, são vendidas para a Lorene Importação e Exportação, empresa nacional de coleta de lixo eletrônico. Para participar do projeto, é necessário que o jovem esteja matriculado na escola e tenha um bom aproveitamento escolar.
A reforma realizada pela Paranasa também será base para uma nova iniciativa social da Asfa, o Artes ComPet, projeto auto-sustentável direcionado, sobretudo, a mulheres da comunidade que estão desempregadas. O trabalho, além de despertar as habilidades, será uma forma de subsistência para esse público, que será capacitado para fabricar vassouras e objetos de ornamentação com garrafas Pet. Inicialmente, a fábrica irá gerar 10 empregos.
“A parceria com a Paranasa vai propiciar o funcionamento desses dois projetos, proporcionando oportunidades de emprego para famílias. As vassouras e ornamentos produzidos no projeto `Artes com Pet´  serão vendidos para as prefeituras da região do Alto Paraopeba, Gerdau e para a comunidade em geral”, explicou o presidente da Asfa, José Aluísio Bicalho.
Paranasa – A Paranasa foi fundada em 1974. Em mais de três décadas de atividades, a empresa marcou sua presença em várias das mais importantes obras de implantação e expansão do setor industrial no Brasil. Combinando engenharia e qualidade com a capacidade de responder aos maiores desafios em prazo e complexidade nas suas obras, a Paranasa consolidou-se como uma das mais qualificadas empresas de construção industrial do país.
Além de obras industriais, a Paranasa atua também no desenvolvimento e execução de edificações comerciais e residenciais, shopping centers, flats e hotéis. Coordena a execução de detalhamento de projetos, atua em conjunto com montadoras, projetistas e empresas detentoras de tecnologia de processo em projetos tipo "turn key" e "EPC"
Essa ampla experiência é uma política permanente de melhoria da qualidade, desenvolvimento de tecnologias, foco nos objetivos do cliente, qualificação de seus colaboradores, compromisso com a segurança no trabalho e preservação do meio ambiente fizeram da Paranasa uma das mais competitivas empresas de construção no Brasil.

Asfa - Em 1992, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas da Paróquia Sagrada Família foi criada a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa). A associação tem como objetivo a promoção humana no bairro São Francisco. A entidade se baseia no princípio de que a promoção humana não acontece apenas com doações e sim com a capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.
A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar, projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico. Atualmente a Asfa possui parcerias com a Prefeitura e a Gerdau Açominas, além de receber doações de outras empresas, entidades e também doações individuais.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário