segunda-feira, 23 de março de 2015

Oficina debate saneamento ambiental

  A Prefeitura de Ouro Branco realizou a segunda Oficina sobre saneamento rural com o tema “Sistemas Públicos de Abastecimento de Água em Áreas Rurais - Panorama e Operação”. O evento foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.
  O encontro contou com a participação dos operadores dos sistemas públicos de abastecimento de água das comunidades rurais, Eliane Santos, professora do curso de Engenharia Civil da UFSJ, representantes da Emater, Copasa, Codap, GeoPark, Secretaria de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete e comunidade de Ouro Branco.
  O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco, Paulo de Castro Vieira e sua equipe apresentaram a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e suas subdivisões e também o panorama da área rural do município e todos os projetos em prol do desenvolvimento rural executados pela Secretaria.
  A Engenheira Civil e Doutora em Saneamento, Eliane Prado Cunha Costa Santos, que também é professora do curso de Engenharia Civil da UFSJ e os participantes analisaram também as questões de captação e adução por recalque - componentes e operação e reservação e rede de distribuição - componentes e operação.
  Segundo dados do Censo 2010, cerca de seis mil pessoas vivem na área rural do município; 1554 domicílios e uma malha viária de 342 quilômetros de estradas vicinais. A agricultura familiar tem 390 produtores ativos.
  A cidade tem 19 comunidades rurais: Água Limpa, Campo Grande, Carreiras, Campestre, Calado, Castiliano, Cristais, Cristalino, Cumbe, Curvilhana, Folha Larga, Fundão, Geada, Itatiaia, João Gote/Vargem, Marimbondo, Morro do Gabriel, Olaria e Vieiras. O relatório de safra 2014 da Emater aponta que os principais tipos de cultura na área rural são batata, cenoura baroa, mandioca, milho silagem, milho grão, feijão e abacate.
  O gerente do Distrito do Alto Paraopeba da Copasa, Geraldo Marques da Costa parabenizou a Prefeitura. "Ficamos muito felizes com essa oportunidade. Essa oficina foi muito importante por permitir a interação entre os diferentes setores."  Paulo César Lopes Correa, diretor do Codap, também se mostrou satisfeito. "Os organizadores estão de parabéns e o Codap se orgulha em poder participar e colaborar com as discussões para melhorias em Ouro Branco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário