segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Projeto da professora Célia foi escolhido o Melhor do Brasil em 2015

  A professora Célia Aparecida Gabriel, da Escola Municipal Rosália Andrade da Glória, do bairro Alvorada, se inscreveu no concurso da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) com o projeto “Gentileza Gera Gentileza e Cidadania” e foi a vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2015. Seu projeto ficou classificado entre os dez melhores em âmbito nacional e, por fim, selecionado como o melhor projeto do País.
  Em 2014, Célia havia sido umas das vencedoras do Mérito Pedagógico Paulo Freire de 2014. O projeto “Gentileza Gera Gentileza e Cidadania”, desenvolvido por ela surgiu da necessidade de conscientizar os alunos quanto à importância da preservação dos equipamentos da escola (carteiras, banheiros, refeitório) que eram muito destruídos.
A elaboração deste trabalho partiu do lema da Secretaria Municipal de Educação “Gentileza gera Gentileza”, através do qual foram desenvolvidas todas as atividades relativas a projetos de 2014, nas escolas da rede municipal. Entre estas, a Escola Rosália Andrade da Glória, e seus alunos do 5º ano, através de ações e oficinas ligadas aos conteúdos ministrados.
  Participaram do projeto, aproximadamente 85 alunos de cinco turmas e suas famílias, como também funcionários, que se envolveram através de jogos e apresentações de trabalhos. As demais turmas desta instituição de ensino também participaram com exposição de materiais.
  Entre as ações desenvolvidas estão A Hora do conto (contação de histórias), leitura de livros, Histórias em Quadrinhos e panfletos sobre o tema Educação Fiscal, pesquisa de campo nas ruas e prédios públicos do bairro para entrevista, coleta de dados e análise, como também construção de jogos para a disseminação da Educação Fiscal. Outras turmas da escola elaboraram um diário intitulado de “Diário da Cidadania”, com o objetivo de desenvolver a Educação Fiscal no bairro.
   “Ser destaque nacional foi muito bom, a realização de um sonho. Quem nunca sonhou em se destacar em algo? Senti-me e ainda me sinto muito feliz por ter meu trabalho e dos meus alunos valorizados. Participar do prêmio, ficar entre os dez finalistas me levou a pensar na importância de ações que promovem o bem-estar coletivo. Este é o papel da Educação Fiscal na escola: orientar os alunos sobre cidadania”, enfatiza a professora.
  Além do certificado, Célia também recebeu o troféu “Prêmio Nacional de Educação Fiscal” e um prêmio em dinheiro na categoria Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário