sábado, 17 de novembro de 2012

Cerâmica Saramenha é reconhecida como patrimônio artístico e cultural de Ouro Branco

Gerdau apoia resgate da técnica e investe em espaço para propagação da arte na comunidade ourobranquense

Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar uma técnica de artesanato única da região de Ouro Branco, hoje ameaçada de extinção - a Cerâmica Saramenha. Graças à sua relevância cultural, a técnica acaba de ser reconhecida pelo município como patrimônio artístico e cultural, como forma de valorizar a riqueza dos valores da comunidade.
Por meio do patrocínio da Gerdau e apoio da Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco foi implantada na cidade em agosto deste ano a oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho. O espaço físico que servirá de sede para o projeto foi todo restaurado pela Gerdau e preparado para receber aulas de artesanato, que serão realizadas semanalmente com quatro horas de duração. As primeiras turmas serão formadas por alunos selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Centro de Saúde Mental e empreendedores locais.
A iniciativa tem o objetivo de oportunizar que os interessados aprendam gratuitamente o ofício desse artesanato, que além de representar um dos símbolos da cultura ourobranquense pode servir também como uma fonte de renda. A ação é coordenada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário