quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Codap discute a implantação de Hospital Regional


Aconteceu em Ouro Branco o Seminário Regional de Saúde, que tinha como foco de discussão o “Hospital Regional” do Alto Paraopeba. O encontro foi uma iniciativa do CODAP (Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba) e da Agenda 21 Regional. O CODAP é composto por sete cidades: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Entre Rios, São Brás do Suaçui, Jeceaba e Belo Vale.

A proposta para criação do “Hospital Regional” tem o objetivo de sustentar o aumento da demanda por serviços em saúde, devido ao grande desenvolvimento econômico que vem acontecendo na região com a expansão de várias empresas e a provável expansão demográfica da região.

Durante a reunião estiveram presentes representantes dos sete municípios do CODAP, da Secretaria Estadual de Saúde, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (NESCON), dos Conselhos Municipais de Saúde e de empresas da região.

O Secretário de Saúde do município de Ouro Branco HideraldoBelini, falou da importância do seminário, devido a crescente demanda por serviços de saúde na região do Alto Paraopeba e que os municípios tem encontrado dificuldade em atender todas as demandas principalmente aquelas que dependem de internação hospitalar e leitos de UTI.
“Temos que nos unir e fazer o melhor por nossa região. Estamos em um  momento de grande desenvolvimento econômico na região e é necessário que ocorra investimentos em todos setores, principalmente na saúde para atender o aumento das demandas que irão acontecer em um futuro muito próximo”, disse.

O Presidente do CODAP e Prefeito de Congonhas Anderson Cabido, destacou a importância do tema do seminário e ao final apresentou uma proposta - que foi aprovada pela assembleia - de se criar um grupo de trabalho com os delegados da Agenda 21 Regional e representantes do setor da saúde dos municípios do CODAP para continuarem a discutir o assunto e apresentação de uma proposta final. Anderson Cabido aproveitou a ocasião para confirmar que a partir do dia 22 de novembro já estará em pleno funcionamento o SAMU Regional.

Representantes da Prefeitura de Lafaiete apresentaram a obra do Hospital que está sendo construído as margens da Estrada Real e comentaram sobre a disposição da Secretaria Estadual de Saúde em transformá-lo em um Hospital Regional. Serão 250 leitos, sendo 20 de UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário