quinta-feira, 7 de abril de 2016

Que tal criar o dia da verdade?

  A última sexta-feira foi marcada pelas brincadeiras do dia primeiro de abril. Foram muitas pegadinhas foram feitas tanto na esfera pessoal, como também pelo telefone e principalmente nas redes sociais.  O trote existe desde o início do século XX e dizem que ela começou na França e ganhou muita força no Brasil.
  Contudo o que mais me chamou atenção é que não é mais necessária a comemoração deste dia, tendo em vista que as pessoas estão já mentem no ano inteiro. Na verdade, atualmente deveriam existir um dia para comemorar a verdade, por que os outros 364 do ano  já são usados para se falar mentira.
  As pessoas estão mentindo em demasia e os psiquiatras já não sabem mais diferenciar os mentirosos compulsivos e os mentirosos conscientes. Existem casos que podem até mesmo configurar sintomas de transtornos de personalidade.
As pessoas criaram até mesmo as chamadas “mentiras sociais” ou “mentiras boas”, aquelas que falam que a roupa da amiga ficou ótima, mesmo estando horrível. Mas nem sempre as mentiras sociais são usadas para o bem. Vendedores de loja por usam deste artifício só para vender.
  Existem pessoas que mentem tanto que até acreditam em suas mentiras, no mundo paralelo que cria para si. Já o mentiroso consciente sabe que não está falando a verdade. Mente para ter um benefício específico. Fala que não traiu só para manter a relação. Políticos que enganam a população para manter o cargo ou perpetuar o poder sabendo que estão mentindo.

Então, que tal criar o dia da verdade, para ver se as coisas melhoram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário