domingo, 22 de junho de 2014

Prefeita nomeia secretária de Saúde

A prefeita Cida Campos nomeou a nova secretária municipal de saúde, Sônia Terezinha de Albuquerque Nascimento, no dia 19 de maio. Sônia é enfermeira com especialização em Gestão Pública e tem 31 anos de experiência no Serviço Público de Saúde. A nova secretária trabalhava na cidade de Conselheiro Lafaiete onde atuou sempre no setor de saúde pública e no magistério.
A prefeita Cida Campos elogiou muito o trabalho desenvolvido pelo secretário Paulo Cezar Lopes Correia e deu boas vindas a nova equipe da área da saúde. “Conto com todos os secretários e secretárias, todos aqui escolhidos e referendados, para que possamos cumprir o nosso compromisso de fazer o melhor governo. E isso significa um governo de resultados, de diminuição da pobreza e das desigualdades, de participação popular. Isso significa a construção de uma cidade educadora e saudável, bonita, acolhedora, organizada, moderna, de forma a propiciar que a cada dia as relações sociais sejam ainda mais delicadas e fraternas”.
A secretária municipal de Saúde, Sônia Terezinha falou da satisfação de assumir a pasta. “Estou emocionada com a estrutura da saúde de Ouro Branco, e pretendo trabalhar muito com esse grupo. Vamos trabalhar em equipe e com humanização para tratar com respeito o cidadão. Que todos que trabalham aqui sejam um só corpo, unidos no sentido de servir à nossa população, tendo como norte o benefício coletivo e o bem-estar social de toda a população, especialmente aqueles que mais precisam das políticas públicas da saúde”.
Para o médico Martinho de Menezes, novo diretor clínico do Hospital, o trabalho terá um novo jeito, um novo olhar. “Acredito que seguindo uma estratégia eficaz chegaremos próximo do atendimento à saúde que a população merece e precisa e para isso temos que começar no atendimento primário”, disse o médico.
A solenidade aconteceu no Hospital Raymundo Campos e contou com a presença do presidente da câmara, vereador Carlos Roberto Pereira e dos vereadores Edson Miguel de Paula, Ivo Pereira Filho, Nilma Aparecida Silva e Raimundo Henrique de Paiva, além de secretários, assessores, conselheiros de saúde servidores municipais e imprensa.
Balanço Saúde
Contratação de médicos - Mesmo com uma crise nacional de falta de profissionais da saúde em algumas especialidades, Ouro Branco tem conseguido superar, de certa maneira, essa escassez e garantido o atendimento médico de sua população.

Atenção Básica -
“Vamos priorizar as Unidades de Saúde, ampliando as equipes e melhorar cada vez mais o atendimento. Assim a população irá procurar as Unidades mais próximas para os atendimentos básicos”, confirma a prefeita enfatizando que já está em funcionamento a Unidade Básica de Saúde do bairro Pioneiros, uma referência para a região e também a Unidade Básica de Saúde do bairro Belvedere que está sendo reformada e ampliada. Seguindo os mesmos padrões de conforto e segurança, está sendo erguida mais uma Unidade Básica de Saúde para atender a população do Centro.

Marcação de exames e cirurgias - Para diminuir o tempo de espera nas filas para exames e cirurgias, a prefeita explica que um trabalho constante e eficiente tem sido executado por toda equipe de saúde. “Aumentamos o número de cirurgias realizadas nos últimos meses de forma substancial, mas a fila de espera estava muito grande, talvez por isso demore um pouco mais para que a população perceba na prática esta agilidade que estamos promovendo”, declarou Cida acrescentando que os trabalhos continuarão de forma progressiva e permanente. Além disso, a prefeita explicou que estão sendo dadas prioridades aos casos de urgência e emergência.
 Atendimento no Hospital é feito pela triagem classificatória de risco

A Portaria 2048 do Ministério da Saúde propõe a implantação, nas unidades de atendimento às urgências, do acolhimento e da triagem classificatória de risco. De acordo com esta Portaria, a triagem classificatória deverá ser realizada por meio de protocolos pré-estabelecidos, por profissionais de saúde de nível superior, com treinamento específico.

Mais que uma previsão legal, a classificação de risco é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as unidades de urgência/emergência, garantindo um atendimento eficaz e humanizado àqueles em situações de sofrimento agudo ou crônico.

Ao chegar à Unidade de Saúde, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para confecção da ficha de atendimento.

Após a sua identificação, o usuário é encaminhado ao espaço destinado à Classificação de Risco onde é acolhido pelo enfermeiro que, utilizando informações da escuta qualificada e da tomada de dados vitais, lança os dados no sistema de computador que se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
- Vermelho: emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);
- Laranja: muito urgente (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como amarelo, na sala de emergência, no consultório ou leito da sala de observação);
- Amarelo: urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação);
- Verde: sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, laranja e amarelo); e
- Azul: quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social). Se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde.

Nenhum paciente é dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável.

Através desta triagem, o atendimento dos pacientes que procuram o Pronto Socorro tem sido realizado de forma mais justa, já que prioriza o atendimento de acordo com critérios clínicos e não por ordem de chegada, diminuindo o risco de mortes evitáveis, a detecção de casos que provavelmente se agravarão se o atendimento for demorado e a diminuição da ansiedade na espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário