domingo, 27 de novembro de 2011

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariados. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi à preferência pela mão-de-obra européia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos  negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).
Após 123 anos da abolição da escravatura muitas conquistas foram alcançadas, mas estamos longe do ideal. Principalmente na educação, na qualificação profissional, em moradias. A contribuição da cultura negra esta além da culinária, na dança.
Algumas entidades, como o Movimento Negro, organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
As homenagens na semana da consciência negra são muito bonitas, mas elas só duram uma semana. Queria mesmo que é essas homenagens se transformassem em políticas públicas que  ajudasse os negros a mostrar a sua competência para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário