segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A busca da verdadeira essência

Para entendermos melhor o tema, apoiemos na definição de essência que quer dizer - a natureza do ser, logo a busca da essência é o encontro do ser com ele mesmo, descartando o que não faz parte da sua personalidade.
Gostaria de adiantar que, por ser de suma importância este artigo, ele vai nos colocar frente à realidade que vivemos e, que pode estar dentro de um quadro difícil por não sabermos diferenciar o que está somatizado com as próprias atitudes. Todo ambiente que freqüentamos nos passa uma realidade dependendo das pessoas com as quais vamos relacionar. Posturas, palavras, ações, cobranças, imposições, domínios, criticas, inveja, competição e tantas outras fontes de energia positiva e negativa penetram em nossa vida, pelos pensamentos, coração, sistema nervoso, ouvido, olhos e outros órgãos sensíveis com função receptora. Se estamos despreparados para enfrentar as manifestações externas, provavelmente nossa energia vai ser abalada. O corpo se submete a prejuízos que, podem virar uma bola de neve desencadeando desequilíbrios de toda ordem. A mente é a primeira a se declarar. A perturbação mental encadeada ao processo emocional projeta no corpo sintomas vários. Chamamos isto de somatização. O externo passa a ter certo poder sobre a nossa vida e, se não frearmos o que está acontecendo, vamos abrindo espaço para situações indesejáveis e insuportáveis que, ao longo do tempo podem ser intransponíveis. Somente com a ajuda de um psicanalista o que está no inconsciente poderá ser curado.               
Exemplificando – No relacionamento matrimonial somente o casal sabe o que é melhor para os dois. A interferência de terceiros como parentes, amigos, vizinhos ou mesmo estranhos oportunistas gera conflitos, pois suas vidas não fazem parte do centro desta união. A partir do momento que construíram um lar somente suas idéias e valores devem prevalecer, caso contrário passarão a tomar atitudes baseadas no que escutam dessas pessoas. Muitos casais se perdem por permitirem opiniões alheias tomarem lugar importante em suas decisões. Podemos dizer que aqui não há essência individual, mas, uma mescla de aceitação como se a vida fosse para frente a partir delas. Não é por aí.    
Na sociedade é muito comum encontrarmos grupos de trabalhos em que pessoas se portam como lideres sem ser, desejando fazer prevalecer suas idéias e até impondo pelo temperamento, como se sua verdade fosse a de todos. São posturas inconvenientes que irritam e sem querer reagimos nervosamente porque vai além dos nossos limites. Esta reação natural é uma defesa do nosso Eu, para não se deixar influenciar e submeter a personalidades que podem comprometer. Aqui descartamos o errado para mergulhar no discernimento do nosso próprio pensamento. Nossa essência, nosso modo de ser.
Amigo, infelizmente, vivemos num mundo tão conturbado e apressado que não dá tempo para pensar: como sou? O que eu gosto? Quais são os meus talentos? Como penso, ajo e vivo? O que tenho feito para ser melhor? Estou sendo eu mesmo ou estou imitando alguém? Como quero ser? Estas e tantas outras perguntas podem nos levar a descoberta da própria essência que é muito especial e tem luz própria.
Mergulhe no seu interior e veja o quanto você é importante. Caso esteja vivendo distante da sua essência, pare e lute para chegar nela. Não tem nada que pague se encontrar. Felicidades. Até mais. Meu grande abraço.
Elizabeth Resende             
Nosso consultório em BH:
Rua Mariano Procópio, 698, sala 105 – B. João Pinheiro
Telefone: (31) 3318-9685
Psicelizabethresende@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário