sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Copasa aponta soluções para evitar desabastecimento de água

 

Elcimar
A população de Ouro Branco tem sofrido muito com os cortes de abastecimento de água, que tornaram frequentes. De 4 a 7 de janeiro deste houve uma interrupção que durou quatro dias e castigou ainda mais as pessoas. Desta vez, todos os bairros da área urbana ficaram sem água. Por isso, o Jornal O Alto Paraopeba conversou com Elcimar Fernando de Oliveira, encarregado de Sistema da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Ouro Branco, que esclarece os fatos e aponta quais soluções serão tomadas para que o problema não se repita. 
  O Alto Paraopeba - Em um prazo curto de um mês o abastecimento de água foi suspenso várias vezes, sendo que o último aconteceu no dia 4 de janeiro, houve uma suspensão que durou quatro dias. O que estava acontecendo?
Elcimar Fernando de Oliveira - Desde o dia 28 de dezembro de 2016, a unidade de captação de água da COPASA, localizada na Serra de Ouro Branco, vem sofrendo diversas interrupções no fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da concessionária do setor elétrico. Especialmente até o dia 04 de janeiro, inúmeras interrupções impossibilitaram que o sistema de produção e distribuição de água tratada fosse mantido em operação de forma regular.
Entre os dias 04 e 06 de janeiro, o fornecimento de energia elétrica foi totalmente interrompido, tornando se impossível a operação do sistema.
Durante todo o período, as equipes e a administração da COPASA acionaram a concessionária inúmeras vezes, sendo que, sempre foram apresentados previsões de horários para o restabelecimento e regularização do fornecimento de energia elétrica, que não se concretizaram.
O retorno do fornecimento de energia elétrica se deu no dia 06 de janeiro de 2017, por volta das 12 horas. Porém, a reabastecimento de todo o sistema demanda um tempo considerável, e um volume de água significativo, para suprir toda a demanda do consumo momentâneo e ainda reabastecer toda a tubulação e reservatórios públicos e domiciliares até então vazios. Por este motivo, a regularização do abastecimento acontece sempre de forma gradativa.
  O Alto Paraopeba - Qual a responsabilidade da concessionária Cemig no fornecimento de energia para a Copasa?
Elcimar Fernando de Oliveira  - A CEMIG é a concessionária responsável pelo fornecimento total de energia elétrica em (Ouro Branco) e mais de 600 municípios que a COPASA opera no estado de Minas Gerais.
  O Alto Paraopeba - Como a Copasa vai garantir que as interrupções não aconteçam mais?
Elcimar Fernando de Oliveira - Enquanto não há garantias de estabilidade no fornecimento de energia elétrica, a COPASA providenciou a locação de um gerador de energia elétrica movido a óleo diesel e buscará junto a concessionária o ressarcimento dos custos.
O Alto Paraopeba - Um gerador permanente resolveria o problema?
Elcimar Fernando de Oliveira - Sim, porém, por diversos motivos não é usual a adoção de geradores movidos a combustíveis fósseis em sistemas públicos de saneamento. Dentre estes citamos:
Os elevados custos com locação, operação e consumo de combustível, além do impacto ambiental causado pela queima de combustível. O sistema produtor de água do município funciona cerca de 18h por dia, para atender a demanda da sede municipal, neste caso, seriam necessários a queima de 1800 litros de óleo diesel para produção de água para um dia de consumo.
A falta de sustentabilidade econômica financeira para a operação de sistemas de saneamento devido aos fatores apontados anteriormente.
O Alto Paraopeba - Qual a potência do gerador para atender o município? 
Elcimar Fernando de Oliveira  - 500 KVA somente para a captação de água.
  O Alto Paraopeba - A Cemig pretende tomar alguma medida para melhorar o fornecimento de energia para a COPASA. Quais são?
Elcimar Fernando de Oliveira - A CEMIG Justificou o ocorrido através de e-mail com o seguinte conteúdo:
 "Em janeiro foram identificadas 6 interrupções em um intervalo de apenas quatro dias, cujo dispositivo operado foi o religador 33444. A causa dessa reincidência foi identificada como dois postes que foram atingidos por descargas atmosféricas e foram partidos. Devido à localização dos postes, no alto da serra, e ao difícil acesso, a agilidade na substituição das estruturas foi prejudicada. Informamos que a situação foi normalizada e as ocorrências devem diminuir doravante."
A COPASA solicitou no dia 05/01/17 um parecer da CEMIG informando quais medidas serão tomadas para garantir a estabilidade do sistema elétrico. Porém, até o presente momento não obtivemos resposta.
  O Alto Paraopeba - O governo do Estado ou governo Municipal teve participação na resolução da interrupção dos quatro dias em janeiro?
Elcimar Fernando de Oliveira - A COPASA realiza as suas atividades operacionais visando garantir a qualidade na prestação dos serviços obedecendo orientações de sua diretoria executiva e do governo estadual.
  O Alto Paraopeba - De acordo com o contrato assinado entre o governo do Estado e Prefeitura de Ouro Branco, no dia 14 de dezembro de 2016, está previsto investimentos de abastecimento e saneamento na área urbana e também na área rural. Fale sobre estes investimentos.
Elcimar Fernando de Oliveira - A COPASA irá realizar os investimentos necessários para garantir o cumprimento do contrato de programa. O qual, dentre outras obrigações, prevê disponibilizar o abastecimento de água a 100% da população da sede municipal e das comunidades de Carreiras e Itatiaia até dezembro de 2017. Disponibilizar o serviço de esgotamento sanitário a 100% da população da sede municipal até dezembro de 2019 e a 95% da população das comunidades de Carreiras e Itatiaia até dezembro de 2020, salvo comprovada impossibilidade técnica e ressalvados os casos que dependem de ações do MUNICÍPIO e os decorrentes de impedimento legal.
As demais comunidades ficam condicionadas à solicitação do MUNICÍPIO, caracterizada por “Aumento de Demanda” e “Pesquisa de Adesão” da população destas comunidades. Fica caracterizado como “Aumento de Demanda” a existência de no mínimo 50 ligações, por cada comunidade, conectadas ao sistema produtor de água existente.
Estação Elevatória de água Bruta
 O Alto Paraopeba  - Faça suas conclusões finais?
Elcimar Fernando de Oliveira A COPASA agradece o contato e a oportunidade de prestar estes esclarecimentos, pede desculpas pelos transtornos causados, e informa que continua mantendo conversações com a CEMIG, a fim de que providências conjuntas sejam tomadas para se evitar que este tipo de situação se repita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário