sábado, 5 de dezembro de 2015

“Black fraude”

  No dia 27 de novembro, o comércio dos Estados Unidos promoveu o grande e famoso evento denominado Black Friday. Este acontecimento é muito aguardado pelos consumidores daquele país. Sua duração é de apenas um dia e todos os anos acontece sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças.  Várias histórias narram o surgimento deste evento, uma delas se refere à forma como os comerciantes americanos representavam os números de suas finanças. Vermelho quando atravessavam um período de vendas em baixa e preto quando os números começavam a melhorar.
  Na tradução correta Black Friday é sexta-feira preta, isso porque as portas se abrem após a meia-noite. Outras lojas costumam abrir às 04hs da manhã. Mas antes disso, é comum ver longas filas de pessoas aguardando horas. E quando as portas se abrem as pessoas realmente perdem o controle e saem em disparada, por que os preços estão realmente muito abaixo do mercado.
  A promoção com o mesmo nome já foi adotada em outros países, como Reino Unido, Austrália, México, Romênia, Costa Rica, Alemanha, Áustria e Suíça, e introduzida no Brasil há cerca de cinco anos. Mas aqui, as coisas são um pouco diferentes. Após primeiras edições, o dia de descontos ganhou má fama e o apelido de "Black Fraude", em que "tudo é vendido pela metade do dobro". Isso porque foram feitas muitas denúncias de lojas que aumentaram seus preços antes da data para depois conceder "descontos" em que o valor cobrado era igual ou até superior ao preço normal.
  Até mesmo a criação de lojas virtuais falsas para enganar o consumidor. Somente o Procon-SP listou 450 sites a serem evitados por consumidores por terem sido alvo de reclamação e não responderam à notificação, ou seus responsáveis não foram encontrados;
  A situação é tão escandalosa que para este ano, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou o selo "Black Friday Legal", que sinaliza que a loja se comprometeu à cumprir um código de ética que proíbe a maquiagem de preços.
  Por isso, caso você esteja querendo comprar alguma coisa durante a Black Friday brasileira, pesquise o histórico de preços de um produto em determinada loja por meio dos sites de busca de preços.  Tenha em mente que muitos dos produtos do site não estarão em oferta. Aqueles com preços promocionais são anunciados pelas lojas. E por fim, cuidado porque muitos comerciantes estão precisando recuperar as vendas perdidas durante o ano e podem estar querendo fazer isso neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário