terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prorrogado período de votação para eleger árvore símbolo de Conselheiro Lafaiete

   A população de Lafaiete terá um tempo maior para participar do concurso que irá eleger a árvore símbolo da cidade.  Inicialmente o prazo de votação terminaria na próxima sexta-feira, 22 de agosto, mas foi prorrogado para até 14 de setembro. O Concurso está sendo realizado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga – ARPA e do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete.
  Em 2012 a árvore escolhida como símbolo da cidade foi o Ipê Rosa. Porém, em janeiro de 2014, após ser atingida por um raio durante temporal, a árvore teve de ser derrubada. Por isso, o novo concurso está sendo feito.
  A votação está sendo realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares do município e pelo site da Prefeitura de Lafaiete (www.conselheirolafaiete.mg.gov.br), acessando a enquete por meio de link que está no banner no alto da primeira página.
  A divulgação do resultado final está previsto para o dia 21 de setembro, dia da árvore. Também no mesmo dia será realizado um ato de reconhecimento da Gameleira da Fazenda da Varginha, um das mais antiga e significativa do ponto de vista histórico da região.
Concorrem ao título a Copaíba, a Guapuruvú Copaíba, Ipê Amarelo e a Orelha de Negro. A Copaíba que está localizada na rua Santa Efigênia, que tem o bairro de  mesmo nome. A Copaíba, também conhecida como Pau de Óleo. Possui propriedades medicinais, sendo encontrada nas matas e em arborização urbana, devido à sua imponência e beleza.
  O Guapuruvú, que estão ao lado Viaduto Duartina Nogueira de Resende, próximo a avenida Monsenhor Moreira. Árvore de grande porte, bastante usada em paisagismo urbano. Possui madeira com pouca resistência e sua floração começa no mês de setembro, estendendo-se por toda a primavera.  
  O Ipê Amarelo, que está localizado na avenida Professor Manoel Martins, no Centro.  Árvore originária do Brasil, muito usada em paisagismo, que floresce no final do inverno até o início da primavera e a Orelha de Negro, que foi plantada na avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Santa Matilde. Árvore de grande porte, caracterizada por mastro curto e grosso, com ramificações abundantes formando copa ampla de formato semigloboso a guarda-chuva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário