sexta-feira, 29 de julho de 2011

Agosto, mês do desgosto e do cachorro louco

Na próxima segunda-feira começa o mês de agosto, que muitas pessoas chamam de mês do desgosto, para mim apenas um ditado popular que rima. Mas para outras pessoas esse mês é um grande enigma e requer muitos cuidados para evitar o azar. Diante do fato tive a idéia de pesquisar porque o mês tem essa carga negativa tão forte.

Durante a pesquisa descobri que antigamente agosto também é conhecido como o mês do cachorro louco, isso devido ao fato de que nesta época do ano aumenta-se a proliferação do vírus da raiva canina e aí muitos casos eram registrados nesse mês, com a intensificação da vacinação esse dito foi para o saco.

Essa crença supertição super negativa do mês de agosto é muito antiga e vem dos tempos romanos. As mulheres portuguesas não se casavam nunca no mês de agosto, pois nesta época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Até hoje na Argentina é recomendável não lavar a cabeça durante este mês, pois atrai a morte. Não quero nem imaginar como fica esse cabelo em setembro.

Essa crença chegou ao Brasil juntamente com os colonizadores portugueses.  Essa é uma supertição internacional, pois existem muitos fatos ruins que aconteceram no mês de agosto. As duas grandes guerras comeram em agosto, sendo a primeira em agosto de 1914 e a segunda em agosto de 1939. Mas para mim o pior acontecimento foi em 6 e 9 de agosto de 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica.

Mas acredito que essa é somente uma crença popular que circula pelo mundo e muitas pessoas sejam por superstição ou qualquer outro motivo prefere não arriscar. É melhor ter pensamentos positivos, que a coisas boas vêm e pronto. Que venha o mês de agosto e com ele muitas felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário