quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vamos economizar água

  Quando eu era criança, aprendi na escola que o Brasil era o dono do maior potencial hídrico do planeta, e que a água era um bem infinito. Na juventude, viajava por vários lugares e via as cachoeiras e rios sempre cheios e por isso nunca pensei que um dia iria pedir aos meus filhos e netos que economizasse água.
   Mas já estou vivendo esse tempo, chegamos ao ano de 2015 com o risco de problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios mineiros.  Agência Nacional de Águas (ANA) mapeou as tendências de demanda e oferta de água em diversos municípios brasileiros e a situação não é nada boa. Mas as pessoas não conseguem acreditar nisso, por que crescemos e fomos educados numa cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual.
   Escrevo esse editorial, porque assim como eu, a maioria das pessoas também não acreditam na escassez de água e não sabem como começar a fazer a economia tão necessária para a salvação de todos.  Em contrapartida, o governo também tem culpa, uma vez que esperou passar as eleições para mostrar o tamanho do problema para a população.
   Apesar de estar indo contra tudo que vivi até hoje, estou mudando meus paradigmas e já estou criando formas para economizar água em minha casa. Então peço a todos aqueles, que assim como eu, foi educado e moldado, achando que a água é um bem infindável, que mude o seu conceito também e passe a considerar á água como o maior tesouro que existe dentro de sua casa. Isso é verdade, porque se ela faltar nada mais terá sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário