terça-feira, 8 de julho de 2014

Fé e tradição na festa de Santo Antônio

 Em homenagem à Santo Antônio, padroeiro da igreja da matriz da cidade, a trezena terminou no dia 13 de junho, com uma grande festa que foi aberta a toda comunidade e reuniu uma multidão na Praça Santo Antônio. As festividades começaram no dia 31 de maio com a celebração da eucaristia e logo após o levantamento do mastro acompanhado pela banda Corporação Musical de Santo Antônio.
As famílias participaram das missas e em seguida prestigiavam as barracas com comidas típicas como feijão tropeiro, caldo de feijão, canjiquinha e muito mais. Em todos os dias da festa as celebrações, a igreja estava com capacidade máxima de fiéis.
De acordo com padre Ilídio, a trezena foi muito bem organizada tanto na parte religiosa, como também na parte social. “Percebemos que houve uma grande integração da família. Foi muito bonito ver o povo celebrar aquilo que é realmente a festa junina e festa de Santo Antônio as duas se ligam”, diz.
As festividades contaram com a 16ª Cavalgada de Santo Antônio, com 603 cavaleiros e amazona que saíram da comunidade de Cristalino. Além disso, houve alvorada de Santo Antônio, leilão de gado e prendas doadas pela comunidade, dirigido pelo leiloeiro Dimas, torneio de truco. No dia 12 houve também uma celebração para os casais de namorados em seguida shows românticos.
Um dos grandes atrativos da festa foi a 2ª Corrida Rústica de Santo Antônio organizada pela Associação dos Corredores de Rua de Ouro Branco (Acrob), em parceria com a prefeitura.  A largada foi na praça Santa Cruz, com percurso de 10 quilômetros pelas principais ruas e avenidas da cidade. Foram 35 participantes e todos receberam medalha de participação e os campeões receberam também troféus. Na categoria feminina Selma Flaviana, Carminha Francisca e Juliana Aparecida ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente e na categoria masculina os ganhadores foram Mateus Henrique, Bruno Sena e Gustavo Paradela.
A festa contou também com a Caravana de Lazer organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para a felicidade de 200 crianças, que contou com brincadeiras como cama elástica, pula-pula, Toto, pingue pongue, peteca e distribuição gratuita de guloseimas pipoca e algodão doce. No último dia, houve a tradicional procissão com a imagem de Santo Antônio pelas principais ruas do centro, em seguida missa Campal, presidida por Padre Tarcísio e padres Geraldo, Ilídio e Gil.

 







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário