segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O lixo

Há alguns dias levamos o maior susto quando ficamos sabendo que o lixão de Ouro Branco estava pegando fogo. Estive lá para tirar algumas fotos e fiquei impressionado com a quantidade de lixo que vi. Na verdade, todos os dias quando o caminhão passa recolher o lixo, jogamos o lixo de nossa casa lá e achamos que está tudo resolvido. Não está.

Aprendi que o lixo que produzimos sempre vai voltar para nós de alguma forma, se ele não for reciclado ou não ter a destinação correta.  Nos grandes centros urbanos, ele volta na forma de ratos, pestes e enchentes. Aqui em Ouro Branco, o incêndio é um claro sinal de que devemos começar a planejar melhor qual a melhor forma de destinar o nosso lixo de maneira correta.  Já dá para perceber que não é enviando para o lixão.

Imagine só. Cada pessoa produz 5 quilos de lixo por dia. Some isso a produção de nossa cidade, do estado, do país e do mundo. Pois é somente no Brasil são 24 mil toneladas por dia.  O certo será parte desse lixo ser reciclada e o restante ir para usinas de compostagem. 

Vale ressaltar também que independente de qualquer ação governamental que for tomada, todas as pessoas tem que fazer a sua parte. Você já está separando o seu lixo e separando aqueles que podem ser reciclados.  Com essa ação você já estava fazendo alguma coisa para melhorar um pouco o problema.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios. Pense nisso e faça a sua parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário