quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

 Ouro Branco ganha obra de arte em aço                          doada pela Gerdau



A escultura foi uma das selecionadas pelo Projeto Edital Arte em Aço Gerdau e a entrega para o município faz parte das comemorações dos 70 anos de Emancipação Política de Ouro Branco

 

A Gerdau e a prefeitura de Ouro Branco, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, inauguraram no dia 12 de dezembro, a obra “Versilindro”, na avenida Mariza de Souza Mendes, em Ouro Branco (MG). A escultura foi uma das selecionadas pelo Projeto Edital Arte em Aço Gerdau e a entrega faz parte das comemorações dos 70 anos de Emancipação Política de Ouro Branco.

          A obra Versilindro é uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura e poesia. A superfície contínua convida a uma vivência interativa, ao mesmo tempo física e intelectual criando uma espécie de livro público a céu aberto. A escultura conta com 30 estrofes, conjunto de versos que passam uma mensagem, somando 105 palavras. Os versos falam sobre as relações das pessoas com o outro, com a natureza, com o meio político, exibindo várias mensagens de reflexão sobre o cotidiano para serem descobertas pelos visitantes que passam pela obra.

Bel e João Diniz são os arquitetos responsáveis pela obra e têm se dedicado a propostas como esta apresentada para o Edital Arte em Aço Gerdau. “Sugerimos o conceito de ‘Poesia Urbana’, ou seja, a criação de espaços públicos interativos onde ambiente e palavra se integram. As estrofes de letras maiores estão voltadas para fora da obra, as pessoas podem fazer a leitura a distância. Já as letras menores estão voltadas para dentro da escultura. Essa inversão deixa de existir quando estão sob a luz do sol, mas a projeção de leitura vai para o chão”, explica o arquiteto.

O diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes explica que o edital é uma forma de reconhecer e incentivar as manifestações artísticas que reforçam a riqueza cultural construída em 300 anos de história de Minas Gerais, estado protagonista na história da Gerdau. “Presentear as cidades com as esculturas tem o intuito de ampliar o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, afirma Wendel.

 

Edital Arte em Aço

Com o objetivo de valorizar a cultura mineira e convocar artistas para criarem arte usando o aço, o Edital Arte em Aço Gerdau foi lançado em 2021, em comemoração à história de 300 anos de Minas Gerais e aos 120 anos de atuação da Gerdau.

Foram 98 inscrições recebidas para essa iniciativa que reforça os laços da Gerdau com Minas Gerais, especialmente nos municípios mineiros em que está presente. O edital selecionou e patrocinou nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

As propostas foram escolhidas por uma comissão curatorial formada por especialistas e profissionais de extenso conhecimento sobre a temática da iniciativa. Além disso, foram instaladas em espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário