domingo, 8 de maio de 2022

 

Coluna de Pedro Chaves

Pássaro que margeiam a Estrada Real

 

Pequeno pássaro com a cabeça cinza

Pássaro teque teque

A foto da semana é de um Teque Teque, junto com o miudinho, o menor pássaro da região,  com apenas 9 cm. Dedico ao grande amigo e pesquisador das aves silvestres, Fabio Giordano, membro do grupo Loaves e que muito tem colaborado com os registros dos pássaros na região.

Teque-teque é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae. Também conhecido como sebinho, caga-sebo, ferreirinho, ferreirinho-teque-teque, joão-de-cristo, marrequinha, papa-sebo, patinho e sebinho-teque-teque.

Seu nome científico significa do (latim) todus = pequeno pássaro mencionado por Platão e Festus, não devidamente identificado mas associado a um pintarroxo, ou referente ao gênero Todus (Brisson, 1760), (pela forma do bico); e do (grego) polios = cinza; e -kephalos, kephalë , com a cabeça, cabeça. Ou Pequeno pássaro com a cabeça cinza.

Características - É a menor espécie do gênero Todirostrum, sendo um papa-moscas bem pequeno, aproximadamente 9 centímetros, facilmente reconhecível pela nódoa amarela no loro. O vivo contraste entre o cinza-azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarela chama a atenção quando observado. Os olhos são amarelo-ouro, destacados contra a área escura da cabeça. Não possui subespécies.

Espécies Semelhantes - As duas espécies, teque-teque e ferreirinho-relógio são bastante parecidas, distinguindo-se por detalhes sutis na coloração da plumagem, dos olhos e na coloração das penas retrizes (cauda).

Diferenças entre as espécies. - As iris são de coloração distinta. Em um teque-teque (T. policephalum) a coloração da íris é amarelo-alaranjado ou amarelo-ouro. Já em um ferreirinho-relógio (T. cinereum), a coloração da íris é amarelo pálido ou amarelo-limão.

Os lores tambem são distintos, apresentando em ambas as espécies, uma mácula loral amarela. Em um teque-teque (T. policephalum) esta mácula é maior, mais larga e está sempre presente. Já em um ferreirinho-relógio (T. cinereum) a mácula loral é menos pronunciada, podendo inclusive não estar presente. Quando presente, sua forma é mais linear.

As auriculares também apresentam coloração distinta. Em um teque-teque (T. policephalum) a coloração da região auricular é cinza-olivácea, enquanto que em um ferreirinho-relógio (T. cinereum) a coloração desta região é acinzentada.

A cauda do teque-teque (T. policephalum), quando vista de cima, apresenta coloração cinza-olivácea com as bordas externas amareladas, enquanto que em um ferreirinho-relógio (T. cinereum), as retrizes são de coloração cinza-escuro quase pretas. Quando vistas por baixo a diferença se apresenta mais claramente, o ferreirinho-relógio (T. cinereum) apresenta as retrizes inferiores de coloração branca enquanto que em um teque-teque estas retrizes brancas não são encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário