terça-feira, 10 de agosto de 2021

Câmara Municipal inicia atividades do segundo período da Sessão Legislativa de 2021 com aprovação de projeto que regulamenta serviços de transporte por aplicativo em Ouro Branco

 


            Na última terça-feira, dia 3 de agosto, aconteceu a primeira reunião do segundo período da Sessão Legislativa de 2021, no plenário da Câmara Municipal. Com o avanço do Município para a Onda Verde do Programa Minas Consciente, a Câmara Municipal voltou a abrir as sessões para o público externo, mas apenas um munícipe compareceu à reunião, além de veículos de imprensa locais. Márcio Saraiva, o único munícipe presente, disse que "é importante estar ciente das leis e emendas que estão sendo aprovadas em nosso Município, acompanhado o trabalho do nosso Legislativo". Durante a sessão, o vice-presidente da Casa, vereador Neymar Meireles, pediu que a população se aproxime cada vez mais da Câmara, seja participando das sessões ou entrando em contato com os vereadores e com a instituição através dos mais diversos canais disponíveis. "Nosso trabalho precisa acontecer em conjunto com os munícipes", lembrou.

            Na Ordem do Dia da Sessão, o Projeto de Lei nº 42/2021 (autoriza o Poder Executivo a promover cursos profissionalizantes à população em geral, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), o Projeto de Lei nº 44/2021 (dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros por aplicativos) e o Projeto de Lei nº 50/2021 (dispõe sobre a regulamentação da Lei Federal 14.133/2021). Os PL's 42 e 50 foram aprovados em primeira votação, mas suas emendas tiveram pedidos de vista e eles voltam para a pauta da próxima sessão, no dia 10 de agosto.

            O PL 42, de autoria da vereadora Nilma Silva e assinado também pelo vereador Leandro Souza, presidente da Casa, foi construído em diálogo com a Secretaria de Assistência Social para atingir quem realmente precisa se qualificar em Ouro Branco. "Pensamos principalmente no período pós-pandemia, para recolocar quem perdeu o emprego durante a mais grave crise dos últimos tempos", lembrou a vereadora Nilma que destacou, também, a queda dos cursos ofertados com recursos do Governo Federal, uma vez que o Fundo de Amparo do Trabalhador vem sofrendo grandes cortes desde 2015. O vereador Lan Andrade lembrou que é importante qualificar quem vive em Ouro Branco, proporcionando mais acesso aos empregos para quem é da cidade. Já o vereador Warley Pereira destacou que a qualificação  profissional deve atingir quem quer entrar, quem saiu e quem quer voltar para o mercado de trabalho. "As pessoas precisam e querem viver do próprio trabalho, ninguém quer ficar em fila de cesta básica", finalizou a vereadora Nilma.

            A nova Lei de Licitações (14.133/2021), sancionada em abril pelo presidente da República, cria novas regras para União, estados, Distrito Federal e municípios e, por isso, é alvo de regulamentação na cidade através do PL 50. A Câmara de Ouro Branco sai na frente ao promover a regulamentação interna da lei, uma vez que órgãos e entidades têm até 2 anos para se adequar à nova legislação. Para a vereadora Valéria, como o prazo para se adequar é de 2 anos, a Câmara poderia primeiro regulamentar a lei federal e só depois tratar de questões internas à instituição, como a gratificação dos servidores envolvidos no processo licitatório, por exemplo. Para o vereador Neymar, é importante se adequar de imediato à nova legislação, uma vez que os envolvidos têm atribuições de muita responsabilidade e, na Câmara de Ouro Branco, já há uma servidora que atua nos processos de licitação sem receber a devida gratificação. "Essa é uma função que não pode ser assumida apenas por 'boa vontade' pois quem nela atua assume responsabilidade administrativa, civil e até criminal por quaisquer irregularidades", concluiu o vereador.

 

Regulamentação de serviços de transporte por app

             Já existe legislação federal, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, sobre a questão, mas era necessário regulamentá-la no Município. Por isso a vereadora Nilma Silva apresentou o Projeto de Lei nº 44/2021, que dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros por aplicativos na cidade de Ouro Branco. "O objetivo é que quem trabalha dirigindo por aplicativos de transporte tenha segurança jurídica para trabalhar, além de estimular mais uma forma de prestar serviços, gerando empregos para a cidade", destacou a vereadora Nilma.

            Para a vereadora, o serviço que já era importante se mostrou ainda mais durante a pandemia, com a diminuição das linhas de ônibus e a necessidade de distanciamento social. O Projeto de Lei também determina que, para trabalhar no serviço de transporte por aplicativo o carro tenha placa de Ouro Branco, gerando mais recursos para o Município através do IPVA, e que o motorista também seja morador da cidade, garantindo a geração de empregos para quem aqui vive. A vereadora Valéria lembrou que a regulamentação do serviço também traz mais segurança para quem utiliza o serviço, uma vez que os veículos deverão estar em condições adequadas para rodar.

            O vereador Lan lembrou que o serviço de transporte por aplicativo tem se expandido em todo o País e, em Ouro Branco, não é diferente: "enquanto empresas de ônibus extinguiram muitos empregos implantando a bilhetagem eletrônica, os serviços de transporte por aplicativos criaram novas oportunidades para quem estava fora do mercado de trabalho, por isso é muito importante regulamentar e valorizar".

 

Debate

             Após serem adiados por um ano por conta da pandemia de Covid-19, os Jogos Olímpicos estão acontecendo no Japão e atletas brasileiros vêm apresentando bons resultado. O vereador Warley apresentou o dado que, nos jogos do Rio em 2016, 21% dos medalhistas brasileiros eram atletas iniciados em projetos sociais. "Daí a importância de se investir no esporte. Esporte também é saúde, é educação e movimenta a economia. Nossa cidade tem uma infraestrutura incrível de ginásios, estádios, quadras e arenas que precisa ser melhor aproveitada", chamou a atenção.

            A vereadora Nilma lembrou que há algum tempo um grupo de munícipes vêm pedindo a construção de uma pista de skate adequada na Praça JK, entre os bairros Pioneiros e Inconfidentes. "Agora que o skate é esporte olímpico e trouxe medalhas para o Brasil, peço atenção especial do Executivo para esse pedido. É preciso valorizar outras modalidades esportivas, há uma valorização grande do futebol mas precisamos valorizar e incentivar outros esportes na cidade", lembrou a vereadora.

             Durante a sessão, a vereadora Valéria lembrou que estamos no "Agosto Dourado", mês destinado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A vereadora deu entrada na Casa a um projeto para criar o Agosto Dourado também no Município: "incentivar a amamentação é fundamental, especialmente em países em desenvolvimento como o nosso; para isso, é necessário implementar políticas públicas voltadas para mulheres".

            O vereador Rodrigo Duarte informou, durante a sessão, a liberação de emendas parlamentares que beneficiarão Ouro Branco: R$300 mil para a avenida Cônego Luís e R$200 mil para a aquisição de equipamentos na área da saúde. Durante a discussão dos Requerimentos, os vereadores lembraram que está sendo realizado o recapeamento da Avenida Macapá, fruto de Requerimento encaminhado ao Executivo pelos vereadores Nilma, Lan e Leandro em 2020. "Quando vemos obras importantes assim serem realizadas, percebemos a importância dos empréstimos aprovados por esta Casa, eles refletem diretamente na melhoria das condições urbanas e, consequentemente, da qualidade de vida da população", concluiu o vereador Leandro.

 

 

Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal pelo site e Facebook da Câmara, pelo App Fiscalizei, e também pela TV Lafaiete.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário