domingo, 17 de agosto de 2014

Lixo de Ouro Branco é depositado em aterro

  A Prefeitura de Ouro Branco iniciou no mês de agosto o envio de resíduos sólidos para o aterro sanitário regional, construído por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres) que une as cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.
  Com a implantação do aterro, os três municípios cumprem as determinações da Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
  Para cumprir a Lei, há alguns anos, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas se uniram, criaram o Consórcio e juntas batalharam para a implantação do aterro que hoje é uma realidade. Ouro Branco enviará cerca de 30 toneladas diárias para o aterro, de segunda a sábado e pagará uma taxa por cada tonelada oriunda desta cidade que der entrada no aterro.
A Prefeita Cida Campos comemora a implantação do aterro. “Esse é um grande benefício para toda nossa comunidade que dará uma destinação correta aos nossos resíduos, contribuindo assim para que tenhamos uma melhor qualidade de vida e colaborando com as gerações futuras.”
  A Prefeitura pede a colaboração da comunidade para que faça a separação entre o lixo doméstico e outros resíduos como materiais recicláveis (papel, papelão e plástico em geral) que devem ser destinados a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCOB 3741-2038) e os resíduos eletroeletrônicos (computadores, impressoras, TVs, Rádios) que devem ser destinados a ASFA-(3741-5060) para o Projeto de Reciclagem Eletrônica (PRE). Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (3749-6014 ou 3741-4249).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário