sábado, 18 de fevereiro de 2012

PE LELETI ASSUME DIREÇÃO DO CAOB

Cônego João Ribeiro, Dom Geraldo e Pe. Leleti

Desde o início letivo, em 01 de fevereiro, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco está sob nova direção. Pe Geraldo assumiu o cargo e dirige os 866 alunos da instituição. O colégio atende crianças, adultos e jovens desde o ensino infantil até as ultimas séries do ensino médio, também oferecendo o ensino técnico. Mineiro, de Guaraciaba, é padre com formação em filosofia e teologia. Na carreira acadêmica, cursou pedagogia, psicologia e administração e também tem formação na ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
Em entrevista exclusiva ao Jornal O Alto Paraopeba, Pe Leleti (como é conhecido) fala dos desafios e os projetos no CAOB:

Jornal O Alto Paraopeba: Como foi aceitar a direção?
Pe Leleti: Eu venho com toda força assumir esse desafio. Já tenho experiência na área da educação. Como Salesiano, já trabalhei em várias escolas e assumi mais de dois mil alunos. Mas ultimamente me dedicava mais á Paróquia. Á convite do Arcebispo Dom Geraldo, vim assumir com todo amor e carinho o Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco.

Jornal O Alto Paraopeba: Qual a sua maior meta nesse novo desafio?
Pe Leleti: Formar cidadãos conscientes, bem preparados para a vida e o mercado de trabalho e, sobretudo, pessoas de caráter ímpar, que vão contribui com a sociedade. A meta é sempre dar continuidade ao trabalho desta escola de renome em toda a região, onde encontrei uma equipe de trabalho muito unida, com todo entusiasmo para fazer a educação ser cada vez melhor. Também percebi nos alunos uma educação muito profunda, provinda da própria família, respaldada pelo CAOB.

Jornal O Alto Paraopeba: Uma das marcas do CAOB é ir além de uma formação de qualidade e formar cidadãos. Qual a importância hoje de oferecer ensino completo e formação de cidadania para os alunos serem capazes de enfrentar o mundo?
Pe Leleti: Se somos cristão, não há como separar educação de cidadania. Temos que formar primeiro as pessoas para a cidadania dentro desse processo do ser cristão, aquele que está sendo chamado para fazer o bem. E queremos que nossos alunos caminhem para que, em qualquer profissão que ele tiver no futuro, ele seja uma pessoa honesta, que pratique a justiça e com sua identidade cristã bem firme. A ideia é formar dentro da pedagogia pregada por Dom Bosco: Formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Jornal O Alto Paraopeba: Qual a importância da educação hoje numa época em que a escola tem um papel fundamental na formação da população? Como educador, qual o verdadeiro papel dela?
Pe Leleti: O papel da escola hoje é ajudar às famílias a educar seus filhos. Ela não assume o papel da família mas, com os pais, queremos caminhar juntos para que estes jovens sejam, no futuro, de fato, bons cidadão. O CAOB tem o grande objetivo de formar os jovens para o futuro, dentro da linha da grande perspectiva do ser cristão, da prática da justiça e do amor para todos.

Jornal O Alto Paraopeba: Uma das propostas da escola é o projeto de expansão física. Já existe algum projeto para aumentar as instalações?
Pe Leleti: Quando levamos à sério esse processo de formação e as famílias acreditam na nossa proposta educacional, a gente tem que ver o futuro. O projeto de ampliar fisicamente o CAOB é para dar uma formação mais adequada, mais firme para nossos jovens, principalmente do ensino médio e dos cursos técnicos. Claro que são desafios, sonhos. Sonhamos junto com a comunidade e tenho certeza de que vai se realizar.

Jornal O Alto Paraopeba: Quais são as suas expectativas e perspectivas para 2012?
Pe Leleti: Eu queria dizer a todos os pais que acreditem na formação, nas propostas do CAOB. E de que, juntos, somos capazes. A escola sozinha não é nada. Mas trabalhando juntos, com nossas mãos unidas em prol da formação dos seus filhos tenho certeza que vamos fazer muitas coisas boas. Acreditem que vamos caminhar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário