quarta-feira, 15 de junho de 2022

 

Aluno da Casa de Música é o novo oboísta da Orquestra Sinfônica


O oboísta o Giovanni Martins, de 21 anos, ex-aluno da Casa de Música de Ouro Branco, agora é um dos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, uma das mais importantes do país. Depois de um intenso processo seletivo, Giovanni foi escolhido para fazer parte da orquestra, que tem como regente o maestro Roberto Tibiriçá.  

A história de Giovanni com o a música começou quando ele, ainda criança, aos 8 anos, iniciou os estudos na Casa de Música de Ouro Branco, primeiro com a flauta doce e, em seguida com o oboé. Foi na Casa de Música que ele ganhou seu primeiro instrumento e pode, assim, se dedicar por anos à prática e ao aprendizado, acompanhado por professores e por sua família.

Giovanni conta que sempre sonhou em estar em uma grande orquestra. “Quando vi a vaga aberta comecei uma preparação muito forte. Tentei me livrar de todas as distrações e a concentrar 100% na prova. Foi difícil, suado, teve dores. Mas sempre com fé que com todo meu esforço poderia chegar ao meu objetivo. E com o resultado percebi que com trabalho duro e apoio das pessoas certas podemos realizar os sonhos que almejamos”, celebra o oboísta.

Para Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música, ver Giovanni traçar este caminho é motivo de orgulho. “Desde pequeno o interesse, o talento e a dedicação dele nos impressionou. Ver Giovanni chegar na Orquestra Sinfônica Brasileira nos faz rever todos os esforços e acreditar que tudo valeu à pena, além de ser uma grande inspiração para outras crianças e jovens”, diz.


Giovanni agora se prepara para novos desafios, como a mudança de cidade, já que a sede da Sinfônica fica no Rio de Janeiro. “Apesar de estar longe da família, estou muito animado em viver a rotina de uma grande orquestra, que é sempre muito frenética. Mas já esperava por esses desafios, pois já os imaginava em meus sonhos”, relata.

Em meio a tanta alegria, Giovanni não deixa de agradecer. “Assim que soube do resultado só tive vontade de agradecer a Deus e a todas as pessoas que me ajudaram. A Kênia, pelo suporte de sempre, a todos os professores que passaram pela minha carreira, principalmente Alexandre Barros, Ravi Shankar e Israel Muniz, a Cacau Show que é muito especial e me ajudou muito, e a toda minha família”, diz.


Giovanni encerra a entrevista com um depoimento especial para a Casa de Música e seus alunos: “A mensagem que quero deixar para Casa de Música é de gratidão e carinho. Sempre que vou para Ouro Branco e participo de concertos tenho um sentimento especial, uma sensação única. É um lugar onde me sinto em casa! Nunca esqueço das minhas primeiras aulas de flauta, e da primeira vez que a Kênia me mostrou o oboé! A Casa de Música é uma das grandes responsáveis pelas conquistas que tenho hoje!

Aos novos alunos, a mensagem é para aproveitarem ao máximo o momento que estão lá. A Casa de Música fornece um suporte sensacional para apreciarem o máximo essa arte, então aproveitem cada minuto dessa oportunidade com amor e disciplina, que os frutos que a música proporciona virão!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário