segunda-feira, 16 de maio de 2011

Luta Antimanicomial, direito e dever de toda sociedade

No dia 18 de maio é comemorado o dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento de luta dos trabalhadores da Saúde Mental, familiares e usuários, que rompeu com a segregação e institucionalização das pessoas portadoras de sofrimento mental.

A Saúde Mental de nosso município é promovida por três importantes órgãos, conheça um pouco mais de cada um e fique por dentro do que a administração oferece a você. O  Centro Psicológico de Referência da Criança e do Adolescente (CEPRAC), atende usuários de zero a 17 anos completos em ambulatório de especialidades psicológicas, psiquiátricas, fonoaudiólogas e psicopedagogicas.  O CEPRAC funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 07:00 às 18:00 horas.

O Centro de Saúde Mental atende através de consultas pré-agendadas para usuários acima de 18 anos. Os serviços oferecidos a população são de: ambulatório de psicologia, serviço social, psiquiatria e terapia ocupacional direcionada a dependência química. O centro de saúde mental funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 07:00 às 18:00 horas.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPs,  é também a porta de entrada para o ambulatório acolhendo diariamente, de 08:00 às 18:00 horas os usuários portadores de sofrimento mental que necessitam de tratamento intensivo. Esta modalidade de atendimento substitui a internação em hospital psiquiátrico e mantém o usuário próximo à sua residência e de seus familiares.  A equipe do CAPs é composta por terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, técnicas em enfermagem, artesã, psiquiatras e psicólogos.

De acordo com a declaração estabelecida pelos direitos humanos, toda pessoa tem capacidade de gozar os direitos e as liberdades sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.

Além de proporcionar cuidados aos usuários para que ele se recupere da crise, há um esforço para que ele seja reintegrado às suas famílias, escolas, trabalho e à sociedade, através de ações de lazer, oficinas terapêuticas e produtivas.

Atualmente a sociedade é marcada pelas desigualdades sociais que geram vários conflitos que interferem no bem estar psíquico das pessoas. Pensar em saúde mental é aprender a lidar com esses conflitos e com isso ter uma qualidade de vida melhor.
Programação 
16/05 – Passeio no Projeto Germinar – de 08:00 às 11:00hs
17/05 – Lazer e passeio na Praça de Eventos – de 13:00 às 15:30hs
18/05 – Blitz na Rua S. Antônio – Manhã e Av. Mariza de S. Mendes - Tarde
19/05 – Cortejo com Grupo de Teatro na Praça das Rotas de 9:00 às 11:00hs
20/05 – Fechamento da Semana: Confraternização (funcionários, usuários e familiares) no Centro de Saúde Mental com participação da casa de Música de Ouro Branco no horário de 13:00 às 15:30hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário