sábado, 14 de maio de 2022

 

Coluna de Pedro Chaves

Pássaros que margeiam a Estrada Real

Suiriri-pequeno, suiriri e suiriri-de-sobrancelhas-amarelas- vários nomes para uma ave única

A foto da semana é de um Suiriri Amarelo e foi feita na localidade do Joao Gote. Dedico ao meu amigo Tomé de Souza, membro da Liga de Observadores de Aves, muito conhecedor da área e que muito tem contribuído nos registros das espécies de aves de nossa região. O suiriri-pequeno é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Também conhecido como suiriri e suiriri-de-sobrancelhas-amarelas.

Seu nome científico significado (grego) sátrapa, satrapës , com origem no persa antigo ksathra pävan = protetor do país; Sátrapa, que significa vice-rei persa; e do (grego) ikteros, icterícia, ou amarelo; e ophrus igual a  sobrancelha icterophrys ou mesmo sobrancelha amarela. Protetor do país de sobrancelha amarela ou pássaro Sátrapa de sobrancelha amarela.

Características - Mede 15 cm. Bico curto, lado superior verde-oliváceo intenso, lados da cabeça, asas e cauda anegrados, larga sobrancelha e todo lado inferior de um amarelo intenso, asa com duas faixas esbranquiçadas. Não possui subespécies. Alimenta-se de artrópodes que são apanhados com as pontas das mandíbulas. Durante o acasalamento realiza demonstrações características. O ninho apresenta-se em forma de taça, são postos de 1 a 4 ovos esbranquiçados, com manchas e pontos pardo-escuros num dos polos.

Hábitos - Habita à beira de mata secundária, restinga e beira de lagoa. Costuma pousar ereto. O seu nervosismo é denunciado por movimentos bruscos de asas. Gosta de tomar banho de chuva ou na folhagem molhada. É brigão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário