quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Hélio Campos e vereadores tomam posse


Em cerimônia ocorrida no Colégio João XXIII, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos (PSDB), o vice Celso Vaz, e vereadores, foram empossados na tarde de domingo (1). A sessão de posse foi dirigida pelo vereador de mais idade, Geraldo Pedro, de acordo com o artigo 29, da Lei Orgânica do município. Além dos empossados, a mesa de honra foi composta pelo Promotor de Justiça, José de Lourdes, o Juiz Antonio Carlos Braga e o, capitão da 65 Cia de Polícia, Juliano Brandão. 

O Prefeito entrou no auditório acompanhado da Primeira dama, Janice Campos, ao som de “Parabéns para você”, tocada pela Sociedade Artística Musical de Santo Antônio (Samsa). Em seguida, o vice-prefeito, Celso Vaz, entrou no recinto acompanhado por dois vereadores.

Em seu discurso, Hélio falou sobre desafios à frente da prefeitura, momento econômico municipal, estadual e nacional, dificuldades nas finanças, austeridade, redução de custos, diálogo com a câmara e com a sociedade, transparência e ética e eficiência e inovação, entre outros pontos e convocou a sociedade para trabalhar junto com ele. “Estamos assumindo um governo em época de crise, e nenhum prefeito vai conseguir resolver todos os problemas da cidade sozinho. Mas eu tenho certeza que vamos vencer juntos”, ressaltou. 

Ovacionado pelo público, ao final, o prefeito agradeceu a família, eleitores, amigos e políticos e reafirmou que agora ele e o vice governam para toda a cidade, não apenas para os que votaram nele.

Vereadores 
Pouco antes da posse do prefeito, os nove vereadores foram empossados. Geraldo Pedro fez a abertura oficial dos trabalhos, em seguida Rodrigo Duarte, vereador mais votado, fez a leitura de um texto ecumênico, I Corintios 13.

Seguindo o protocolo, os vereadores entregaram a declaração de bens para a secretária da mesa, vereadora Nilma Aparecida Silva. Em seguida foi proferido o juramento, por Geraldo Pedro.  O vereador Charles Gomes leu a Declaração de Posse e ao final, o presidente da mesa declarou que todos estavam empossados. Ao final, Charles Silva Gomes discursou em nome dos parlamentares.

Na oportunidade, houve a eleição da nova mesa diretora da Câmara. Duas chapas de candidataram, A chapa 1 foi encabeçada por Rodrigo Balão e a 2 por Geraldo Pedro. A chapa 2 venceu o pleito por seis votos, contra apenas três para a chapa 1.  A chapa vencedora para compor a presidência da Câmara Municipal foi a 2, sendo o presidente Geraldo Pedro; vice-presidente, Reinaldo Nolasco Silva e secretário Charles Silva Gomes. Geraldo Pedro irá comandar a Casa Legislativa, no período de 2017 a 2018.  Em seguida, todos os vereadores tiveram um minuto para se manifestar. 

Oração e preces marcaram a solenidade 

As atividades da posse tiveram início com uma missa, realizada no auditório Dom Orine, da paróquia de Santo Antônio, pelo Padres Tarcísio, Lelete e Luciano e pelo diácono Tamus.  Padre Tarcísio ressaltou que o dia primeiro de janeiro é o dia mundial da paz. “Para os novos administradores públicos será uma oportunidade de viver 365 dias promovendo a paz. Um ano bom não depende somente de Deus, mas também dos homens”, disse. Ao final, ele desejou votos de um bom governo tanto para o legislativo, como também para o executivo. 

Em seguida houve um momento ecumênico com o pastor Jaci Toledo de Oliveira, da Igreja Batista e Rosângela Maria Gomes, do Grupo Espirita Amor ao Próximo. O Pastor fez uma reflexão sobre a leitura da bíblia que trata da autoridade. “Toda autoridade é constituída por Deus e todo político, mesmo que foram escolhidos pelo voto, só chegaram ao seu posto, por que Deus permitiu. Que eles tenham sabedoria e conhecimento para governar”, ressaltou Jaci. 

Rosangela ressaltou os fundamentos e princípios da política e da sociedade. Para ela, todos as pessoas são políticas e não podemos abrir mão disso é irresponsabilidade. “A espiritualidade não despreza os verdadeiros políticos que querem o bem comum. O Espirito do político sincero é o trabalho pelo povo, sem esperar aplauso. Esperamos que nossos políticos atuem de forma reta e honesta”, completou.  Em seguida pediu licença e fez a oração do Pai Nosso. 
















Patrick Duprat  e Samsa comandaram as apresentações culturais 
A solenidade contou ainda com a parte artística.  O público que chegava na Escola João XXIII aguardava o início das atividades ao som de músicas ticadas pela Sociedade Artística Musical de Santo Antônio (Samsa), que tocava músicas clássicas e instrumentais diversas. A Samsa ainda tocou o Hino Nacional na abertura do evento e também os parabéns para você durante a entrada do prefeito Hélio Campos.  Além disso, Patrick Duprat cantou o Hino de Ouro Branco, na versão que ele adaptou da letra original de Bernardino Reis. 





Hélio reduz salário do prefeito, vice e secretários



A nova administração assume reduzindo o salário do Prefeito, Vice, Secretários e cargos comissionados durante os primeiros 60 dias de governo. Além disso, seu secretariado será formado por apenas 7 das 14 Secretarias Municipais autorizadas pela lei e foram proibidas as horas extras dos servidores públicos municipais durante estes primeiros dois meses, exceto para os setores de Saúde e Educação, a fim de solucionar o problema do atraso no pagamento dos salários dos servidores e busca regularizar esta situação até o fim de fevereiro.

A equipe administrativa do novo governo é formada pelo Prefeito Hélio Márcio Campos; o vice Celso Roberto Vaz, que também estará interinamente à frente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Patrimônio Histórico e Esporte e Lazer; Branca de Castilha Souza Cunha, que assume a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação Social; Kátia Stelamares Furtado Gomes, como Secretária Municipal de Educação e interinamente como Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Túlio César da Silva Gontijo, como Diretor Técnico do Hospital Raymundo Campos e interinamente como Secretário Municipal de Saúde; Marcelo Adriano Gomes como Secretário Municipal de Finanças; Leonardo de Jesus Ferrari como Secretário Municipal de Obras e interinamente como Secretário Municipal de Gestão Urbana; Adely Pires de Abreu Júnior como Secretário Municipal de Planejamento e interinamente como Secretário Municipal de Administração; Edilson José do Nascimento como Chefe de Gabinete; Alex da Silva Alvarenga como Procurador Geral; Efigênia das Graças Rocha Vieira como Gerente de Divisão e interinamente como Tesoureira; Solange Aparecida da Costa Pinto como Controladora Geral; e Pedro Pinto Chaves como Ouvidor Municipal.

Os trabalhos da Prefeitura Municipal iniciaram-se na semana passada com a apresentação da nova equipe administrativa aos servidores públicos municipais, visitas do Prefeito e do Vice-Prefeito ao Centro de Apoio e ao Hospital Raymundo Campos e a realização, inclusive, de reuniões entre o governo e diversos setores da sociedade a fim de que suas demandas sejam conhecidas pelo Poder Executivo Municipal, como comerciários, feirantes e representantes de instituições como o IFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário