domingo, 30 de dezembro de 2012

Amigos homenageiam Tio Mundinho e sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto

Cerca de um mês após a morte de Edmundo Pinto Filho, mas conhecido como Tio Mundinho, a família e amigos ainda se perguntam porquê. O homem, que tinha orgulho de ser ourobranquense e dedicou a sua vida à família e acompanhou  com vigor o desenvolvimento de Ouro Branco, faleceu no dia 7 de novembro, deixando cinco filhos, um neto e um grande exemplo de humanidade e cidadania.
Tio Mundinho tinha 86 anos, nasceu em 6 de junho de 1926, natural de Ouro Branco, onde viveu com sua família e amigos. Sua trajetória como ourobranquense foi marcada pelo seu envolvimento humano e político com o cidadão e o crescimento da cidade, tendo atuado como vereador por dois mandatos.
Foi político atuante, contribuiu para a educação em Ouro Branco, participando de projetos para a implantação da Escola de Ensino Especial e verbas para a Creche Maria Firmina, criou o projeto Ilumina e telefonia para zona rural. Lutou pela aquisição de instrumentos para Associação Artístico Musical Santo Antônio de Ouro Branco

Laura - Sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto morreu 31 de Janeiro de 2011, aos 75 anos. Ela era filho de Miguel Fernandes Torres (comerciante) e Maria de Aleluia Alves Tôrres (professora). Ela estudou no Colégio Providência, em Mariana e habilitou-se em Pedagogia, com especialização em supervisão, administração e inspeção escolar.

Ela também era natural de Ouro Branco e se casou com Edmundo Pinto Filho em 26 de julho de 1958. Iniciou sua carreira de educadora trabalhando para o serviço público do Estado de Minas Gerais, efetivando-se como professora primária em 1956, prestando serviços na Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva e na Escola Estadual Maria Auxiliadora Tôrres, aposentando-se neste cargo.

Exerceu também a função de supervisora pedagógica na Escola Estadual João XXIII e Escola Estadual José Brás dos Reis (CESEC). Participou do processo seletivo do Estado de Minas Gerais para  Diretores  e administrou a Escola Estadual João XXIII de 1991 a 1993. Aposentou-se em  2004. Aposentada, prestou serviços comunitários no Lar dos Idosos  e Creche Semente de Luz.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ouro Branco fez 59 anos

O aniversario de 59 anos da emancipação política de Ouro Branco foi comemorado de forma intensa pela população. A prefeitura programou uma série de atividades para agradar a todos.
No sábado e domingo houve as finais dos campeonatos de futsal e Master e Sênior do Alto Paraopeba, além do encontro de Folia de Reis. A programação se estendeu pela segunda, terça e só terminou na quarta-feira, dia do aniversário da cidade.
Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, feriado, os moradores puderam prestigiar, ao longo do dia, uma série de atividades sociais e recreativas. Entre elas, exposição dos veículos e máquinas adquiridos pela prefeitura, inauguração do bairro Campo Novo, missa de Ação de Graças pelo aniversário de Ouro Branco; entrega e bênção das 60 casas aos seus proprietários.
Além da tarde de lazer para as crianças, inauguração da academia ao ar livre na avenida Marisa Mendes, início do Natal de Luzes e do Presépio Municipal na praça Santa Cruz, além da partilha do bolo comemorativo do aniversário. A programação foi encerrada com um show da consagrada sambista Alcione, que foi realizado na quarta-feira 12 de dezembro, feriado em Ouro Branco, na Praça Santa Cruz.
A cidade de Ouro Branco é considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais, para se ter uma ideia a construção da igreja matriz de Santo Antônio data de 1717. A cidade era distrito de Ouro Preto, mas foi emancipada, ou seja, tornou-se município independente somente em 1953.
A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.

Serra de Ouro Branco está ameaçada

A população de Ouro Branco deve se organizar e mostrar para os deputados estaduais que não está satisfeita com o Projeto de Lei 3405/2012, que dispõe sobre a remarcação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco. Os interessados podem se manifestar de várias formas, entre elas o email, pelo telefone (31) 2108-7240. Além disso, podem também se manifestar por meio das redes sociais.
Projeto de Lei 3405/2012 é do deputado Célio Moreira (PSDB) e altera a delimitação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco prevista no projeto original no qual foi embasado o decreto 45.180 em 2009 de criação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Na ocasião foi definida uma área de 7.520,7888ha, sancionado pelo então governador Aécio Neves (PSDB).
O deputado se justifica argumentando que até o momento não houve a criação efetiva do Parque, tampouco ajuizamento de ações judiciais necessárias à desapropriação de imóveis que virão a integrá-lo, assim como os proprietários não foram indenizados. A região do Parque se encontra em estado de abandono, sujeita às intempéries climáticas, incêndios, queimadas e devastação.

Vale ressaltar que o parecer do Instituto Estadual de Florestas (IEF) é contrario a proposição do projeto e ainda assim a comissão de meio-ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável ao projeto. 
Várias lideranças políticas da cidade já estiveram essa semana em Belo Horizonte para discutir a situação e encontrar saídas para que essa PL não seja aprovada.
A vereadora Nilma publicou em seu facebook, que esta indignada com o fato, que aconteceu depois de tantas lutas coletivas e de uma intensa mobilização popular e da constituição do parque a cidade de Ouro Branco que tanto esperou esteja preste a sofrer este golpe. “A importância que tem o parque extrapola as questões municipais, pois sua importância atinge os interesses do país e do planeta, devido a rara vegetação que este abriga”, diz.
Segundo ela, outro agravante caso este projeto seja aprovado é que o Estado estará abrindo um precedente para que haja situações de degradações em outros parques e reservas ambientais.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Referência de design e esportividade

Um automóvel compacto, bem equipado, de design moderno e extremamente ágil e veloz. Este é o JAC J2, um carro que não possui precedentes no mercado brasileiro. Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, o modelo chegará à rede autorizada JAC Motors no início de dezembro.
Seguindo o DNA habitual da JAC Motors, o J2 é absolutamente completo. Tudo é de série: ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, air bag duplo e CD player com MP3. E isso não é tudo: rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro também compõem o pacote de itens de série do J2.
Dotado de todos esses equipamentos, o J2 segue fielmente um dos principais valores da JAC Motors: a relação custo-benefício imbatível. “Além de todo o conteúdo de itens, que motiva o consumidor a adquiri-lo por aspectos racionais, o J2 ainda possui um design atraente, moderno, um estilo ´pop´, sem contar um desempenho exuberante para sua categoria. Temos grande expectativa de expandir nossa marca através desse modelo”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors.
Diferentemente de outros modelos da marca, o J2 exigiu mudanças não só mecânicas e estéticas. Mas também passou por um profundo face-lift para ganhar ares brasileiros. Equipado com motor de 1 litro no mercado chinês, o J2 “brasileiro”, no decorrer dos testes de 1 milhão de km , ressentiu-se de maior área frontal para o sistema de arrefecimento. A grade original do radiador não admitia ar suficiente para resfriar o novo motor 1.4, o que exigiu um completo redesenho de grade e pára-choque dianteiro. Mencionadas as novas necessidades, o novo design do J2 foi elaborado pelo Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália. Além de privilegiar linhas fluidas por intermédio da nova grade do radiador, conservando a identidade da marca na parte dianteira e acentuando a beleza das formas, a questão crítica de arrefecimento foi totalmente solucionada.
Os faróis foram mantidos do design original. Eles remetem ao formato de gota, realçando a personalidade orgânica do estilo do modelo, certamente um dos mais charmosos de todo o mercado brasileiro. Já as laterais receberam rodas de alumínio aro 14, calçadas em pneus 175/60, enquanto a traseira foi modificada na logotipia de identificação, no sistema de fixação do escapamento e nos materiais de acabamento internos do conjunto ótico.
Por dentro, entretanto, as modificações foram ainda mais profundas. Originalmente desenvolvido no Japão, no centro tecnológico da empresa em Tóquio, o painel de instrumentos, os bancos e os revestimentos de portas foram totalmente readequados ao gosto do consumidor brasileiro, através de uma equipe de designers e engenheiros que trabalha no Brasil.
Itens como cluster, console central e painel frontal do passageiro, além de insertos de acabamento nas portas, eram revestidos de materiais plásticos em cores vivas, ao gosto do mercado chinês. Para despertar o aguçado senso de exigência do cliente brasileiro, a equipe de designers da JAC Motors Brasil substituiu esses componentes por materiais escuros, com destaque para o console central e a régua de acabamento no painel frontal, que ganharam revestimentos de fibra de carbono. No quadro de instrumentos, a iluminação indireta é azul e toda a grafia dos mostradores foi alterada, enquanto as aletas de ventilação e as maçanetas internas das portas ganharam tons cromados.

Praticidade - O J2 tem ótimas chances de ser um carro bem aceito nos grandes centros urbanos. Não lhe faltam adjetivos para agradar aos clientes que residem nas cidades grandes. Compacto por fora, ele mede 3,53 metros de comprimento (43 cm mais curto que o J3). Nem por isso, é apertado por dentro. Tem 1,64 metro de largura, isto é, apenas 1 cm menor que seu irmão maior. Na prática, o compacto da JAC torna-se extremamente fácil de estacionar, pois é aquele carro que “cabe em qualquer vaga”, inclusive por contar com o apoio do sensor de estacionamento traseiro.
Mas essa praticidade não condena seus ocupantes, ao contrário. Tanto que, apesar do porte reduzido, ele acomoda cinco pessoas. Por ter uma altura bastante majestosa (1,475 m), ele é até 1 cm mais alto que o J3. Ou seja: a acomodação interna é ideal, sem qualquer sacrifício a pessoas com maior estatura.
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Grupo Nunes doa carro para a Asfa

O Grupo Nunes doou um veículo Saveiro semi-novo para Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa).  O veículo será utilizado para viabilizar um melhor serviço á comunidade.

De acordo com o gerente da entidade, Euclides de Souza Vieira, o veículo chegou na hora certa. “O outro veículo está na oficina há vários dias. A Asfa teve que alugar um veículo para honrar os compromissos e estava pagando R$ 100 de aluguel por dia”.
A Asfa é uma entidade que se baseia no princípio de que a promoção humana é feita por meio da capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.

A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar Nossa Senhora do Amparo, Projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico.

Grupo Nunes – O Grupo Nunes, que reúne quatro empreendimentos e é considerado um dos mais sólidos em sua área de atuação. Atende aos segmentos siderúrgico, têxtil, de mineração e cimenteiro.

Sesi promove rua de lazer

O Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou no dia 24, uma Rua de Lazer e Artes literária na praça de eventos de Ouro Branco. Muitas crianças participaram de brincadeiras como cama elástica, pula-pula, oficinas diversas, além de jogos recreativos. 
De acordo com Luiz José Correadi, gerente do SESI de Ouro Branco, o objetivo da atividade era mostrar para a comunidade em geral, o que é o processo educacional do órgão. “Alem de tratar do pedagógico a gente trata do social, isso tudo alinhado com a saúde”, disse. 
O Sesi é uma instituição que visa o atendimento a indústria, aos industriários e também a comunidade. “O órgão oferece bolsa de estudo para os filhos dos industriários, que podem chegar até 70% do valor da mensalidade”, afirma. Hoje, a instituição, atende crianças desde o maternal, até o quinto ano do fundamental. “Para se ter uma ideia, o Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para todo o aluno”, completa.
Para atender todas essas crianças, o espaço físico da unidade de Ouro Branco está em reforma que visa melhorias na sua infraestrutura. Em breve será inaugurada uma quadra poliesportiva oficial coberta, também haverá intervenções na pavimentação asfáltica das ruas que dão acesso a unidade. 
A unidade do Sesi, em Ouro Branco ganhou o 1º Prêmio Germinar de Educação Ambiental em 2011.Uma estação meteorológica, que possibilita aos alunos, a  pratica do controle do tempo foi o prêmio recebido.
Além da educação regular, o Sesi oferece também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do tele-curso que funciona não só para a comunidade mas também para a industria.
Além disso, oferece de cursos direcionados para o foco familiar, como renda e orçamento familiar, gestão do controle de saúde. Na área de medicina, do trabalho que oferece atendimento a indústria, o Sesi oferece cursos de ginástica laboral que atende também a indústria e se necessário a comunidade, com capacidade para atender 250 alunos.
Havendo demanda para cursos de corte e costura, corte de cabelo e tratamento facial, a instituição tem condições para atender.
Serviço: Em Ouro Branco, a unidade do Sesi fica na Estrada da Fazendinha S/Nº  - Bairro 1º de Maio. Telefone: 3742-2552.




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prefiro Tatu Bola

No último domingo, o Fantástico divulgou o resultado de um concurso realizado pela Fifa para escolher o apelido para o tatu bola,  mascote  da Copa do Mundo. Fuleco, esse foi o apelido escolhido por 48% dos votantes. Fiquei decepcionado.
Até então, da Fifa tinha  brilhado quando o assunto foi a escolha do mascote da Copa.   A escolha do tatu bola, que concorria com onça, arara e jacaré, foi brilhante. O animal que tem o formato de uma bola é perfeito para ser o mascote desse evento que tem a bola como símbolo.
Outro fato importante que me fez aprovar a escolha deste animal, era que a iniciativa de transformar o tatu-bola em mascote partiu da Associação Caatinga, sob o argumento de que esta visibilidade ajudaria a divulgar a possibilidade de extinção deste animal, que só existe no Brasil. Esperava-se encontrar interessados em contribuir com verbas para o projeto da ONG cearense que tenta proteger esta espécie.
Tudo estava perfeito até aparecer esse apelido ridículo. Tudo bem que este nome é a junção de futebol e ecologia e reflete a paixão pelo futebol e a preocupação com o meio ambiente, mesmo assim para mim não colou.
Minha indignação não é solitária, basta ficar cinco minutos conectados as redes sociais para sentir que muitas pessoas também não gostaram. Existe até mesmo uma campanha que quer conseguir o máximo de compartilhamentos contra esse apelido, para que os organizadores voltem a chamar o nosso mascote pelo nome original. Sinceramente, eu espero que essa campanha de certo. Fuleco coisa nenhuma, o nome dele é tatu bola.

Criminosos explodem três caixas eletrônicos em Ouro Branco

 Bandidos atacaram máquinas do Bradesco, Santander e Branco do Brasil de uma só vez, em Ouro Branco.  O crime aconteceu na madrugada de 26 de novembro. Cerca de seis assaltantes danificaram três terminais na avenida Marisa Mendes, no bairro Siderurgia. O grupo chegou por volta de 4h15 e instalou dinamites nos terminais. Eles detonaram e conseguiram acessar gavetas de dinheiro nas máquinas do Bradesco, Santander e Banco do Brasil.
Os caixas eletrônicos dos bancos do Brasil e Bradesco, apesar de terem sido danificados, não tiveram violados os compartimentos de dinheiro. O caixa eletrônico do banco Santander foi totalmente violado, mas segundo o gerente da agência, não havia dinheiro.
Os três caixas ficam em cabines instaladas na avenida para facilitar o serviço à população. De acordo com a PM, esse é o primeiro ataque no tipo na cidade. A perícia técnica compareceu no local, onde foram recolhidos e apreendidos próximo aos caixas danificados duas alavancas de ferro usadas pelos marginais e uma lanterna de cor preta fragmentada.
Militares fizeram rastreamento, na tentativa de prender os envolvidos no crime. O rastreamento foi facilitado pelas imagens do monitoramento do sistema de câmeras Olho Vivo, que mostrou um Palio de cor metálica prata, com vários ocupantes, subindo a avenida com os faróis apagados, após a explosão.
O Palio, juntamente com o Corsa vinho foi interceptado quando estava na próximo ao posto de combustível da avenida Maria Firmina, mas não obedeceram a ordem de parada dos policiais.
Os veículos pararam próximo ao acesso ao hospital FOB e um dos ocupantes do veículo Pálio efetuou um disparo de arma de fogo em direção a uma das viaturas. Ninguém foi atingido. Após os disparos o veículo Pálio seguiu pela MG 443, sentido rodovia BR 040 e o veículo Corsa  realizou uma conversão e seguiu sentido bairro 1º de Maio.
Com a ajuda Polícia Rodoviária Estadual, foi descoberto que um motociclista que estava uma motocicleta de cor preta, placa HBB-9402/BH, na rodovia, próximo a localidade de Lobo Leite, também estava envolvido no crime. Segundo a polícia, o condutor da moto e seus companheiros queimaram o veículo Pálio, que outros foram vistos transitando em um veículo Corsa de cor vinho.
Segundo dados da polícia, o condutor da moto, tem 26 anos e possui passagens pela justiça por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e outros crimes, o qual reside na Vila Pinho, Belo Horizonte.
A policia militar informa que mandados de busca e apreensão e prisão temporária para todos os suspeitos identificados já foram requisitados.

PM inaugura posto de atendimento

A Polícia Militar em parceria com a AEA inaugurou na última terça-feira, dia 27 de novembro, um posto de atendimento a ocorrências no bairro Primeiro de Maio. O posto funcionará na AEA, na avenida Conselheiro Lafaiete.
Como o local onde funciona o posto foi cedido pela AEA, e por isso as chaves foram pelo Luiz Ney do Nascimento, presidente da AEA, ao comandante da 65° Cia, o Capitão Luiz Jorge Coelho.
Estavam presentes na cerimônia de inauguração, José Francisco das Graças, presidente da Associação dos Moradores do Bairro 1° de Maio; capitão Luiz Jorge Coelho, comandante da 65° Cia da PM; Juarez Lima Couto, diretor do Clube 1° de Maio; a vereadora Branca de Castilho; Allisson dos Santos, diretor administrativo e José Alfredo Marotta, diretor de Planejamento e Obras.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Padaria e Confeitaria Santa Gula já se tornou tradicional na cidade


Situada na avenida Ouro Preto, 321, bairro Primeiro de Maio, a Padaria e Confeitaria Santa Gula, que está em funcionamento há um mês, se tornou a preferência do público não só do bairro, onde se localiza mas também de toda Ouro Branco, além de pessoas de outras cidades.
Muito moderna para os conceitos atuais de mercado, a padaria conta com grande variedade de queijos, frios, e lacticínios. Na parte de confeitaria, a Santa Gula também não deixa por menos, o cliente tem a oportunidade de fazer encomendas de bolos para aniversários, salgados, bolos bombons, tortas, doces, patês.
A padaria oferece uma linha de doces exclusivos e 100% artesanal. Cada barra de doce tem 50 a 100 quilos. “Todos os produtos são fabricados aqui, sem glúten e não levam gordura trans. Tudo 100% natural”, explica a proprietária Mailsa Licas.

Tudo sem descuidar do tradicional cafezinho, que está sempre quentinho, sem deixar faltar o expresso, capuchino e uma linha de sucos naturais como açaí, acerola, manga, goiabada.  Em dezembro, será servido refeições, o famoso pão com lingüiça e uma linha especial de sanduíches.
Contudo seu maior diferencial é a qualidade dos produtos e o atendimento que é uma referência entre a população. Para proporcionar maior conforto para os clientes, a padaria conta com uma área de vendas de 250 metros quadrados e 16 funcionários treinados para oferecer sempre o melhor e surpreender o cliente.
A padaria fica aberta todos os dias de 6h ás 20h, telefone: (31) 3741-6537.

FORD APRESENTA A TRANSIT CONNECT WAGON:

A Ford apresentou a Transit Connect Wagon, um veículo versátil com a proposta de oferecer a dirigibilidade de um carro, a flexibilidade de um utilitário e a capacidade de reboque de uma picape grande. Além disso, ela é a primeira van para até sete passageiros a superar a barreira dos 12,75 km por litro de gasolina na estrada.
Com lançamento programado para o último trimestre de 2013 nos Estados Unidos, a Transit Connect Wagon teve seus detalhes técnicos antecipados pela Ford. Ela contará com duas distâncias entre-eixos, para cinco ou sete passageiros, nas versões XL, XLT e Titanium.
Outra informação liberada pela Ford é o fato de que será a única da categoria com bancos totalmente rebatíveis, capacidade de 545 kg e mais de 2,80 metros cúbicos de espaço para carga, além de rebocar até 900 kg com o equipamento adequado.
Motores econômicos
Para atender à sua finalidade de uso familiar e em pequenos negócios, a linha terá dois motores econômicos de quatro cilindros: um 2.5 e um 1.6 EcoBoost com consumo estimado de 12,75 km/l na estrada - o veículo de sete passageiros mais econômico do mercado. Ambos virão com transmissão automática de seis velocidades, calibrada para oferecer agilidade na cidade e baixa rotação em viagens.
A van terá também uma ampla lista de equipamentos, como teto de vidro panorâmico, câmera de ré, tela de 6,5 polegadas com navegador e sistema SYNC de conectividade e entretenimento com MyFord Touch.
Os bancos poderão ser revestidos em couro, tecido ou vinil de alta resistência, para atender diferentes tipos de consumidores. Toda a linha terá airbags frontais, laterais e de quadris nos bancos da frente e airbags de cortina na segunda e terceira fileiras de bancos nos modelos com entre-eixos longo.
Chave programável MyKey, que permite aos pais e administradores de frota limitar a velocidade e o volume máximo do veículo, e espelho para observação de crianças nos bancos de trás são outros equipamentos. Os bancos rebatíveis e deslizantes darão à Transit Connnect Wagon múltiplas combinações para acomodar pessoas e carga.
Tradição
A nova van mantém a tradição de confiabilidade e durabilidade da Transit Connect, lançada na América do Norte em 2009. Graças à sua combinação de capacidade de carga, flexibilidade, economia de combustível e facilidade de dirigir, ela se tornou o veículo preferido dos proprietários de pequenos negócios, frotas de empresas e táxi, além de usuários particulares como alternativa às vans grandes.
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Morador de Cristiano cultivava maconha em casa

Um morador de Cristiano Otoni está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de cultivar a planta “cannabis sativa”, mais conhecida como maconha, e também de realizar tráfico de drogas e em sua residência, na rua Raul Maciel, bairro Pinheiros.

Segundo os policiais a planta estava sendo cultivada dentro de uma garrafa pet e estava no fundo do quintal da residência.

A polícia chegou até o local, por meio, de denúncia anônima, de que o suspeito estaria traficando drogas em sua propriedade, e que diversas pessoas, inclusive de outras cidades da região, estavam se deslocando até a casa do denunciado para adquirir drogas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUTSAL FEMININO DE OURO BRANCO CONQUISTA O 3º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DOS JOGOS DE MINAS

A Etapa Estadual dos Jogos de Minas (antigo JIMI) aconteceu em Juiz de Fora, entre os dias 14 e 18 de novembro. O Município de Ouro Branco foi representando pelo Futsal Feminino, que estreou no dia 14/11 contra a equipe de Ipatinga. Logo na estreia, contra a forte equipe de Ipatinga, as atletas de Ouro Branco venceram pelo apertado placar de 5 x 4. Nossos gols foram marcados por Denise, duas vezes, e por Lorraine, Jô e Poliana.
O segundo jogo foi ainda mais difícil para as nossas atletas. Ouro Branco encontrou adversário duro de vencer e acabou empatando com a equipe de Juiz de Fora pelo placar de seis gols para cada lado.  Denise foi destaque da nossa seleção, marcando 3 gols. Lorraine também jogou muito bem e marcou duas vezes. A jogadora Dani também balançou as redes e deixou o seu.
No terceiro jogo da fase classificatória o adversário foi Uberaba. Precisando fazer grande saldo de gols, nossa equipe entrou em quadra para confirmar o favoritismo e alcançar seu objetivo: venceu pelo placar de 19 x 4.  Contra Uberaba, Calefa foi a atleta que mais se destacou em nossa seleção, marcando 5 gols. Os outros gols foram marcados por Poliana (4), Denise (3), Dani (3), Jô (2), Tatiane (1) e Lorraine (1).
No ginásio do Tupynambás FC, pelas semifinais, Ouro Branco enfrentou e perdeu por 0 x 6 a partida contra a forte equipe de Governador Valadares, favorita ao título em 2012 e campeã do ano passado. Contudo, no domingo, 18 de novembro, na disputa pela medalha de bronze, Ouro Branco venceu a equipe de Muriaé pelo placar de 7 x 3, cujos gols foram marcados por Denise (2), Cátia (2), Jô (1), Lorraine (1) e Dani (1).
A seleção de Ouro Branco foi composta pelas atletas Adriana Costa, Ana Daniela (Dani Diva), Calefa Siqueira, Cátia, Denise, Jô, Carol Nasta, Tatiane, Poliana, Lorraine e Dayane. O técnico foi Ricardo Pace, o auxiliar técnico, Geraldo Taveira.
A delegação de Ouro Branco ficou alojada na “Escola Normal”, no centro de Juiz de Fora. A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, em parceria com a Liga Ouro-Branquense de Futebol de Salão, apoiou a participação da equipe de Futsal Feminino de Ouro Branco em mais essa Etapa dos Jogos de Minas. O transporte, alimentação, medicamentos e todo o material necessário foram cedidos pela PMOB.


O Prefeito Pe. Rogério foi a Juiz de Fora prestigiar e incentivar as atletas de Ouro Branco. Afirmou ter ficado muito feliz com o desempenho da nossa equipe de Futsal Feminino, e parabenizou todas as nossas esportistas pela conquista da medalha de bronze. 
A atleta Ana Daniela Damasceno retribuiu o agradecimento ao nosso Prefeito: “Sem o apoio da PMOB não teríamos chegado tão longe nessa competição. Nós atletas só tínhamos que nos preocupar em jogar. O apoio da Prefeitura foi importante para que tivéssemos bom desempenho na competição” declarou.
Segundo o Professor Pace, “sem o apoio total da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, nunca conseguiríamos obter resultados tão expressivos em competições importantes como esta. Ouro Branco nunca havia tido uma equipe adulta, de qualquer modalidade coletiva, participando de competições federadas, tornou-se possível agora com a equipe feminina de Futsal. Esta conquista só foi possível graças ao apoio financeiro e ao incentivo da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, que viabilizou por dois anos consecutivos a nossa participação”.
A Secretária de Esportes e Lazer, Calefa Siqueira, parabeniza as atletas e a comissão técnica pela conquista. Parabeniza também a Prefeitura Municipal pelo total investimento realizado nesses oito anos em benefício ao esporte em Ouro Branco, e por acreditar que o esporte é importante para o desenvolvimento social do nosso Município.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Associação de Cultura Afro Descendente (Acafro) realizou na última semana, uma intensa programação para homenagear o dia Nacional da Consciência Negra, que foi celebrado no último dia 20 de novembro.  A programação contou com apresentações de teatro, capoeira e outras tantos em lugares fechados como também em praças, uma vez que a associação pretendia mostrar todos que a cultura negra faz parte da cultura do povo brasileiro.
Na quarta-feira, dia 20, foi apresentada uma peça de teatro, que mostrou ao público a vida de Calanga.  O objetivo era mostrar a todos que Calanga era um rei na cidade africana chamada Congo e foi trazido para o Brasil e depois para Ouro Preto como escravo. Aqui, ele ganhou o nome de Chico e hoje é conhecido como Chico Rei.  A peça foi organizada pela professora Letícia, coordenadora da oficina de teatro e apresentava no Colégio Cônego Luiz Vieira. Houve ainda apresentações no Colégio Levindo Lopes.
  A praça denominada Rotor e a avenida Mariza Souza Mendes, em frente ao Ouro Shopping, foram alguns dos lugares que a Associação escolheu para as apresentações em áreas livres. Nestes locais houve apresentações de capoeira, uma das tradições africanas mais disseminadas entre o povo.  “Os trabalhadores que vieram de outras cidades gostaram muito das apresentações, eles nem sabiam que a Acafro existe e gostaram muito de ver que gostamos, respeitamos e divulgamos a cultura negra”, explica Rondinele de Azevedo, vice-presidente da entidade.

De acordo com ele, o dia Nacional da Consciência Negra é um dia marcado pela luta contra o preconceito racial e dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia da morte de zumbi. “O dia marca também uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história”, diz o vice-presidente.
 


SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA O CONFORTO NA CABINE

O Novo EcoSport foi projetado para que os passageiros se sintam confortáveis na cabine, combinando soluções inteligentes, tecnologias avançadas e materiais de alta qualidade. O conceito seguido na criação do seu interior foi o de uma "segunda casa", explica Édio Yamauti, engenheiro de Acomodação & Uso da Ford. 
Segundo ele, o Novo EcoSport foi pensado não só para o motorista mas para que todas as pessoas dentro dele possam utilizar as suas comodidades, em um ambiente prático e aconchegante. Isso pode ser notado nos seus 20 diferentes porta-objetos. O porta-luvas climatizado, com capacidade para seis latas de refrigerante, tem a capacidade de manter as bebidas que já estejam geladas durante uma viagem longa.
Os porta-garrafas nas portas, tanto do lado do passageiro como do motorista, acomodam vasilhames de até 1,5 litro. As portas traseiras também têm compartimento para garrafas de até 600 ml. "O compartimento tipo gaveta embaixo do banco do passageiro permite guardar um laptop ou um tablet", destaca Yamauti. "Há também porta-copos e porta-cartões no console central e um porta-óculos no teto."

Flexibilidade

O console central traz uma entrada auxiliar e um ponto USB para a conexão de dispositivos eletrônicos ao sistema de som do veículo. Além do ponto de energia no console dianteiro, o Novo EcoSport tem um segundo ponto na região do banco traseiro que permite ligar equipamentos como DVD ou videogame.
"Para famílias que têm crianças, isso é muito interessante em viagens longas", diz o engenheiro. "Esse ponto também pode ser usado para ligar um aspirador de pó manual, por exemplo, para limpeza do porta-malas e dos bancos traseiros, com fácil acesso."
O banco traseiro com regulagem do encosto em quatro posições traz flexibilidade para ampliar o espaço de carga ou o conforto dos passageiros. Ele também pode ser rebatido na proporção de um terço, dois terços ou totalmente, aumentando de 362 litros para 705 litros o espaço no porta-malas para bagagem.
"Ver o entusiasmo das pessoas pelo Novo EcoSport, depois de ter participado da sua concepção desde os estágios iniciais até a produção, é a melhor sensação do mundo, porque você sente que o seu trabalho foi recompensado", completa o especialista.
 

De pedaço em pedaço

Nestes últimos dias, aconteceu algo em minha rua, com a perda de um vizinho que se mudou, não sei para onde, que tive vontade de comentar.  É que pelo tempo que tenho vivido, descobri que a gente muitas vezes não dá o devido valor a este parente próximo, às vezes mais que um verdadeiro parente.
Tenho a sorte de morar a vinte e alguns anos ao lado de um verdadeiro vizinho irmão, em todos estes anos aprendi a tê-lo na mais alta conta,  e me sentiria menor, ou despojado de um pedaço de mim mesmo, se um de nós nos mudássemos sem nos despedir.
Mas voltando ao caso do vizinho que se foi sem se despedir, e aqui em Ouro Branco isto acontece muito, muitos se vão para não voltar, muitos chegam para não ficar, às vezes a gente não sabe que um pouco de nós estava naquela pessoa e vamos embora levando um pouco dele, deixando um pouco de nós.
Já vi muita gente partir, e cada um levou um pedaço de mim. Estive no exército e muitos dos colegas e também amigos, nunca mais vi, e faz-me falta.  Estudei em escolas e muitos nunca mais vi, e faz-me falta.  Trabalhei em empresas, como a própria Gerdau/Açominas, e muitos companheiros e amigos, não mais encontrei, e faz-me muita falta, e nesses lugares nos tornamos pessoas não gratas, ou seja, lá não podemos mais entrar.
Às vezes, mesmo aqui em Ouro Branco, no próprio bairro em que vivo, fico tanto tempo sem ver alguém que penso que se mudou, para descobrir depois que ainda está aqui. Isto acontece porque a gente não se dá o devido valor, a gente não se preocupa com a saudade do outro.
Fico então pensando se não seria mais humano que as pessoas se despedissem de seus vizinhos, afetos é claro, para que assim o pedaço levado não fosse tão grande.  Nós,  seres humanos,  muitas das vezes nos damos pouco valor, convivemos com tanto distanciamento, que mais parecemos raças diferentes, caminhamos pela avenida e encontramos pessoas semelhantes e sequer damos bom dia, são como estranhos.
Nas grandes cidades,  as pessoas se acotovelam umas sob as outras, parecendo até que querem viver perto,  quando na verdade sequer se cumprimentam, até mesmo no elevador. Na verdade os seres humanos parecem até querer devorar uns aos outros para sobreviverem.
É uma  espécie realmente esquisita, esta do ser humano, constroem casas com muros altíssimos, com cercas impeditivas, portões altos e trancados para que ninguém os visite, ou deles se aproximem, mas estão na cidade uns perto dos outros, vivendo como tivessem medo uns dos outros. E assim vamos deixando pedaços e levando pedaços, por este mundo sem fim.
Antônio Ivan de Carvalho

Dia da consciência negra no Brasil

No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, dia marcado pela luta contra o preconceito racial é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O dia também é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos e por causa disso, foram criadas várias leis que defendem os direitos dos negros.  Muito mais que participar das atividades deste dia, as pessoas devem aprender a valorizar e respeitar os negros.

domingo, 25 de novembro de 2012

Voluntários da Gerdau beneficiam 540 alunos de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco em outubro

Durante o mês de outubro, a parceria entre a Gerdau e a Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo, beneficiou cerca de 540 alunos nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. Por meio da atuação de 36 colaboradores voluntários da Gerdau, alunos da Escola Municipal Meridional e Escola Estadual Monsenhor Horta, em Conselheiro Lafaiete, e os alunos da Escola Estadual Iracema, em Ouro Branco, participaram dos programas Nosso Planeta Nossa Casa, As Vantagens de Permanecer na Escola e Vamos Falar de Ética.
O programa “Nosso Planeta Nossa Casa” busca conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do planeta. O objetivo é formar multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais, por meio de discussões orientadas, exercícios, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente de aprendizagem didático e interativo. Já o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, reforça com os alunos a importância de não interromperem os estudos, reforçando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. A capacitação envolve jogos interativos, análises de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e debates.
Durante o programa “Vamos Falar de Ética”, voltado para alunos do ensino médio, os voluntários buscam conscientizá-los sobre a importância de uma conduta ética na vida pessoal e profissional. O objetivo é desenvolver nos jovens um senso crítico quanto a consequência de suas atitudes na sociedade. Todos os programas foram realizados pelos colaboradores voluntários da Gerdau, reforçando o compromisso da Empresa com a busca pela qualidade na educação pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vitória nos pênaltis garante OBEC nas quartas de final contra do Cruzeiro



A escolinha de futebol do OBEC jogou contra o Santa Tereza e o Riachinho em BH e em Contagem. As partidas foram realizadas em dois campos alagados e com muito barro que não tinham as mínimas condições de jogo. Com muita dificuldade a categoria fraldinha (2001) venceu nos pênaltis o Riachinho e se classificou para as quartas de final contra o Cruzeiro na Toca da Raposa. A categoria dentinho perdeu por 1 a 0 para o Santa Tereza e se despediu da competição. 
Campo sem a mínima condição de jogo, alagado e com muito barro foi a cena encontrada pelos atletas da categoria dentinho (2002) do OBEC no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. Debaixo de uma chuva fina e com muitos desfalques a equipe de Ouro Branco mesmo jogando melhor não conseguiu segurar o Santa Tereza e perdeu o 1 a 0. O gol saiu após uma cobrança de escanteio em que a bola ficou presa na possa d’água e acabou entrando do bate e rebate.
No domingo, após uma pancada de chuva que alagou o campo e de um empate dramático no tempo normal contra a equipe do Riachinho em Contagem-MG pela fase oitava de final do Campeonato Mineiro IMEF 2012, a categoria fraldinha (2001) do OBEC venceu nos pênaltis por 3 a 2. Com os nervos à flor da pele os atletas Bernard e Wendel do OBEC desperdiçaram as cobranças e acertaram a trave. Os erros da equipe de Ouro Branco foram compensados com três erros da equipe do Riachinho. Confirmaram a vitória e a classificação os gols de pênaltis dos atletas Willian, Gabriel Nunes e Pedrinho.
Assim como a equipe de Ouro Branco, as equipes do Vasco e Flamengo de Divinópolis que enfrentaram o Riachinho nas categorias 2000 e 2003 reclamaram bastante das condições do campo em Contagem. Os dirigentes das escolinhas visitantes solicitaram aos árbitros das partidas que constassem nas súmulas as péssimas condições do campo. Uma vergonha para a cidade de Contagem.

Lançada pedra fundamental da nova sede da ABE

A Associação Beneficente Evangélica (ABE) inaugurou no último, dia 3 de novembro, a pedra fundamental para a construção de sua sede. O evento contou com a participação maciça de sua diretoria e de alguns abençoadores da entidade, do vereador eleito, Nenem da Vina e Eli Martins.
 A ABE é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de novembro de 1984, tendo completado neste mês 28 anos. Os responsáveis pela entidade estão construindo esse edifício porque atualmente, ela funciona em um espaço pequeno, cedido pela Igreja Assembléia de Deus, que fica no bairro Luzia Augusta. “Precisamos de um local amplo e permanente para podermos ampliar os projetos aumentando assim o número de atendimentos”, explica a presidente Leila Martins.
 O novo prédio terá três andares. Mas no momento será construído somente, primeiro andar por motivo de recursos, mas assim que possível será construído os outros dois andares. 
Somente para a construção do primeiro andar seriam necessários aproximadamente R$ 60 mil, como a associação não tem fundos suficiente, só foi realizado a base e o piso, por empreitada, e agora será feita a parte de alvenaria, tudo isso com doações e trabalho voluntário.  O primeiro andar deve ficar pronto até o início de 2013 para que seja executado os projetos previstos para o próximo ano.
 “Se Deus permitir, iremos trabalhar de acordo com o nosso estatuto que dentre muitos outros objetivos, nos permite fazer parcerias com especialidades médicas e odontológicas para atender a população”, completa.
 Como exemplo, ela cita um convênio que a entidade realizou com uma dermatologista que atendeu 59 pacientes gratuitamente e doou medicamentos dermatológicos. Entre outras ações que a ABE realiza estão é o curso de inglês, que será ampliado e o projeto da Fanfarra em parceria com a Associação “Amigos da Cultura”. A ABE também faz doação de cestas básicas e realiza também outras ações.
 Para completar a presidente ainda diz que a ABE tem muitos projetos para serem desenvolvidos, mas isso será feito de devagar, a entidade precisa do apoio dos empresários locais, pois sem parceria é impossível trabalhar. “Agradeço aos empresários que tem nos apoiado e também ao Jornal “O alto Paraopeba” que nos concede esta oportunidade de tornar conhecida à sociedade nossa Associação. Convido a todos para acessarem nosso facebook onde estamos postando as fotos de nosso trabalho”, finaliza.
 A ABE é presidida por Leila Martins e tem como vice-presidente, Judismar Sudré, os tesoureiros são Oliveiro Aleixo e  Ismael Maciel; os secretários são: Marciley Soares e Ivanize Bauer. O conselho fiscal é formado por Anderson Capato, José Antônio Nunes e Silas Paz.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reparo e Inspeção elétrica vence o campeonato

A equipe Reparo e Inspeção Elétrica foi o campeão do 5° Torneio de Futebol 7Society da Coqueria.  Ele venceu o baterias de coque por  dois a zero, durante um jogo emocionado. O Pátio de Carvão  venceu o Controle Térmico das Baterias, coqueria por cinco a um e garantiu o terceiro lugar no campeonato.
“A torcida estava animada, torceram com muito respeito e vibraram bastante com as jogadas”, disse o organizador do campeonato, Camilo Leles Coelho. De acordo com ele, a artilharia do campeonato ficou com  Alan José Gonçalves, da equipe Pátio Carvão, com 12 gols marcados. O goleiro menos vazado é Fábio Júnior de Paula, da equipe Reparo Elétrico, com apenas 4 gols sofridos. A equipe Reparo e Inspeção Mecânica foi considerada a mais disciplinada com 3 cartões amarelos. 
 Os jogadores que participaram são: Alex Tavares de Oliveira, Anderson Luiz de Sales Fidelis, Anderson Pereira Lopes, Edilson  Silverio da Silva, Fabio Junior de Paula, Jeanderson Adriano Bento, Junior Leandro de Assis, Leandro Sobral Cardoso, Lidiano Martins dos Santos, Osmar Cesar Puygcerver, Pablo Augusto de Miranda, Raffael Batista do Nascimento, Rodrigo Junior Morais, Samuel Teodoro de Araújo, Thiago da Silva Ponciano, Thiago Henriques da Silva, Thiago Thales Vieira, Darjan Ferreira Maia, Jenerson Michel da Silva Santos.

Série limitada

A Mitsubishi trouxe ao Brasil uma novidade para a linha do LancerEvolution X. Trata-se de uma edição limitada chamada "Carbon Series", que chega com mais detalhes em fibra de carbono como as tomadas e saídas de ar do capô, espelhos retrovisores, extrator de ar na traseira, spoiler dianteiro e suporte da placa. As rodas são forjadas de 18 polegadas da BBS pintadas na cor grafite. As lanternas foram escurecidas e um novo spoiler traseiro com acabamento em fibra de carbono foi adicionado. Somente 40 carros serão produzidos e vendidos no mercado brasileiro. O preço divulgado pela marca japonesa, deve ser mais que os R$ 211.990 pedidos pela Evolution "convencional".
Acabamentos em fibra também estão presentes na parte interna nos bancos, volante, colunas, detalhes das portas, console central e a cobertura do painel de instrumentos. O veículo ainda vem equipado com sensores automáticos de chuva e farol, ar condicionado automático e kit multimídia Power Touch, com GPS em português e mais de 1.250 cidades mapeadas, DVD, CD player, rádio AM/FM, conexão USB e controle para iPod e Bluetooth, além de Isofix nos bancos traseiros, que facilitam a fixação das cadeirinhas infantis.
Debaixo do capô o LancerEvolution vem equipado com motor em alumínio MIVEC 2.0 litros turbo e tem 16 válvulas com intercooler, que garante uma potência de 295 cv e 37,3 kgfm de torque. O carro ainda vem com tração integral, que permite a opção entre três diferentes tipos de operação: asfalto, terra e/ou piso molhados e lama e/ou pisos escorregadios.
O modo de condução do veículo também pode ser alterado. O motorista tem à disposição três modos de operação: Normal, Sport e Super Sport. O modo Normal é para ser usado no dia a dia, na cidade, onde as trocas são feitas no tempo certo, sem exigir muito do motor. A Sport é para ser usada em situações de velocidade um pouco maior, em estradas, por exemplo, já que as trocas de marcha são feitas com rotações mais altas. A Super Sport é para situações de alta velocidade, em autódromos e pistas próprias para competição. Nesse modo, o motorista poderá experimentar ao extremo tudo o que o LancerEvolution proporciona, já que as trocas de marcha são feitas em altíssima rotação.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mesmo sem pódio, AEA se destaca em desafio

O Clube Recreativo Dom Pedro II, localizado em Conselheiro Lafaiete, foi palco do Desafio RJ X MG Futebol 7, organizado pela  Confederação de Futebol 7 do Brasil. A competição foi realizada entre 2 a 4 de novembro e levaram  cerca de 3 mil torcedores para a arena.
O Flamego-RJ ficou em primeiro lugar, o atletas do clube  Dom Pedro II ficaram em  e segundo lugar e o Botafogo –RJ na terceira colocação do pódio.   Os atletas da AEA se esforçaram bastante, porém os jogos estavam disputadíssimos.


Casal comemora Bodas de Ouro

 "Até que a morte nos separe", foi essa frase que o casal Adiar Longuinho de Miranda e Maria Martins de Miranda disseram um para o outro, quando se casaram em 1962, na cidade de João Monlevade.  Naquele dia, ainda jovens, eles nem imaginavam tudo que iram passar juntos, queriam apenas ser felizes. Hoje,  eles se tornaram símbolo de vida para muitas pessoas que estão se casando agora e querem um casamento duradouro.

Por isso, no dia 27 de outubro, eles se reuniram, de novo, numa igreja, desta vez com filhos netos, parentes e amigos para celebrar uma missa de ação de graças pelos 50 anos de casamento. 
Em seguida houve uma recepção para mais de 200 convidados. Por ser uma data tão importante, vieram parente de Teófilo Otoni, Governador Valadares, João Monlevade e Nova Era.
Quando eles se conheceram ele tinha 20 anos e ela apenas 16. Hoje, Admar tem 71 anos e Maria 65. “O segredo da convivência é o respeito. Sempre conversamos muito. Se tem um problema, a gente senta e conversa”, diz Admar.  Maria concorda “Nenhum dos dois pode falar mais alto do que o outro, em vez de brigar é melhor conversar”, diz.
Durante todos esses anos, o casal teve quatro filhos, Sidney, Samuel, Alison e Silvana, que faleceu, mas continua presente em nossos corações.  Hoje, eles desfrutam a alegria de ter três netos.


BR-040 será privatizada em 20 de janeiro de 2013 e terá 11 pontos de pedágio

Diante da enxurrada de críticas que vem recebendo por sua ineficiência, o governo está tentando reagir. Finalmente, o Ministério dos Transportes aprovou o Plano de Outorga para a privatização do trecho da BR-040, que liga Brasília a Juiz de Fora.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de novembro. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trecho deverá estar duplicado até o quinto ano de concessão. A rodovia, que tem 936,8 km de extensão, será concedida à iniciativa privada pelo prazo de 25 anos e tem previsão de investimentos de R$ 6,6 bilhões neste período e mais R$ 2,3 bilhões em manutenção.
O Plano de Outorga aprovado pelo Ministério dos Transportes é a proposta  que detalha como será o sistema de exploração da rodovia, feita com base em estudos técnicos e econômicos, valor do pedágio a ser cobrado dos usuários, os investimentos e obras previstos. A ANTT, que fez esses estudos, é o órgão do governo responsável pela administração da rodovia que será transferida para exploração pela empresa privada que vencer o leilão da BR-040, previsto para 20 de janeiro de 2013. O edital definindo as regras para a participação nesse leilão será publicado no dia 20 deste mês.
Com a privatização, a tarifa de pedágio será cobrada a partir do 19º mês do contrato. Serão instaladas 11 praças de pedágio ao longo da rodovia: Cristalina, em Goiás, e Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Canoeiras, Felixlândia, Curvelo, Sete Lagoas, Nova Lima, Carandaí e Juiz de Fora, em Minas. A tarifa de pedágio em cada praça será de R$ 4,22 (valor de janeiro de 2012).



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um exemplo para os negros de todo mundo

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi reeleito na quarta-feira, dia 7 de novembro e vai presidir o país por mais quatro anos. Obama venceu o republicano MittRomney. Com muita dificuldade de falar, devido estar emocionado, ele disse para o povo em seu primeiro discurso depois de eleito, que o melhor está por vir.
Obama parabenizou o candidato republicano, MittRomney, e seu candidato a vice, Paul Ryan, pela campanha limpa e honesta que fizeram. Também fez uma declaração de amor à primeira-dama, Michelle, e às filhas, Sasha e Malia, e também agradeceu a sua equipe de campanha.
Para mim, ele é um exemplo para os negros de todo o mundo. Ele tornou-se o primeiro residente negro do país ao assumir o cargo em 2009 e agora foi reeleito. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2009, supervisionou o fim da guerra do Iraque e tem trabalhado para retirar as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão até janeiro de 2014. Obama também aprovou a missão, em 2011, que matou o fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.
Primeiro editor negro da revista Harvard Law Review, cursou a Escola de Direito de Harvard depois de frequentar a Columbia University para seus estudos de graduação. Obama nasceu no Havaí, filho de pai queniano e de mãe branca do Kansas.
Teve sérios obstáculos para aprovar alguns de seus projetos de lei desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Deputados em uma mudança de liderança em 2010 alimentada pelo surgimento do movimento conservador TeaParty.
Nos quase quatro anos de governo, Obama não conseguiu cumprir grandes promessas da campanha anterior, como o fechamento da polêmica prisão de Guantánamo, em Cuba, onde estão suspeitos de terrorismo. A reforma no sistema de saúde americano ainda gera divisões. O presidente também é questionado por republicanos descontentes com o posicionamento dos Estados Unidos diante da crise na Líbia – onde quatro funcionários de um consulado americano foram mortos em ataque terrorista – e nos países do Oriente Médio.
Sinceramente espero que ele tenha muito sucesso neste segundo mandato.

domingo, 18 de novembro de 2012

Social

 Parabéns Vanessa Vanessa de Paula Coelho Aquino comemorou seus 15 anos em alto estilo. Ela reuniu as pessoas mais importantes de seu círculo de amigos numa missa de ação de graça na igreja São José Operário, no dia 27 de Outubro. A celebração foi presidida pelo padre Geraldo. Sua mãe Marlene Coelho Aquino estava muito feliz. Parabéns para você.




Parabéns aos noivosEm grande estilo, Fernando e Lucinéia se casaram na igreja Nossa Senhora das Graças, em Catas Altas, no dia 20 de novembro. Vale ressaltar a agradabilidade e beleza do ambiente, a qualidade dos serviços e a boa música. Os pais dos noivos expressaram sua felicidade e agradecimento com a presença dos parentes e amigos. Desejamos a vocês muitas felicidades







Que seus sonhos se realizem Rosimeire e Evaldo se uniram pelo enlace matrimonial no dia 20 de outubro, em Senhora de Oliveira. Um casamento inesquecível. Aos noivos desejamos muitas felicidades. Que todos os sonhos que compartilharem se tornem realidade. Que esta nova vida seja só de amor, paz e alegria.