Mostrando postagens com marcador Matérias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Matérias. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Será que população será beneficiada com novo IPTU já em 2015?

Prefeita Cida Campos
  Poderá ser definido o destino de mais de três mil famílias de Ouro Branco na Câmara Municipal. Existe a possibilidade de que o Projeto de Lei da Prefeitura que prevê o Novo IPTU entre em pauta, mais uma vez, ao longo dessa semana, por meio de uma reunião extraordinária.
  Caso o texto seja analisado e aprovado, na íntegra, da mesma forma que a Prefeitura encaminhou para a Câmara, até o dia 31 de dezembro de 2014, o Projeto valerá já em 2015 e os moradores que se enquadrarem no perfil de beneficiados poderão ir até a Prefeitura para requerer a isenção. O texto da Prefeitura prevê a isenção do IPTU para cerca de três mil imóveis residenciais.
  O texto criado pela Prefeitura de Ouro Branco estruturou a possibilidade de uma revolução inédita no setor tributário de Ouro Branco. A comunidade aguarda ansiosa pela decisão final sobre o Projeto de Lei. O texto segue a linha da justiça tributária e prevê que “quem pode mais, paga mais e quem pode menos, paga menos”.
  O Projeto de Lei aponta que todos os imóveis de até 50 metros quadrados de área construída, de padrão popular, sejam isentos de IPTU. Além disso, todos os aposentados com doenças incapacitantes serão beneficiados com a isenção.
Outra isenção é para o imóvel ocupado por vegetação de interesse público e utilizado pela comunidade como Parque Ecológico. O espírito desta regra é incentivar particulares, especialmente empresas possuidoras de grande espaço territorial, instituir parques ecológicos para utilização da comunidade.
  Além dessas isenções, outros imóveis terão o benefício: são os cedidos gratuitamente para uso do serviço público federal, estadual ou municipal; cedidos gratuitamente para uso de instituição sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública pelo município; cedidos gratuitamente para uso de instituição de ensino sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública pelo município; cedidos gratuitamente para uso de instituição ou sociedade sem fins lucrativos, que se destine a congregar classe de trabalhadores, visando promover a união dos associados, sua representação e defesa, elevação de seu nível intelectual ou físico, a assistência à saúde gratuita ou recreação; pertencente à agremiação desportiva, sem fins lucrativos, licenciada e filiada à respectiva federação a nível estadual, quando utilizado efetiva e habitualmente para o exercício de sua atividade fim; declarados de utilidade pública para fins de desapropriação, a partir da data da emissão ou efetiva ocupação definitiva pelo poder público e tombado em razão do seu valor histórico ou cultural.

  Os imóveis residenciais, cuja fachada e passeio estejam devidamente conservados, e tenham sido edificados de acordo com o Código de Obras e demais leis municipais terão um abatimento de até 10% do imposto devido. Os imóveis residenciais, de estilo colonial, inventariado, cuja fachada e passeio estejam devidamente conservados, terão um abatimento de até 50% do imposto devido.
  Por outro lado, foi criado o IPTU Industrial. A alíquota da residência continuará sendo de 0,15% e a do comércio continuará sendo de 0,20%, três vezes e duas vezes menos, respectivamente, do que a indústria, que terá a alíquota de 0,50% em 2015. Para residências e comércios, haverá apenas atualização na Planta Genérica de Valores de acordo com índice oficial do Governo Federal.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Eleitos os novos representantes do Conselho do Idoso

Várias entidades da sociedade civil e a prefeitura de Ouro Branco se uniram e realizaram a eleição para definir os representantes para compor o Conselho Municipal do Idoso (CMI). A eleição foi realizada na terça-feira, dia 22 de outubro, no plenário da Câmara e contou com a participação da comunidade, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Graças, vereador Charles Gomes e do tenente da 65ª Companhia da PM, André Resende. Abrindo o evento foi realizada uma palestra sobre a importância dos conselhos municipais e a importância da participação da sociedade na luta pelos seus direitos. Thaíse Seixas, coordenadora de Creas, explanou sobre “O papel do conselheiro.” Na sequência, foi iniciado o processo de escolha dos representantes das entidades. Para a moradora do Centro, Maria da Conceição Gregório Eugênio, 66 anos, a eleição foi importante. “Participo do Grupo Atividade há mais de 5 anos e sei da importância de nos unirmos. Procuro participar de todas as reuniões que dizem respeito aos idosos.” Elson Martins Soares, bairro Minas Talco, 67 anos, também gostou do resultado. “Foi uma reunião muito produtiva e pudemos entender nossos direitos e deveres. A eleição do Conselho e a união com as autoridades é fundamental na luta por nossos direitos.” A prefeita Cida Campos defende a bandeira das lutas sociais. “Nosso papel enquanto gestores é ouvir e acatar os pedidos de nossa população, sobretudo da terceira idade. Mas também, como cidadãos e seres humanos, devemos estar atentos à qualidade de vida de todos que sempre contribuíram e fizeram a história da nossa cidade e do país.”

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma semana de ciência, tecnologia e cultura

A 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura realizada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Branco terminou na última sexta-feira, dia 25 de outubro. As atividades aconteceram durante toda a semana e contou com exposições e mostras, que ficaram abertas a visitação pública no prédio do Instituto. A prefeita Cida Campos participou da abertura do evento, ocorrida na segunda-feira, dia 21 de outubro. Ela acompanhou a oficina de Maculelê com a apresentação da Acafro, mostras e oficinas, entre elas terapias alternativas com reick e acupuntura e da palestra da professora da UFSJ, dra. Kelly Torres Dozimel. “Professores, alunos e todos os envolvidos para o sucesso do evento estão de parabéns. Esse evento proporciona crescimento intelectual e social para todos os participantes. Nossa Administração fica feliz em fazer parte dessa ação,” alegra-se Cida. Além dela estiveram presentes também a secretária de Educação, Lúcia Helena Pereira Gomes, o secretário de Esportes, Nélison José Alves e a vereadora Nilma Aparecida da Silva. A prefeita e outras autoridades foram recepcionadas pelo diretor do IFMG, Luís Roque, pelos professores Wagner Sade e Rafael Marinho, que apresentaram toda a feira e os experimentos. O Instituto possui cerca de 270 alunos divididos em dois turnos. São ministradas aulas no Ensino Médio integradas aos cursos de Metalurgia, Informática e Administração. Na área de graduação são realizados os cursos de Administração, Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Informática. Há ainda os cursos técnicos subsequentes de Metalurgia, Informática e Administração. A Prefeitura de Ouro Branco apoiou a realização do evento dando suporte e enviando servidores para participar das oficinas e mostras. Segundo Luís Roque, diretor do IFMG, a intenção é melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos. “Essa é a segunda edição do evento e estamos felizes pelo fortalecimento de parcerias, entre elas a com a Prefeitura. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as possibilidades para nossos alunos”, explica. O aluno do 2º período de Engenharia Metalúrgica, Túlio Henrique, se mostrou empolgado. “O Curso está excelente e o evento servirá para nos mostrar o leque de opções que teremos no mercado de trabalho.” Elisa Chaves, da Herbalife, montou um estande sobre vida saudável e também gostou do Evento. “Ficamos felizes ao vermos a união de vários grupos e entidades da cidade para a formação de uma atividade como essa. Essa Feira está sendo um espaço muito produtivo e esperamos que nos próximos anos as parcerias sejam mantidas.”

terça-feira, 7 de maio de 2013

32ª Caminhada da Inconfidência bate recorde de participantes

O encerramento das comemorações oficiais da Semana da Inconfidência é uma tradição que este ano completou 32 anos e com a marca recorde de 1100 participantes na Caminhada da Inconfidência.
A Praça Tiradentes foi o cenário onde caminhantes de diferentes cidades: além de Ouro Branco e Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Ponte Nova, João Molevade e outros municípios mineiros tiveram seus representantes, que se uniram a moradores de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo para celebrar  e reviver a história do Brasil.
Organizado pela AEA, Associação Esportiva do Alto Paraopeba, o evento conta com uma estrutura robusta e um planejamento anual para que cada detalhe seja programado de forma a garantir a satisfação que faz com que as inscrições da edição seguinte sejam sempre concorridas.
Participaram da solenidade de abertura O Diretor Presidente da AEA Luiz Ney do Nascimento, Representando a Gerdau, o Diretor da Usina Ouro Branco, Antônio Pinto Segreto, e também a ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, atual integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da presidente Dilma Rousseff, e fundadora e presidente da Associação Caminhantes da Estrada Real. O evento contou ainda com a participação da prefeita de Ouro Branco Maria Aparecida Junqueira Campos, representando a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Vice-Prefeito Francisco Rocha Gonçalves e O vereador da Câmara de Ouro Preto, Roberto Leandro. E representando o Governo do Estado de Minas Gerais, o Sr. Hélio Márcio Campos, Vice-Diretor- Geral da Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, autoridades locais e estaduais do setor público e privado prestigiaram o momento da largada, em uma solenidade repleta de discursos que reforçaram a importância de reviver a história, promover a prática esportiva e admirar a exuberância do Meio Ambiente que faz do trecho entre Ouro Preto e Ouro Branco ser considerado o mais belo da Estrada Real.
 
 
 




domingo, 30 de dezembro de 2012

Amigos homenageiam Tio Mundinho e sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto

Cerca de um mês após a morte de Edmundo Pinto Filho, mas conhecido como Tio Mundinho, a família e amigos ainda se perguntam porquê. O homem, que tinha orgulho de ser ourobranquense e dedicou a sua vida à família e acompanhou  com vigor o desenvolvimento de Ouro Branco, faleceu no dia 7 de novembro, deixando cinco filhos, um neto e um grande exemplo de humanidade e cidadania.
Tio Mundinho tinha 86 anos, nasceu em 6 de junho de 1926, natural de Ouro Branco, onde viveu com sua família e amigos. Sua trajetória como ourobranquense foi marcada pelo seu envolvimento humano e político com o cidadão e o crescimento da cidade, tendo atuado como vereador por dois mandatos.
Foi político atuante, contribuiu para a educação em Ouro Branco, participando de projetos para a implantação da Escola de Ensino Especial e verbas para a Creche Maria Firmina, criou o projeto Ilumina e telefonia para zona rural. Lutou pela aquisição de instrumentos para Associação Artístico Musical Santo Antônio de Ouro Branco

Laura - Sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto morreu 31 de Janeiro de 2011, aos 75 anos. Ela era filho de Miguel Fernandes Torres (comerciante) e Maria de Aleluia Alves Tôrres (professora). Ela estudou no Colégio Providência, em Mariana e habilitou-se em Pedagogia, com especialização em supervisão, administração e inspeção escolar.

Ela também era natural de Ouro Branco e se casou com Edmundo Pinto Filho em 26 de julho de 1958. Iniciou sua carreira de educadora trabalhando para o serviço público do Estado de Minas Gerais, efetivando-se como professora primária em 1956, prestando serviços na Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva e na Escola Estadual Maria Auxiliadora Tôrres, aposentando-se neste cargo.

Exerceu também a função de supervisora pedagógica na Escola Estadual João XXIII e Escola Estadual José Brás dos Reis (CESEC). Participou do processo seletivo do Estado de Minas Gerais para  Diretores  e administrou a Escola Estadual João XXIII de 1991 a 1993. Aposentou-se em  2004. Aposentada, prestou serviços comunitários no Lar dos Idosos  e Creche Semente de Luz.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ouro Branco fez 59 anos

O aniversario de 59 anos da emancipação política de Ouro Branco foi comemorado de forma intensa pela população. A prefeitura programou uma série de atividades para agradar a todos.
No sábado e domingo houve as finais dos campeonatos de futsal e Master e Sênior do Alto Paraopeba, além do encontro de Folia de Reis. A programação se estendeu pela segunda, terça e só terminou na quarta-feira, dia do aniversário da cidade.
Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, feriado, os moradores puderam prestigiar, ao longo do dia, uma série de atividades sociais e recreativas. Entre elas, exposição dos veículos e máquinas adquiridos pela prefeitura, inauguração do bairro Campo Novo, missa de Ação de Graças pelo aniversário de Ouro Branco; entrega e bênção das 60 casas aos seus proprietários.
Além da tarde de lazer para as crianças, inauguração da academia ao ar livre na avenida Marisa Mendes, início do Natal de Luzes e do Presépio Municipal na praça Santa Cruz, além da partilha do bolo comemorativo do aniversário. A programação foi encerrada com um show da consagrada sambista Alcione, que foi realizado na quarta-feira 12 de dezembro, feriado em Ouro Branco, na Praça Santa Cruz.
A cidade de Ouro Branco é considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais, para se ter uma ideia a construção da igreja matriz de Santo Antônio data de 1717. A cidade era distrito de Ouro Preto, mas foi emancipada, ou seja, tornou-se município independente somente em 1953.
A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.

Serra de Ouro Branco está ameaçada

A população de Ouro Branco deve se organizar e mostrar para os deputados estaduais que não está satisfeita com o Projeto de Lei 3405/2012, que dispõe sobre a remarcação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco. Os interessados podem se manifestar de várias formas, entre elas o email, pelo telefone (31) 2108-7240. Além disso, podem também se manifestar por meio das redes sociais.
Projeto de Lei 3405/2012 é do deputado Célio Moreira (PSDB) e altera a delimitação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco prevista no projeto original no qual foi embasado o decreto 45.180 em 2009 de criação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Na ocasião foi definida uma área de 7.520,7888ha, sancionado pelo então governador Aécio Neves (PSDB).
O deputado se justifica argumentando que até o momento não houve a criação efetiva do Parque, tampouco ajuizamento de ações judiciais necessárias à desapropriação de imóveis que virão a integrá-lo, assim como os proprietários não foram indenizados. A região do Parque se encontra em estado de abandono, sujeita às intempéries climáticas, incêndios, queimadas e devastação.

Vale ressaltar que o parecer do Instituto Estadual de Florestas (IEF) é contrario a proposição do projeto e ainda assim a comissão de meio-ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável ao projeto. 
Várias lideranças políticas da cidade já estiveram essa semana em Belo Horizonte para discutir a situação e encontrar saídas para que essa PL não seja aprovada.
A vereadora Nilma publicou em seu facebook, que esta indignada com o fato, que aconteceu depois de tantas lutas coletivas e de uma intensa mobilização popular e da constituição do parque a cidade de Ouro Branco que tanto esperou esteja preste a sofrer este golpe. “A importância que tem o parque extrapola as questões municipais, pois sua importância atinge os interesses do país e do planeta, devido a rara vegetação que este abriga”, diz.
Segundo ela, outro agravante caso este projeto seja aprovado é que o Estado estará abrindo um precedente para que haja situações de degradações em outros parques e reservas ambientais.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Grupo Nunes doa carro para a Asfa

O Grupo Nunes doou um veículo Saveiro semi-novo para Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa).  O veículo será utilizado para viabilizar um melhor serviço á comunidade.

De acordo com o gerente da entidade, Euclides de Souza Vieira, o veículo chegou na hora certa. “O outro veículo está na oficina há vários dias. A Asfa teve que alugar um veículo para honrar os compromissos e estava pagando R$ 100 de aluguel por dia”.
A Asfa é uma entidade que se baseia no princípio de que a promoção humana é feita por meio da capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.

A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar Nossa Senhora do Amparo, Projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico.

Grupo Nunes – O Grupo Nunes, que reúne quatro empreendimentos e é considerado um dos mais sólidos em sua área de atuação. Atende aos segmentos siderúrgico, têxtil, de mineração e cimenteiro.

Sesi promove rua de lazer

O Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou no dia 24, uma Rua de Lazer e Artes literária na praça de eventos de Ouro Branco. Muitas crianças participaram de brincadeiras como cama elástica, pula-pula, oficinas diversas, além de jogos recreativos. 
De acordo com Luiz José Correadi, gerente do SESI de Ouro Branco, o objetivo da atividade era mostrar para a comunidade em geral, o que é o processo educacional do órgão. “Alem de tratar do pedagógico a gente trata do social, isso tudo alinhado com a saúde”, disse. 
O Sesi é uma instituição que visa o atendimento a indústria, aos industriários e também a comunidade. “O órgão oferece bolsa de estudo para os filhos dos industriários, que podem chegar até 70% do valor da mensalidade”, afirma. Hoje, a instituição, atende crianças desde o maternal, até o quinto ano do fundamental. “Para se ter uma ideia, o Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para todo o aluno”, completa.
Para atender todas essas crianças, o espaço físico da unidade de Ouro Branco está em reforma que visa melhorias na sua infraestrutura. Em breve será inaugurada uma quadra poliesportiva oficial coberta, também haverá intervenções na pavimentação asfáltica das ruas que dão acesso a unidade. 
A unidade do Sesi, em Ouro Branco ganhou o 1º Prêmio Germinar de Educação Ambiental em 2011.Uma estação meteorológica, que possibilita aos alunos, a  pratica do controle do tempo foi o prêmio recebido.
Além da educação regular, o Sesi oferece também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do tele-curso que funciona não só para a comunidade mas também para a industria.
Além disso, oferece de cursos direcionados para o foco familiar, como renda e orçamento familiar, gestão do controle de saúde. Na área de medicina, do trabalho que oferece atendimento a indústria, o Sesi oferece cursos de ginástica laboral que atende também a indústria e se necessário a comunidade, com capacidade para atender 250 alunos.
Havendo demanda para cursos de corte e costura, corte de cabelo e tratamento facial, a instituição tem condições para atender.
Serviço: Em Ouro Branco, a unidade do Sesi fica na Estrada da Fazendinha S/Nº  - Bairro 1º de Maio. Telefone: 3742-2552.




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Criminosos explodem três caixas eletrônicos em Ouro Branco

 Bandidos atacaram máquinas do Bradesco, Santander e Branco do Brasil de uma só vez, em Ouro Branco.  O crime aconteceu na madrugada de 26 de novembro. Cerca de seis assaltantes danificaram três terminais na avenida Marisa Mendes, no bairro Siderurgia. O grupo chegou por volta de 4h15 e instalou dinamites nos terminais. Eles detonaram e conseguiram acessar gavetas de dinheiro nas máquinas do Bradesco, Santander e Banco do Brasil.
Os caixas eletrônicos dos bancos do Brasil e Bradesco, apesar de terem sido danificados, não tiveram violados os compartimentos de dinheiro. O caixa eletrônico do banco Santander foi totalmente violado, mas segundo o gerente da agência, não havia dinheiro.
Os três caixas ficam em cabines instaladas na avenida para facilitar o serviço à população. De acordo com a PM, esse é o primeiro ataque no tipo na cidade. A perícia técnica compareceu no local, onde foram recolhidos e apreendidos próximo aos caixas danificados duas alavancas de ferro usadas pelos marginais e uma lanterna de cor preta fragmentada.
Militares fizeram rastreamento, na tentativa de prender os envolvidos no crime. O rastreamento foi facilitado pelas imagens do monitoramento do sistema de câmeras Olho Vivo, que mostrou um Palio de cor metálica prata, com vários ocupantes, subindo a avenida com os faróis apagados, após a explosão.
O Palio, juntamente com o Corsa vinho foi interceptado quando estava na próximo ao posto de combustível da avenida Maria Firmina, mas não obedeceram a ordem de parada dos policiais.
Os veículos pararam próximo ao acesso ao hospital FOB e um dos ocupantes do veículo Pálio efetuou um disparo de arma de fogo em direção a uma das viaturas. Ninguém foi atingido. Após os disparos o veículo Pálio seguiu pela MG 443, sentido rodovia BR 040 e o veículo Corsa  realizou uma conversão e seguiu sentido bairro 1º de Maio.
Com a ajuda Polícia Rodoviária Estadual, foi descoberto que um motociclista que estava uma motocicleta de cor preta, placa HBB-9402/BH, na rodovia, próximo a localidade de Lobo Leite, também estava envolvido no crime. Segundo a polícia, o condutor da moto e seus companheiros queimaram o veículo Pálio, que outros foram vistos transitando em um veículo Corsa de cor vinho.
Segundo dados da polícia, o condutor da moto, tem 26 anos e possui passagens pela justiça por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e outros crimes, o qual reside na Vila Pinho, Belo Horizonte.
A policia militar informa que mandados de busca e apreensão e prisão temporária para todos os suspeitos identificados já foram requisitados.

PM inaugura posto de atendimento

A Polícia Militar em parceria com a AEA inaugurou na última terça-feira, dia 27 de novembro, um posto de atendimento a ocorrências no bairro Primeiro de Maio. O posto funcionará na AEA, na avenida Conselheiro Lafaiete.
Como o local onde funciona o posto foi cedido pela AEA, e por isso as chaves foram pelo Luiz Ney do Nascimento, presidente da AEA, ao comandante da 65° Cia, o Capitão Luiz Jorge Coelho.
Estavam presentes na cerimônia de inauguração, José Francisco das Graças, presidente da Associação dos Moradores do Bairro 1° de Maio; capitão Luiz Jorge Coelho, comandante da 65° Cia da PM; Juarez Lima Couto, diretor do Clube 1° de Maio; a vereadora Branca de Castilho; Allisson dos Santos, diretor administrativo e José Alfredo Marotta, diretor de Planejamento e Obras.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Padaria e Confeitaria Santa Gula já se tornou tradicional na cidade


Situada na avenida Ouro Preto, 321, bairro Primeiro de Maio, a Padaria e Confeitaria Santa Gula, que está em funcionamento há um mês, se tornou a preferência do público não só do bairro, onde se localiza mas também de toda Ouro Branco, além de pessoas de outras cidades.
Muito moderna para os conceitos atuais de mercado, a padaria conta com grande variedade de queijos, frios, e lacticínios. Na parte de confeitaria, a Santa Gula também não deixa por menos, o cliente tem a oportunidade de fazer encomendas de bolos para aniversários, salgados, bolos bombons, tortas, doces, patês.
A padaria oferece uma linha de doces exclusivos e 100% artesanal. Cada barra de doce tem 50 a 100 quilos. “Todos os produtos são fabricados aqui, sem glúten e não levam gordura trans. Tudo 100% natural”, explica a proprietária Mailsa Licas.

Tudo sem descuidar do tradicional cafezinho, que está sempre quentinho, sem deixar faltar o expresso, capuchino e uma linha de sucos naturais como açaí, acerola, manga, goiabada.  Em dezembro, será servido refeições, o famoso pão com lingüiça e uma linha especial de sanduíches.
Contudo seu maior diferencial é a qualidade dos produtos e o atendimento que é uma referência entre a população. Para proporcionar maior conforto para os clientes, a padaria conta com uma área de vendas de 250 metros quadrados e 16 funcionários treinados para oferecer sempre o melhor e surpreender o cliente.
A padaria fica aberta todos os dias de 6h ás 20h, telefone: (31) 3741-6537.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Morador de Cristiano cultivava maconha em casa

Um morador de Cristiano Otoni está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de cultivar a planta “cannabis sativa”, mais conhecida como maconha, e também de realizar tráfico de drogas e em sua residência, na rua Raul Maciel, bairro Pinheiros.

Segundo os policiais a planta estava sendo cultivada dentro de uma garrafa pet e estava no fundo do quintal da residência.

A polícia chegou até o local, por meio, de denúncia anônima, de que o suspeito estaria traficando drogas em sua propriedade, e que diversas pessoas, inclusive de outras cidades da região, estavam se deslocando até a casa do denunciado para adquirir drogas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUTSAL FEMININO DE OURO BRANCO CONQUISTA O 3º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DOS JOGOS DE MINAS

A Etapa Estadual dos Jogos de Minas (antigo JIMI) aconteceu em Juiz de Fora, entre os dias 14 e 18 de novembro. O Município de Ouro Branco foi representando pelo Futsal Feminino, que estreou no dia 14/11 contra a equipe de Ipatinga. Logo na estreia, contra a forte equipe de Ipatinga, as atletas de Ouro Branco venceram pelo apertado placar de 5 x 4. Nossos gols foram marcados por Denise, duas vezes, e por Lorraine, Jô e Poliana.
O segundo jogo foi ainda mais difícil para as nossas atletas. Ouro Branco encontrou adversário duro de vencer e acabou empatando com a equipe de Juiz de Fora pelo placar de seis gols para cada lado.  Denise foi destaque da nossa seleção, marcando 3 gols. Lorraine também jogou muito bem e marcou duas vezes. A jogadora Dani também balançou as redes e deixou o seu.
No terceiro jogo da fase classificatória o adversário foi Uberaba. Precisando fazer grande saldo de gols, nossa equipe entrou em quadra para confirmar o favoritismo e alcançar seu objetivo: venceu pelo placar de 19 x 4.  Contra Uberaba, Calefa foi a atleta que mais se destacou em nossa seleção, marcando 5 gols. Os outros gols foram marcados por Poliana (4), Denise (3), Dani (3), Jô (2), Tatiane (1) e Lorraine (1).
No ginásio do Tupynambás FC, pelas semifinais, Ouro Branco enfrentou e perdeu por 0 x 6 a partida contra a forte equipe de Governador Valadares, favorita ao título em 2012 e campeã do ano passado. Contudo, no domingo, 18 de novembro, na disputa pela medalha de bronze, Ouro Branco venceu a equipe de Muriaé pelo placar de 7 x 3, cujos gols foram marcados por Denise (2), Cátia (2), Jô (1), Lorraine (1) e Dani (1).
A seleção de Ouro Branco foi composta pelas atletas Adriana Costa, Ana Daniela (Dani Diva), Calefa Siqueira, Cátia, Denise, Jô, Carol Nasta, Tatiane, Poliana, Lorraine e Dayane. O técnico foi Ricardo Pace, o auxiliar técnico, Geraldo Taveira.
A delegação de Ouro Branco ficou alojada na “Escola Normal”, no centro de Juiz de Fora. A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, em parceria com a Liga Ouro-Branquense de Futebol de Salão, apoiou a participação da equipe de Futsal Feminino de Ouro Branco em mais essa Etapa dos Jogos de Minas. O transporte, alimentação, medicamentos e todo o material necessário foram cedidos pela PMOB.


O Prefeito Pe. Rogério foi a Juiz de Fora prestigiar e incentivar as atletas de Ouro Branco. Afirmou ter ficado muito feliz com o desempenho da nossa equipe de Futsal Feminino, e parabenizou todas as nossas esportistas pela conquista da medalha de bronze. 
A atleta Ana Daniela Damasceno retribuiu o agradecimento ao nosso Prefeito: “Sem o apoio da PMOB não teríamos chegado tão longe nessa competição. Nós atletas só tínhamos que nos preocupar em jogar. O apoio da Prefeitura foi importante para que tivéssemos bom desempenho na competição” declarou.
Segundo o Professor Pace, “sem o apoio total da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, nunca conseguiríamos obter resultados tão expressivos em competições importantes como esta. Ouro Branco nunca havia tido uma equipe adulta, de qualquer modalidade coletiva, participando de competições federadas, tornou-se possível agora com a equipe feminina de Futsal. Esta conquista só foi possível graças ao apoio financeiro e ao incentivo da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, que viabilizou por dois anos consecutivos a nossa participação”.
A Secretária de Esportes e Lazer, Calefa Siqueira, parabeniza as atletas e a comissão técnica pela conquista. Parabeniza também a Prefeitura Municipal pelo total investimento realizado nesses oito anos em benefício ao esporte em Ouro Branco, e por acreditar que o esporte é importante para o desenvolvimento social do nosso Município.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Associação de Cultura Afro Descendente (Acafro) realizou na última semana, uma intensa programação para homenagear o dia Nacional da Consciência Negra, que foi celebrado no último dia 20 de novembro.  A programação contou com apresentações de teatro, capoeira e outras tantos em lugares fechados como também em praças, uma vez que a associação pretendia mostrar todos que a cultura negra faz parte da cultura do povo brasileiro.
Na quarta-feira, dia 20, foi apresentada uma peça de teatro, que mostrou ao público a vida de Calanga.  O objetivo era mostrar a todos que Calanga era um rei na cidade africana chamada Congo e foi trazido para o Brasil e depois para Ouro Preto como escravo. Aqui, ele ganhou o nome de Chico e hoje é conhecido como Chico Rei.  A peça foi organizada pela professora Letícia, coordenadora da oficina de teatro e apresentava no Colégio Cônego Luiz Vieira. Houve ainda apresentações no Colégio Levindo Lopes.
  A praça denominada Rotor e a avenida Mariza Souza Mendes, em frente ao Ouro Shopping, foram alguns dos lugares que a Associação escolheu para as apresentações em áreas livres. Nestes locais houve apresentações de capoeira, uma das tradições africanas mais disseminadas entre o povo.  “Os trabalhadores que vieram de outras cidades gostaram muito das apresentações, eles nem sabiam que a Acafro existe e gostaram muito de ver que gostamos, respeitamos e divulgamos a cultura negra”, explica Rondinele de Azevedo, vice-presidente da entidade.

De acordo com ele, o dia Nacional da Consciência Negra é um dia marcado pela luta contra o preconceito racial e dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia da morte de zumbi. “O dia marca também uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história”, diz o vice-presidente.
 


SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA O CONFORTO NA CABINE

O Novo EcoSport foi projetado para que os passageiros se sintam confortáveis na cabine, combinando soluções inteligentes, tecnologias avançadas e materiais de alta qualidade. O conceito seguido na criação do seu interior foi o de uma "segunda casa", explica Édio Yamauti, engenheiro de Acomodação & Uso da Ford. 
Segundo ele, o Novo EcoSport foi pensado não só para o motorista mas para que todas as pessoas dentro dele possam utilizar as suas comodidades, em um ambiente prático e aconchegante. Isso pode ser notado nos seus 20 diferentes porta-objetos. O porta-luvas climatizado, com capacidade para seis latas de refrigerante, tem a capacidade de manter as bebidas que já estejam geladas durante uma viagem longa.
Os porta-garrafas nas portas, tanto do lado do passageiro como do motorista, acomodam vasilhames de até 1,5 litro. As portas traseiras também têm compartimento para garrafas de até 600 ml. "O compartimento tipo gaveta embaixo do banco do passageiro permite guardar um laptop ou um tablet", destaca Yamauti. "Há também porta-copos e porta-cartões no console central e um porta-óculos no teto."

Flexibilidade

O console central traz uma entrada auxiliar e um ponto USB para a conexão de dispositivos eletrônicos ao sistema de som do veículo. Além do ponto de energia no console dianteiro, o Novo EcoSport tem um segundo ponto na região do banco traseiro que permite ligar equipamentos como DVD ou videogame.
"Para famílias que têm crianças, isso é muito interessante em viagens longas", diz o engenheiro. "Esse ponto também pode ser usado para ligar um aspirador de pó manual, por exemplo, para limpeza do porta-malas e dos bancos traseiros, com fácil acesso."
O banco traseiro com regulagem do encosto em quatro posições traz flexibilidade para ampliar o espaço de carga ou o conforto dos passageiros. Ele também pode ser rebatido na proporção de um terço, dois terços ou totalmente, aumentando de 362 litros para 705 litros o espaço no porta-malas para bagagem.
"Ver o entusiasmo das pessoas pelo Novo EcoSport, depois de ter participado da sua concepção desde os estágios iniciais até a produção, é a melhor sensação do mundo, porque você sente que o seu trabalho foi recompensado", completa o especialista.
 

domingo, 25 de novembro de 2012

Voluntários da Gerdau beneficiam 540 alunos de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco em outubro

Durante o mês de outubro, a parceria entre a Gerdau e a Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo, beneficiou cerca de 540 alunos nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. Por meio da atuação de 36 colaboradores voluntários da Gerdau, alunos da Escola Municipal Meridional e Escola Estadual Monsenhor Horta, em Conselheiro Lafaiete, e os alunos da Escola Estadual Iracema, em Ouro Branco, participaram dos programas Nosso Planeta Nossa Casa, As Vantagens de Permanecer na Escola e Vamos Falar de Ética.
O programa “Nosso Planeta Nossa Casa” busca conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do planeta. O objetivo é formar multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais, por meio de discussões orientadas, exercícios, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente de aprendizagem didático e interativo. Já o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, reforça com os alunos a importância de não interromperem os estudos, reforçando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. A capacitação envolve jogos interativos, análises de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e debates.
Durante o programa “Vamos Falar de Ética”, voltado para alunos do ensino médio, os voluntários buscam conscientizá-los sobre a importância de uma conduta ética na vida pessoal e profissional. O objetivo é desenvolver nos jovens um senso crítico quanto a consequência de suas atitudes na sociedade. Todos os programas foram realizados pelos colaboradores voluntários da Gerdau, reforçando o compromisso da Empresa com a busca pela qualidade na educação pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vitória nos pênaltis garante OBEC nas quartas de final contra do Cruzeiro



A escolinha de futebol do OBEC jogou contra o Santa Tereza e o Riachinho em BH e em Contagem. As partidas foram realizadas em dois campos alagados e com muito barro que não tinham as mínimas condições de jogo. Com muita dificuldade a categoria fraldinha (2001) venceu nos pênaltis o Riachinho e se classificou para as quartas de final contra o Cruzeiro na Toca da Raposa. A categoria dentinho perdeu por 1 a 0 para o Santa Tereza e se despediu da competição. 
Campo sem a mínima condição de jogo, alagado e com muito barro foi a cena encontrada pelos atletas da categoria dentinho (2002) do OBEC no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. Debaixo de uma chuva fina e com muitos desfalques a equipe de Ouro Branco mesmo jogando melhor não conseguiu segurar o Santa Tereza e perdeu o 1 a 0. O gol saiu após uma cobrança de escanteio em que a bola ficou presa na possa d’água e acabou entrando do bate e rebate.
No domingo, após uma pancada de chuva que alagou o campo e de um empate dramático no tempo normal contra a equipe do Riachinho em Contagem-MG pela fase oitava de final do Campeonato Mineiro IMEF 2012, a categoria fraldinha (2001) do OBEC venceu nos pênaltis por 3 a 2. Com os nervos à flor da pele os atletas Bernard e Wendel do OBEC desperdiçaram as cobranças e acertaram a trave. Os erros da equipe de Ouro Branco foram compensados com três erros da equipe do Riachinho. Confirmaram a vitória e a classificação os gols de pênaltis dos atletas Willian, Gabriel Nunes e Pedrinho.
Assim como a equipe de Ouro Branco, as equipes do Vasco e Flamengo de Divinópolis que enfrentaram o Riachinho nas categorias 2000 e 2003 reclamaram bastante das condições do campo em Contagem. Os dirigentes das escolinhas visitantes solicitaram aos árbitros das partidas que constassem nas súmulas as péssimas condições do campo. Uma vergonha para a cidade de Contagem.

Lançada pedra fundamental da nova sede da ABE

A Associação Beneficente Evangélica (ABE) inaugurou no último, dia 3 de novembro, a pedra fundamental para a construção de sua sede. O evento contou com a participação maciça de sua diretoria e de alguns abençoadores da entidade, do vereador eleito, Nenem da Vina e Eli Martins.
 A ABE é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de novembro de 1984, tendo completado neste mês 28 anos. Os responsáveis pela entidade estão construindo esse edifício porque atualmente, ela funciona em um espaço pequeno, cedido pela Igreja Assembléia de Deus, que fica no bairro Luzia Augusta. “Precisamos de um local amplo e permanente para podermos ampliar os projetos aumentando assim o número de atendimentos”, explica a presidente Leila Martins.
 O novo prédio terá três andares. Mas no momento será construído somente, primeiro andar por motivo de recursos, mas assim que possível será construído os outros dois andares. 
Somente para a construção do primeiro andar seriam necessários aproximadamente R$ 60 mil, como a associação não tem fundos suficiente, só foi realizado a base e o piso, por empreitada, e agora será feita a parte de alvenaria, tudo isso com doações e trabalho voluntário.  O primeiro andar deve ficar pronto até o início de 2013 para que seja executado os projetos previstos para o próximo ano.
 “Se Deus permitir, iremos trabalhar de acordo com o nosso estatuto que dentre muitos outros objetivos, nos permite fazer parcerias com especialidades médicas e odontológicas para atender a população”, completa.
 Como exemplo, ela cita um convênio que a entidade realizou com uma dermatologista que atendeu 59 pacientes gratuitamente e doou medicamentos dermatológicos. Entre outras ações que a ABE realiza estão é o curso de inglês, que será ampliado e o projeto da Fanfarra em parceria com a Associação “Amigos da Cultura”. A ABE também faz doação de cestas básicas e realiza também outras ações.
 Para completar a presidente ainda diz que a ABE tem muitos projetos para serem desenvolvidos, mas isso será feito de devagar, a entidade precisa do apoio dos empresários locais, pois sem parceria é impossível trabalhar. “Agradeço aos empresários que tem nos apoiado e também ao Jornal “O alto Paraopeba” que nos concede esta oportunidade de tornar conhecida à sociedade nossa Associação. Convido a todos para acessarem nosso facebook onde estamos postando as fotos de nosso trabalho”, finaliza.
 A ABE é presidida por Leila Martins e tem como vice-presidente, Judismar Sudré, os tesoureiros são Oliveiro Aleixo e  Ismael Maciel; os secretários são: Marciley Soares e Ivanize Bauer. O conselho fiscal é formado por Anderson Capato, José Antônio Nunes e Silas Paz.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reparo e Inspeção elétrica vence o campeonato

A equipe Reparo e Inspeção Elétrica foi o campeão do 5° Torneio de Futebol 7Society da Coqueria.  Ele venceu o baterias de coque por  dois a zero, durante um jogo emocionado. O Pátio de Carvão  venceu o Controle Térmico das Baterias, coqueria por cinco a um e garantiu o terceiro lugar no campeonato.
“A torcida estava animada, torceram com muito respeito e vibraram bastante com as jogadas”, disse o organizador do campeonato, Camilo Leles Coelho. De acordo com ele, a artilharia do campeonato ficou com  Alan José Gonçalves, da equipe Pátio Carvão, com 12 gols marcados. O goleiro menos vazado é Fábio Júnior de Paula, da equipe Reparo Elétrico, com apenas 4 gols sofridos. A equipe Reparo e Inspeção Mecânica foi considerada a mais disciplinada com 3 cartões amarelos. 
 Os jogadores que participaram são: Alex Tavares de Oliveira, Anderson Luiz de Sales Fidelis, Anderson Pereira Lopes, Edilson  Silverio da Silva, Fabio Junior de Paula, Jeanderson Adriano Bento, Junior Leandro de Assis, Leandro Sobral Cardoso, Lidiano Martins dos Santos, Osmar Cesar Puygcerver, Pablo Augusto de Miranda, Raffael Batista do Nascimento, Rodrigo Junior Morais, Samuel Teodoro de Araújo, Thiago da Silva Ponciano, Thiago Henriques da Silva, Thiago Thales Vieira, Darjan Ferreira Maia, Jenerson Michel da Silva Santos.