2ª Conferência Municipal de
Saúde Mental de Ouro Branco
Cerca de 150 pessoas participaram
da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental realizada pelo Conselho Municipal
de Saúde na última sexta-feira, dia 18 de março. Na oportunidade foram criadas
mais de 50 propostas que serão integradas as propostas da Comissão de
relatoria, que definirá quais delas vão para a Conferência Estadual e
Conferência Nacional. Também foram
eleitos os delegados titulares e suplentes para representar o município nas
conferências estaduais e nacionais.
A segunda edição da Conferência
contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria Municipal da
Saúde e Câmara Municipal. “A conferência é um espaço democrático para
discursões, resoluções e deliberações a efetivação das políticas públicas”,
explicou Maria do Carmo Guedes, no início dos trabalhos. Ela é Gerente da Saúde
Mental da cidade, que é mais conhecida como Carminha. A 1ª conferência Municipal
de Saúde Mental de Ouro Branco foi em 2010.
O evento contou com uma palestra
de Jamile Alves Pereira, Terapeuta Ocupacional da URSM de Congonhas. Foram
apresentados quatro eixos, em seguida foram criados grupos de discussão, que
debateram sobre o cuidado em liberdade
como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e
participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; política de Saúde
Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos
na Saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante
e pós -pandemia
A Conferência foi realizada no Auditório
Fernando de Oliveira Silva. Na mesa de trabalho estavam Maria do Carmo Guedes,
Gerente da Saúde Mental da cidade, Arthur Campos, Secretário de Governo, Dr.
Eduardo Sérgio Guimarães, Secretário Municipal da Saúde, Thalisiana Paiva,
presidente do Conselho de Saúde,
José
Irenildo Freires de Andrade, vereador e Presidente da Câmara Municipal e
Dr. Celso de M. Vaz, vice-prefeito de Ouro Branco.
Estiveram presentes também as
vereadoras Nilma Aparecida da silva e Valéria de Melo Lopes, além do vereador Warley
Higino Pereira, capitão Sandy comandante da 65ª cia da Polícia Militar, Orlando
cabo do corpo de bombeiros, representantes de entidades, educadores, servidores
e populares.
A Gerente da Saúde Mental de Ouro
Branco, explica que a na cidade a Saúde Mental hoje é composta pelo CAPSUM com
psicologia, psiquiatria, terapeuta ocupacional, enfermagem, técnicos de
enfermagem, artesã e assistentes sociais. O CEPRAC é um ambulatório infanto
juvenil com atendimento de até 18 anos, com a psicologia, fonoaudiólogia,
terapia ocupacional e psiquiatria.
No Hospital Raymundo Campos há leitos
de retaguarda com equipe multidisciplinar com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta,
psicólogo, assistente social, enfermagem, técnico de enfermagem e um psiquiatra
que fica de sobreaviso para atendimento nos finais de semana a nos horários em
que não tenha um psiquiatra no CAPS. Temos também um ambulatório com
atendimento ambulatorial, psiquiatria, psicologia.
“Atualmente existem 9.304
pacientes cadastrados somente no Caps e que foram atendidos. O que corresponde
a um quarto da nossa população. E na pandemia da COVID-19 houve um aumento
significativo o que podemos visualizar a continuidade deste aumento após a
pandemia”, finaliza a gerente.