terça-feira, 29 de março de 2022

 

Concurso de Desenhos 

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Ouro Branco, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural de Ouro Branco, lançam Concurso de Desenhos “Artistas de Ouro” para premiação de três vencedores em cada categoria (A1, A2 e A3) em desenhos artísticos que promovam a arte e a preservação do Patrimônio Histórico Cultural do Município de Ouro Branco.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril, diretamente na Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico, no Casarão da praça Santa Cruz- 168 Centro, em seus horários de atendimento de 8h às 17h, exceto Sábados e Domingos.

Outras informações: 39381022

maiores informações: https://www.ourobranco.mg.gov.br

quinta-feira, 24 de março de 2022

2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Ouro Branco


Cerca de 150 pessoas participaram da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental realizada pelo Conselho Municipal de Saúde na última sexta-feira, dia 18 de março. Na oportunidade foram criadas mais de 50 propostas que serão integradas as propostas da Comissão de relatoria, que definirá quais delas vão para a Conferência Estadual e Conferência Nacional.  Também foram eleitos os delegados titulares e suplentes para representar o município nas conferências estaduais e nacionais.

A segunda edição da Conferência contou com apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria Municipal da Saúde e Câmara Municipal. “A conferência é um espaço democrático para discursões, resoluções e deliberações a efetivação das políticas públicas”, explicou Maria do Carmo Guedes, no início dos trabalhos. Ela é Gerente da Saúde Mental da cidade, que é mais conhecida como Carminha. A 1ª conferência Municipal de Saúde Mental de Ouro Branco foi em 2010.


O evento contou com uma palestra de Jamile Alves Pereira, Terapeuta Ocupacional da URSM de Congonhas. Foram apresentados quatro eixos, em seguida foram criados grupos de discussão, que debateram sobre o  cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na Saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós -pandemia


A Conferência foi realizada no Auditório Fernando de Oliveira Silva. Na mesa de trabalho estavam Maria do Carmo Guedes, Gerente da Saúde Mental da cidade, Arthur Campos, Secretário de Governo, Dr. Eduardo Sérgio Guimarães, Secretário Municipal da Saúde, Thalisiana Paiva, presidente do Conselho de Saúde, José Irenildo Freires de Andrade, vereador e Presidente da Câmara Municipal e Dr. Celso de M. Vaz, vice-prefeito de Ouro Branco.

Estiveram presentes também as vereadoras Nilma Aparecida da silva e Valéria de Melo Lopes, além do vereador Warley Higino Pereira, capitão Sandy comandante da 65ª cia da Polícia Militar, Orlando cabo do corpo de bombeiros, representantes de entidades, educadores, servidores e populares.


A Gerente da Saúde Mental de Ouro Branco, explica que a na cidade a Saúde Mental hoje é composta pelo CAPSUM com psicologia, psiquiatria, terapeuta ocupacional, enfermagem, técnicos de enfermagem, artesã e assistentes sociais. O CEPRAC é um ambulatório infanto juvenil com atendimento de até 18 anos, com a psicologia, fonoaudiólogia, terapia ocupacional e psiquiatria.

No Hospital Raymundo Campos há leitos de retaguarda com equipe multidisciplinar com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermagem, técnico de enfermagem e um psiquiatra que fica de sobreaviso para atendimento nos finais de semana a nos horários em que não tenha um psiquiatra no CAPS. Temos também um ambulatório com atendimento ambulatorial, psiquiatria, psicologia.


“Atualmente existem 9.304 pacientes cadastrados somente no Caps e que foram atendidos. O que corresponde a um quarto da nossa população. E na pandemia da COVID-19 houve um aumento significativo o que podemos visualizar a continuidade deste aumento após a pandemia”, finaliza a gerente. 

 

Aprovado projeto que garante aos pacientes atendimento pós-covid

 

Sintomas persistentes e repercussão funcional pós-covid prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas

 


De autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Lan Andrade, foi aprovado, na sessão da Câmara desta semana, realizada no dia 15 de março, o Projeto de Lei nº 09/2022, que autoriza o Poder Executivo a garantir ao paciente que apresenta sintomas persistentes e repercussão funcional pós-covid acesso à assistência terapêutica integral no SUS no município de Ouro Branco. Segundo o autor, o projeto visa beneficiar pacientes com sequelas da doença, propiciando mais qualidade de vida para estas pessoas.

 


Cansaço, falta de ar, tosse, dor torácica, perda de olfato e paladar, dor de cabeça, tontura, alterações de memória, ansiedade e depressão são, segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas de pacientes recuperados da covid-19. Dados apresentados pela pasta apontam que de 30% a 75% dos pacientes que tiveram covid-19 apresentam esses sintomas após enfrentar a doença. O Governo Federal liberou R$ 160 milhões para os municípios e o Distrito Federal para que os gestores locais possam contratar novos profissionais, construir espaços de tratamento e adquirir materiais. O projeto aprovado

 


Na mesma sessão também foi aprovado o Projeto de Lei nº 14/2022, enviado pelo Executivo à Casa Legislativa, que dispõe sobre a ratificação da quarta alteração do contrato de constituição do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos - Ecotres aprovado em Assembleia Geral. O projeto foi tema de uma reunião que aconteceu na Câmara Municipal no dia 9 de março, quando, a convite da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, o sr. Luiz Cláudio Grossi, secretário executivo da Ecotres, esclareceu alguns pontos do projeto junto aos vereadores e servidores presentes. O vereador Warley Pereira, membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, lembrou da importância do trabalho das comissões, na análise dos projetos que chegam para votação na Casa Legislativa.

 

O Ecotres é um consórcio intermunicipal formado para dar destinação adequada aos resíduos sólidos, beneficia mais de 200 mil habitantes que vivem nos três municípios consorciados (Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco), além de atender a mais de 140 mil habitantes de outros quatro municípios conveniados. Fomenta o desenvolvimento sustentável na região, gerando emprego e renda, além de ter a finalidade de planejar e executar ações, projetos, programas e políticas públicas que visem o tratamento de resíduos sólidos no âmbito dos três municípios consorciados. A vereadora Valéria Lopes lembrou que o projeto veio para aprovação na Câmara pois trata-se de recursos públicos e, como tal, deve ser aprovado pelos vereadores.


Outros projetos


O Projeto de Lei nº 16/2022, que institui o Programa ‘‘Bom Pagador - IPTU’’ no âmbito municipal, de autoria dos gabinetes dos vereadores Imar Vieira e Leandro Souza, foi aprovado em primeira votação na sessão do dia 15. Ele seguirá para segunda votação na próxima sessão, pois teve emenda apresentada pela vereadora Nilma Silva. A vereadora parabenizou os autores de projeto, destacando que ele beneficia quem paga em dia. “Existem programas que beneficiam quem paga atrasado, como o Refis, e esse vem para beneficiar quem paga em dia, e este incentivo é muito importante”.


Os Projetos de Lei nº 17/2022, que autoriza o Executivo a instituir de forma temporária e em caráter experimental subvenção econômica para o subsídio tarifário do transporte coletivo urbano de passageiros no Município de Ouro Branco com isenção integral de tarifa para usuário denominado ‘‘tarifa zero’’, e nº 18/2022, que autoriza o Poder Executivo outorgar aos agentes da Defesa Civil gratificação de função no âmbito do município de Ouro Branco, foram retirados pelos seus autores para adequações. Já o Projeto de Lei nº 19/2022, que dispõe sobre a revisão geral e anual dos subsídios dos vereadores e a remuneração dos servidores da Câmara Municipal de Ouro Branco, teve pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes.


Os Requerimentos de nº 45 a 50 e 53 a 59/2022 foram aprovados na sessão, que também teve Moção de Pesar aos familiares do sr. Geraldo Gomes pelo seu falecimento apresentada.

 

Falas dos vereadores

 Em seus momentos de fala, os vereadores Valéria Lopes e Warley Pereira questionaram a demora do Executivo em responder os Requerimentos encaminhados pela Casa Legislativa. A vereadora Valéria disse que o pedido de dilação do prazo para resposta tem sido frequente e muitos retornos estão pendentes há muito tempo. Os mesmos vereadores reclamaram da demora da empresa que presta serviços à Prefeitura para realizar reparos na iluminação pública. Segundo a vereadora Valéria, são 185 solicitações não atendidas só em 2022 junto a empresa responsável.

 


O vereador Warley pediu ao Executivo, através de um Requerimento, um relatório sobre os serviços da empresa Vina na cidade, responsável pela limpeza urbana. A liberação do uso de máscaras também foi tema de debate. Segundo a vereadora Nilma, ela foi informada que Ouro Branco ainda não liberou pois há muitas crianças doentes e a cobertura vacinação deste público ainda é baixa.

 A vereadora Valéria retomou a eleição para o Conselho da Mulher, ocorrida no Fórum Municipal de Entidades realizado no dia 8 de março, e leu uma nota emitida pela União Brasileira de Mulheres (UBM) região Ouro Preto/Inconfidentes, em repúdio ao processo eleitoral para composição do conselho. O vereador Leandro Souza, líder do governo na Câmara, reiterou que o processo seguiu o regimento aprovado por todos os presentes no Fórum, o que esvazia as reclamações apresentadas.

 Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal: www.ourobranco.cam.mg.gov.br

terça-feira, 22 de março de 2022

 

Coluna de Pedro Chaves

Como você nomeia esse pássaro?


A foto da semana é de um canarinho, conhecido aqui em Ouro Branco como chapinha ou canário da terra. Em outros Estados, ele tem outros nomes. Em Santa Catarina, esse pássaro é conhecido como canário-da-horta, canário-da-telha e na Bahia é chamado de Canário-do-chão e no Ceará Canário-do-reino. Além disso seu nome científico traduzido para o idioma Português significa Pequeno amarelinho. Dedico ao amigo o Coronel Sergio Cardoso, sempre um grande admirador da ave e defensor da natureza.  

 Características – Ele tem 13,5 centímetros, pesa média 20 gramas e possui cor amarelo-olivácea com estrias enegrecidas nas costas e próximo das pernas. Asas e cauda cinza-oliva. A íris é preta e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada. As pernas são rosadas. A fêmea e o jovem têm a parte superior do corpo olivácea com densa estriação parda por baixo, com as penas e cauda e tarso quase enegrecidos, mas quando adultos assumem a coloração amarela. Com 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos já estão cantando, e levam cerca de 18 meses para adquirir a plumagem de adulto.

 Pelo seu lindo canto é frequentemente aprisionado como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o Ibama), mesmo tal ato sendo considerado crime federal pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

 Possui cinco subespécies reconhecidas, sendo duas brasileiras. A Sicalis flaveola brasiliensis, que  ocorre no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Machos com o alto da cabeça alaranjado brilhante, ultrapassando a região da órbita. Dorso oliva, com poucas estrias. Ventre amarelo brilhante. Asa marrom escura, com a borda externa das penas amarela. Cauda marrom escura, com as bordas das penas amarelas. Fêmeas e jovens com finas estrias na cabeça e no dorso, crisso amarelado. Um distinto colar amarelo estriado no peito, dividindo a garganta e o ventre, que são esbranquiçados. As fêmeas mais velhas tendem a ter o peito e o ventre mais amarelados, podendo lembrar a plumagem de machos.

 Os exemplares machos do Nordeste, em especial do PI, CE, RN, PB e PE, são de um amarelo mais forte e brilhante, com coroa vermelho-alaranjada e maior, dorso com poucas e finas estrias e levemente esverdeado (em vez de oliva). As fêmeas, além de serem também amarelas, possuem igualmente a mancha vermelho-alaranjada no alto da cabeça, embora menor que nos machos. Alguns estudiosos preferem tratar tal forma como uma subespécie distinta.

 Alimentação - Alimenta-se de sementes no chão. É uma espécie predominantemente granívora (come sementes). O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo, portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes. Ocasionalmente alimenta-se de insetos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.

 

Conselheiro Lafaiete inaugura Centro de Referência da Mulher


No último dia 8 de março foi inaugurado em Conselheiro Lafaiete o Centro de Referência da Mulher “Matilde da Silva Cruz”. O Centro de referência foi construído por meio de participação de recursos de emendas parlamentares do deputado Glaycon Franco (PV) e recursos da prefeitura municipal de Conselheiro Lafaiete, cujo prefeito Mario Marcus não mediu esforços para a concretização dessa necessidade do município.

A ideia do centro surgiu por iniciativa da vereadora Damires Rinarlly (PV), que procurou o deputado solicitando apoio para o desenvolvimento de políticas para proteção das mulheres no município. Glaycon determinou o envio do recurso e ajustou com o prefeito municipal a construção do centro.

O centro terá políticas para mulheres ameaçadas, já com direitos violados e, também, trabalhará com a prevenção para evitar a violência contra as mulheres. Em suas falas, tanto o deputado quanto o prefeito e a vereadora ressaltaram a importância do centro e a sua importância para a população. O Centro foi inaugurado nas proximidades da Delegacia da Mulher da Polícia Civil de Minas Gerais, para facilitar a logística.

A iniciativa faz parte de uma série de ações do deputado Glaycon Franco em defesa da mulher, que inclui, também, a transferência da Delegacia da Mulher da Polícia Civil para o local em que se encontra. Participaram da solenidade diversas autoridades locais.

Homenagem - O nome do centro é “Matilde da Silva Cruz”, que residia em São Vicente em Conselheiro Lafaiete sendo vítima de violência com seu assassinato em 2016. Foi cidadã prestante e desenvolveu um bom trabalho em favor das pessoas menos favorecidas.

Familiares de Matilde, que era mais conhecida como “Tidinha”, estiveram presentes e se manifestaram agradecendo a homenagem, por meio da fala emocionada de seu filho, Fábio Júnior da Cruz.

Projeto aprovado na CCJ - Na mesma data, o deputado Glaycon Franco conseguiu aprovar, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas o PL 3.201/2021, de sua autoria, que dispões sobre o acesso prioritário das mulheres vítimas de violência doméstica em programas de qualificação profissional e emprego, geridos e/ou financiados pelo Poder Executivo de Minas Gerais.

O parlamentar lembrou ainda que, muitas vezes, a dependência financeira à qual as mulheres são submetidas em suas vidas é uma das causas da violência. “As mulheres têm o direito à sua autonomia, independência, seja pessoal seja profissional, igualdade, dignidade, cidadania e respeito. É preciso quebrar esse tabu ainda imposto em nossa sociedade de que as mulheres são seres inferiores. Pelo contrário, são tão capazes quanto ou até melhores, principalmente em relação àqueles que as atacam”, finalizou.

 

 

Negritude em foco

Léa Garcia

Léa Garcia

Nascida no Rio de Janeiro, em 11 de março de 1933, Léa Lucas Garcia de Aguiar, conhecida apenas como Léa Garcia, foi criada pela avó materna desde os 11 anos de idade, após o falecimento da mãe. Como a avó trabalhava para uma rica e tradicional família carioca, Léa pôde estudar nos melhores colégios da cidade. Assim, pode Estudar e Sonhar em ser Escritora.

 Cinco anos depois, conheceu o Fundador do Teatro Experimental do Negro, Abdias do Nascimento, de quem se Tornaria a Terceira Esposa, com quem teve dois filhos e adquiriu um espírito militante contra a discriminação racial e de gênero, característica que marcou sua trajetória artística. Em 1952, Ingressou nesse, que foi a Primeira Grande Experiência Teatral Coletiva Negra, em Montagens Históricas como Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, Apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Perdoa-me por me Traíres, de Nelson Rodrigues; e Sortilégio, do próprio Abdias, que também Ocupou o Palco do Teatro Municipal paulistano.   Atuou em dezenas de Espetáculos Teatrais, 39 Novelas e 26 Filmes.                                                            

 Vencedora como Melhor Atriz por Dias Amargos, na Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 2006; Vencedora como Melhor Atriz, por Memórias da Chibata Festival de Gramado, e Vencedora como Melhor Atriz por As Filhas do Vento.  Foi Indicada ao Prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no Filme Orfeu Negro, Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 

sexta-feira, 18 de março de 2022

 

Cada rua de Ouro Branco tem um CEP específico


As zonas rurais e urbana da cidade de Ouro Branco passaram a ter CEPs por logradouro, ou seja, cada avenida, praça, rua, travessa e etc. passaram a ter CEPs específicos desde o dia 3 de março. Os novos códigos são entre os números 36.490-000 a 36.499-999.  Sendo que na urbana 36.490-000 a 36.497-898 e na área rural 36.497-899.

Considerando zona rural Olaria, Carreiras, Cristais, Campo Grande, Marimbondo, Cristalino, Água Limpa, Castiliano, Itatiaia, Morro do Gabriel, Fundão e outras localidades que se encontram fora da zona urbana da cidade de Ouro Branco.

Para você saber qual o CEP da sua rua, travessa ou avenida, digite o Link para busca de CEP: hH://buscacepinter.correios.com.br/app, depois clique em Busca CEP – Correios, digite o nome da sua rua. Vão aparecer os nomes de todas as ruas, travessas ou avenida no Brasil com o nome da sua rua, você vai localizar a rua e a cidade e encontrará o CEP da sua rua.