segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dicas para solicitar manutenções na iluminação pública

  A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Gestão Urbana, está intensificando os serviços de manutenção na iluminação pública. Para solicitar reparos ligar para o callcenter 0800 283 1020, para garantir o reconhecimento dos dígitos evite ligar em ambientes com ruídos ou próximo a pessoas com alto volume de voz, isso dificulta entender o que você fala e pode provocar interpretação errada do que você digita.
  Evite ligar de aparelhos com ruídos ou com teclas falhando: dificulta entender o que você fala e pode provocar interpretação errada do que você digita. Para evitar a queda das ligações, ao ligar de celular, evite locais com baixo nível de sinal. Pode provocar queda de linha, não reconhecimento do que você digita e o não entendimento do que você fala.
  Anote ou saiba ‘na ponta da lingua’ o endereço correto: bairro, rua, número da residência e referências mais próximas ao problema: se demorar muito tempo para responder, o CallVox interpreta que você desistiu da ligação e desliga.
  Não se distraia. Concentre-se no que a gravação solicita: O callVox. Irá repetir até três vezes as perguntas, caso você não responda, irá desligar. Para garantir o retorno das ligações: não Utilize Aparelhos Com ID Suprimido (Número Confidencial); não é possível retornar para um número desconhecido.
  Não ligue de empresas ou instituições com atendentes; atendente irá receber o retorno. Não você. Não ligue de telefone público; no momento do retorno outra pessoa poderá estar utilizando ou você poderá não estar por perto.
  Evite ligar de aparelhos fixos que várias pessoas utilizam. No momento do retorno outra pessoa poderá estar utilizando. Não ligue mais de uma vez seguida, mesmo que caia a ligação; o callvox estará tentando retornar nesse momento.
  Ligar apenas para 0800. Nunca para o número que retorna as ligações. O callvox não irá atender, pois dessa forma o cidadão pagará pela ligação. Também é possível realizar as solicitações de troca de lâmpadas e outros reparos/manutenções no sistema de iluminação pública pelo site: www.iluminacaopublica.net.br.

Nome sujo

  Tive a ideia de escrever esse editorial para alertar os proprietários de veículos que eles devem colocar a documentação de seus carros em dia, o mais rápido possível. A Secretaria de Estado da Fazenda anuncia que a partir de setembro vai inscrever os nomes dos devedores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A medida é usada pela primeira vez no estado, para conter a alta inadimplência no pagamento do imposto estadual. Segundo registros da Secretaria, são mais de 30 mil os mineiros em débito com o IPVA neste ano.
  Agora todo motorista que estiver em dívida ativa com o estado sofrerá essa punição logo depois de setembro. Com isso, se a pessoa quiser tomar crédito emprestado, estará com o nome sujo. Os contribuintes que tiverem seus débitos de IPVA inscritos em dívida ativa estarão automaticamente incluídos no Cadastro Informativo de Inadimplência em relação à Administração Pública do Estado de Minas Gerais (Cadin), sujeitos ao protesto cartorial para cobrança dos valores devidos, e à inscrição do nome no SPC.
  Tenho a impressão que toda essa inadimplência é fruto do incentivo à aquisição de veículos, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que vigorou nos últimos anos, cobra, agora, a fatura. Surpreendidos pela crise da economia neste ano, motoristas endividados no financiamento do carro tão desejado e com outras contas em atraso estão deixando de pagar o IPVA. Desde 2010, quando os descontos provenientes do benefício do IPI atraíam o consumidor, muitos brasileiros compraram veículos em planos de prestações a sumir de vista.
  Só para lembrar, desde 1º de julho o motorista de veículos com final de placas 1,2 e 3 que, ao ser abordado por autoridade policial, não portar documento de licenciamento do veículo relativo a 2015, é multado em R$ 191,54, e vai acumular sete pontos na carteira. O veículo é rebocado para um pátio, gerando, ainda, mais despesas para o infrator. Já o documento novo para aqueles veículos com final de placa 4, 5 ou 6 será cobrado a partir de 1º de agosto; proprietários com placas veicular com final 7, 8, 9 ou zero terão que estar regularizados a partir de 1º de setembro.

domingo, 9 de agosto de 2015

ANTT autoriza início da arrecadação do pedágio na BR-040

  A Via 040, concessionária que trabalha na modernização da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a arrecadação do pedágio a partir de 30 de julho. A operação será iniciada após 15 meses de investimentos em obras de modernização e recuperação da rodovia e da oferta de uma série de serviços aos usuários. Hoje (20/07), 10 dias antes do início da arrecadação das tarifas, 9 praças foram abertas em caráter educativo, com orientação aos motoristas e distribuição de material informativo. A tarifa básica do pedágio será de R$ 4,60.
  Inicialmente, 9 das 11 praças de pedágio começarão a operar no dia 30 de julho.  O início da operação das praças de pedágio 9 (Itabirito/MG) e 10  (Conselheiro Lafaiete/MG), previstas no contrato de concessão, aguarda a autorização da ANTT. O funcionamento delas também será precedido de 10 dias de operação assistida e amplamente divulgado pela Via 040.
  Para atender aos usuários, foram contratados 355 colaboradores que atuarão na operação de arrecadação. As equipes passaram por capacitação, com vistas a prestarem um atendimento ágil e de qualidade.
  A projeção é de que, nos próximos quatro anos de obras e serviços, a modernização da BR-040 gere cerca de 6,5 mil vagas de empregos no pico das obras, direta e indiretamente. As contratações ocorrem preferencialmente nos municípios que abrigam as praças de pedágio, o que acaba gerando renda e dinamizando as economias locais.
  Orientações - Os usuários devem ficar atentos a algumas dicas para que trafeguem de maneira ágil e segura pelas praças de pedágio. A Via 040 reforça a importância do respeito à sinalização, como no caso da velocidade máxima permitida na praça de pedágio (40 km/h) e da distância de segurança que deve ser respeitada entre os veículos (30 metros). A operação assistida promovida durante 10 dias antes do início da cobrança, reforçará essas e outras orientações e divulgará a tabela de tarifas.
  Os motoristas devem ficar atentos à sinalização para que usem as pistas adequadas na praça de pedágio. Exemplo disso são as faixas exclusivas para pagamento automático, que estão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo. No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, o que agiliza o atendimento e evita retenções.
  Serviço: Dúvidas, sugestões, críticas e acionamento de serviços podem ser feitos por meio de ligação gratuita para o número 0800-040-0040. Também estão disponíveis canais de atendimento como o e-mail faleconosco@via040.invepar.com.br, site (www.via040.invepar.com.br) e livros de registros disponíveis em todos os 21 postos de atendimento. O atendimento fica disponível 24 horas, sete dias da semana.

Prefeito Zelinho assume presidência da AMIG

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 20, em Belo Horizonte, o prefeito Zelinho foi eleito, por unanimidade, novo presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), com um mandato de dois anos. É a primeira vez que um prefeito de Congonhas preside a entidade, que atua como representante de 29 municípios que desenvolvem atividade mineradora no estado.
  Estavam presentes representantes dos municípios de Barão de Cocais, Belo Vale, Brumadinho, Conceição do Mato Dentro, Itabira, Itabirito, Itaúna, Mariana, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.
  Segundo Zelinho, as cidades mineradoras detêm parte da economia de Minas de Gerais. No entanto, a queda do valor do minério tem prejudicado a receita dos municípios. "Em 2011, o minério estava sendo vendido a 191 dólares. Agora, está em torno de 50. A situação está muito difícil. Todas as cidades mineradoras estão passando por dificuldades", explica.
  Para o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, a mudança de gestão é positiva. "Percebemos que o prefeito Zelinho é uma pessoa empenhada, que tem demonstrado, nas várias reuniões que são realizadas, ser um parceiro fiel às causas municipalistas. Temos a certeza de que Congonhas, com a história que tem, terá um prefeito, hoje à frente da AMIG, que vai nos representar muito bem, com muito brio. Com certeza serão muitas conquistas", completa.
Marco Regulatório da Mineração
  O prefeito assume a presidência da AMIG focado em debater o Marco Regulatório, projeto que está em pauta no Congresso Nacional e que deve ser votado em agosto. "A nossa proposta é passar o CEFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), o royalty do minério, de 2% para 4% sobre o valor bruto. Hoje, é 2% do valor líquido. Fica muito pouco para as cidades mineradoras", destaca.
Uma reunião com o diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia, será realizada no próximo dia 28, em Brasília, para discutir a aprovação do projeto.   

Mais gastos

  Quem passa pela BR 040 todo dia, sabe que ela precisa ser recuperada urgentemente.  Os carros que passam por lá constantemente estão com pneus furados e outros estragos que causam grandes prejuízos aos nossos bolsos.
  Entre os problemas mais graves, está a escassez das sinalizações, falta de nivelamento da pista (provocada muitas vezes pelo excesso de asfalto sobre as placas de concreto), acúmulos de água em diversos trechos da rodovia, matos e buracos no acostamento. É visível processo de deterioração. Os caminhões e carretas chegam a patinar na pista e a trafegar pelo acostamento.
  Mesmo assim o governo autorizou que a Via 40, concessionária responsável pelo trecho, comesse a cobrar pedágio dos condutores.  Ou seja, vamos ter mais gastos sem nenhum benefício.
  Nesta última semana, depois da autorização do governo, o que se vê é uma correria enorme para terminar as obras nas pistas de pedágio. Com isso, os engarrafamentos da via estão muito piores, atrasando uma viagem para mais de uma hora. Mais o que podemos fazer? Nada. Apenas preparar os nossos bolsos para arcas com mais este gasto.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Coleta seletiva etapa porta a porta: menos lixo, mais recurso

  A Prefeitura realizou no dia 9 de julho, o treinamento e mobilização que visam a fortalecer a implantação da coleta seletiva porta a porta no município. O encontro foi promovido por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e destinado a representantes de comunidades e população, principalmente aos residentes em bairros integrados pela Rota C do Programa, da qual constam os bairros Amália Rodrigues; Belvedere; Bela Vista; Vale do Engenho; Bandeirantes; Tiradentes; 1º de Maio e Metalúrgicos. A Rota C é projeto piloto a outras rotas que se se estabelecerão em futuro próximo.
   A expectativa, se houver engajamento populacional e a mobilização de todos, é a de que a Rota C promova coleta seletiva porta a porta a aproximadamente cinco mil quatrocentos e cinquenta moradias, ação que ensejará economia ao município vez que, de tal forma, menos resíduo estará sendo vertido ao aterro e, por conseguinte, o custo com a operação e tratamento será diminuído.
   Outros benefícios do programa coleta porta a porta também são importantes, dos quais se destacam: logradouros públicos mais limpos; diminuição de focos a proliferar dengue e chikungunya; geração de emprego e renda a recicladores e preservação de recursos naturais.
  Cirlene Ribeiro Dias, servidora municipal que se tem empenhado muito em benefício à coleta seletiva, explicou-nos a todos que a Rota C terá feito dia de coleta terça-feira. E durante todas as terças-feiras, aos bairros que compreendem a Rota C, só será recolhido o resíduo reciclável. O rejeito (lixo não reciclável), só deverá ser colocado a fora aos domicílios aos demais dias da semana, seguindo o calendário normal já existente à Coleta.
  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está desenvolvendo plano de ação a impulsionar a mobilização populacional a que o programa possa se estabelecer com o vigor necessário. Contudo, a contribuição de cada morador, do comércio, de lideranças religiosas, escolas e das associações comunitárias é imprescindível ao sucesso das atividades.
 
Dúvidas e sugestões acerca deste programa poderão ser sanadas por meio do telefone: 3749-6016.

LOD e Prefeitura convidam para a abertura do 31 º Campeonato de futebol amador


Aprígio Pinto
Geraldo Fernandes de Morais
  Quem gosta de futebol terá grandes eventos ao longo dos próximos quatro meses. A Liga Ourobranquense de Desportos (LOD), presidida por Geraldo Faustão Viana Nicodemos, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizam o Campeonato de Futebol Amador 2015. Em 2015, duas grandes homenagens. A LOD e a PMOB celebram figuras importantes para a história de Ouro Branco: Geraldo Moraes e Aprígio Pinto.
  Só para lembrar Aprígio Pinto nasceu em Ouro Branco no dia 17 de junho de 1929 e falecido em 5 de janeiro de 2015. Era filho de Edmundo Hermógenes Pinto e Augusta dos Reis Pinto, uma família composta de oito filhos, todos conhecidos na sociedade Ourobranquense e que muito contribuiu com a sociedade da cidade de Ouro Branco.
  Aprígio Pinto casou-se com Valina Seixas Pinto em 31 de dezembro de 1956 com quem teve nove filhos. Aprígio Pinto era conhecido também por muitos amigos como Jote, constituiu e educou sua família, tendo como lema: Fé em Deus, trabalho e honestidade. Aprígio Pinto foi um homem muito versátil no campo profissional: lavrador, boiadeiro, vaqueiro, comerciante, vendedor de adubos e fertilizantes, caminhoneiro atuando no trajeto de Ouro Branco a Belo Horizonte, Rio de janeiro e São Paulo.
  Sempre muito disposto e amigo de todos em Ouro Branco, Aprígio contribuiu muito com a sociedade, atuante na criação e crescimento do time Primeiro de Maio Esporte Clube, onde também foi presidente, por varias vezes, foi festeiro na tradicional festa de Santo Antônio e em outras, foi músico e tesoureiro da Associação Artística Santo Antônio por muitos anos e também presidente por dois anos da Liga Ourobranquense de Desportos (LOD).
  Para seus filhos, Aprígio Pinto foi um pai exemplar, católico fervoroso e praticante, sempre presente e prestativo. Sempre muita bondade, alegria, conselheiro, com jeito simples acolhendo com boa vontade e atenção todos que precisavam de seus préstimos. A família de Aprígio Pinto agradece a todos que sempre tiveram muito respeito e consideração por ele. Ele foi um exemplar marido, pai, avô e bisavô com quem Deus lhes deu a felicidade de conviver.
  O outro homenageado é Geraldo Fernandes de Morais. Ele nasceu em Jeceaba, em 1950. Alcançou formação técnica profissional como contador aos 20 anos de idade. Atou como professor nos colégios João XXIII e Pio XII. Foi servidor público na Justiça Federal e cursou Direito, pela qual obteve o bacharelado aos 26 anos (1976). Na mesma época, ouviu rumores da implantação de uma “usina” em Ouro Branco, para onde se mudou e viveu 38 anos de sua vida.
  Como advogado, desempenhou relevantes serviços na área imobiliária quando da implantação dos bairros Siderurgia, Pioneiros e Inconfidentes, contribuindo para a regularização de áreas públicas e privadas, sempre buscando soluções pelo caminho do consenso. Foi assessor de administrações executivas e legislativas municipais, sendo convidado a contribuir mesmo não possuindo opção partidária como cidadão. Foi assessor nos cargos de Procurador e Secretário de Fazenda nas administrações dos ex-prefeitos Silvio José Mapa, Fernando de Oliveira e Silva, Hélio Márcio Campos e também diretor da Câmara Municipal em gestões recentes.
  Em Jeceaba, Geraldo foi eleito vereador aos 21 anos de idade, época em que inexistia o pagamento de salários aos agentes públicos desta atividade. Aos 38 anos foi eleito Prefeito Municipal pela primeira e aos 47 assumiu o cargo pela segunda vez.
  A coleção de 15 camisas do América não o deixava mentir: o futebol foi uma de suas grandes paixões. Fundou a Liga Ourobranquense de Desportos em 1983, bem como várias entidades de cunho social, trabalhando como assistente jurídico da maioria dos clubes de futebol da cidade. Como técnico levou o time júnior do Serra Verde Esporte Clube a levantar a taça de campeão no campeonato amador de Ouro Branco, em 2013.
  Cidadão honesto, esposo fiel e pai amigo, Geraldo, de origem humilde, transformou o patrimônio imaterial da educação libertadora em responsabilidade e caridade para com o próximo.

Abertura - Para a abertura oficial do Campeonato uma super programação no domingo, dia 26 de julho, no Estádio Municipal José Mapa Filho. Às 10h, entram em campo Grêmio Recreativo Esporte Clube (bairro São Francisco) X Belvedere Futebol Clube. Às 13h15, Castiliano Esporte Clube X 1º de Maio Esporte Clube. A cerimônia de abertura oficial do evento será às 15h15, com a partida Sociedade Flecha Mineira X Serra Verde.