domingo, 28 de agosto de 2011

Apae comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Esta foi à semana mais vibrante para as Apaes de todo o Brasil. Desde o dia 21 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, evento que vai até o próximo dia 28. O tema deste ano é “a pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”.  O movimento apaeano comemora a Semana Nacional desde sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, visando á promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. 
De acordo com a diretora da APAE Zumira Maria Cotta Oliveira, algumas atividades foram realizadas na Apae de Ouro Branco para comemorar a data. Entre os assuntos debatidos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi a recomendação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece que pessoas com deficiências sejam educadas na rede regular de ensino. É consenso entre os educadores da APAE, que essa forma como essa inclusão de alunos com deficiência têm sido introduzidos nas escolas regulares tem que ser olhado com muito cuidado. “Incluir é muito mais que integrar. Não é apenas colocar os alunos com deficiêncas participando de todas as atividades junto com os colegas sem ter nenhuma intervenção de um profissional especializado, para que ele pratique as atividades pedagógicas”, explica.

Inclusão - Para ela, as escolas regulares não estão preparadas para uma inclusão. Muitos alunos não conseguem se adaptar a inclusão por causa do grau de comprometimento tanto na aprendizagem quando na parte neurológica. A Apae tem que existir para dar este suporte, pois ela prepara para a vida, para a cidadania, para ser independente, em alguns casos, para o trabalho. “E as escolas normais têm o objetivo de preparar os alunos para o vestibular para ser um bom profissional”, completa.

sábado, 27 de agosto de 2011

Saiu o campeão da Copa Máster de Futsal


 Com uma vitória arrasadora por 8 a 3 sobre a equipe da Sociedade Esportiva Flecha Mineira válida pela final do campeonato ourobranquense de futsal, categoria máster, a equipe do OBEC comanda pelo técnico Ramiro Lôbo sagrou-se bicampeã da competição. O jogo aconteceu na sexta-feira, 12, no ginásio polieportivo do Centro de Referência Esportiva de Ouro Branco - CREOB.
 No jogo preliminar o Opção Veículos venceu o Bela Vista por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar.  Além do presidente da Liga de Futsal, Sr. Geraldo Taveira, que organizou a competição com apoio da Prefeitura Municipal, torcedores, amigos, parentes dos atletas e o vereador Flavinho, que apóia o esporte em nosso município, compareceram à partida de encerramento.
 A equipe do Opção Véiculo, invicta na competição, além do troféu de 3º lugar, também recebeu o troféu disciplina. Juarez do OBEC ficou com o troféu de goleiro menos vazado e Oberdan do Flecha Mineira, com 15 gols, de artilheiro da competição. A arbitragem do campeonato ficou a cargo do Vantuir, árbitro da Confederação Brasileira de Futsal e do Nelison, árbitro da Federação Mineira de Futsal. Ao final da premiação o Presidente da Liga informou que as inscrições para o campeonato adulto de futsal, categorias masculino e feminino, bem como, para a categoria sub-15, serão abertas em breve.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sorria...



Foi provado que o sorriso é bom para a saúde. Diminui o estresse e melhora as defesas imunológicas.
Piadas contadas pelo amigo Marco Antônio

Ultimas notícias de Lisboa
Gêmeo tenta se suicidar e mata o irmão por engano.

Disk finados
Lançaram em Portugal, o novo serviço por telefone, é o Disk finados. Você telefona e ouve um minuto de silêncio.  

Curva perigosa
O português estava dirigindo em uma estrada, quando viu uma placa que dizia: “Curva perigosa à esquerda”. Ele não teve duvidas: virou à direita!

Mineiro dando má noticia!
    
— Alô, Sô Carlos? Aqui é o Uóshito, casêro do sítio.
— Pois não, Seu Washington. Que posso fazer pelo senhor? Houve algum problema?
— Ah, eu só tô ligano para visá pro sinhô qui o seu papagaio morreu.
— Meu papagaio? Morreu? Aquele que ganhou o concurso?
— Êle mermo.
— Puxa! Que disgrama! Gastei uma pequena fortuna com aquele bicho! Mas...ele morreu de quê?
— Dicumê carne istragada.
— Carne estragada? Quem fez essa maldade? Quem deu carne para ele?
— Ninguém. Ele cumeu a carne dum dos cavalos morto.
— Cavalo morto? Que cavalo morto, seu Washington?
— Aquele puro-sangue qui o sinhô tinha! Ele morreu de tanto puxá carroça dágua!
— Tá louco? Que carroça d'água?
— Prapagá o incêndio!
— Mas que incêndio, Meu Deus?
— Na sua casa.... uma vela caiu, aí pegô fogo nascurtina!
— Caramba, mas aí tem luz elétrica! Que vela era essa?
— Do velório!
— De quem?
— Da sua mãe! Ela apareceu aqui sem avisá e eu dei um tiro nela pensando que era ladrão!
— Meu Deus, que tragédia (começa a chorar)...
— Peraí sô Carlos, o sinhô num vai chorá pur causa dum papagai, vai???

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Congonhas vai ficar mais bonita


A cidade está ganhando um grande presente. O Centro começa a passar por uma requalificação para se tornar mais bonito e funcional. Afinal, mais de 80% da população passa pelo menos uma vez pelo local. A administração municipal deu a ordem de serviço, para o início das obras. Antes mesmo do início das intervenções, comerciantes já abriram novas lojas na Praça JK, por acreditar no projeto. A primeira etapa do programa “Congonhas Mais Bonita” abrange duas praças e está orçada em cerca de R$ 15 milhões.
A atual administração já está elaborando o projeto da obra de requalificação da avenida Marechal Floriano Peixoto. Paralelamente ao programa “Congonhas Mais Bonita”, outro projeto cuidará da revitalização da bacia do rio Maranhão na área urbana. Além da obra civil, haverá o trabalho das concessionárias Copasa, Cemig e Oi. As duas últimas trocarão a fiação aérea pela subterrânea. O novo Código de Posturas da cidade apontará normas para padronizar placas e calçadas.
‘A idéia é trazer para o Centro "a dinâmica dos shoppings, as pessoas circulam pela área de convivência, batem papo, descansam e até fazem atividade física, e, ao mesmo tempo, podem apreciar as vitrines das lojas e se alimentarem em bares e lanchonetes. Agradeço aos comerciantes que sofrem neste período de obras, mas serão beneficiados ao final delas, como toda a cidade", explica  Wanessa Manso, coordenadora do programa “Congonhas Mais Bonita”.
 




Trânsito - Devido a obras de infraestrutura urbana, houve alteração do trânsito em algumas vias da área central. O trecho viário da praça JK que dava acesso ao prolongamento da avenida JK, em frente à prefeitura, está fechado para obras. Quem  segue da avenida JK para a avenida Getúlio Vargas, Marechal Floriano ou praça Portugal continua com acesso livre. Para o condutor que estiver na rua Monteiro de Castro, é permitido apenas seguir pela avenida Marechal Floriano Peixoto ou no sentido praça Portugal. No sentido inverso, para quem vai da sentido Ladeira para o Centro, a melhor opção é seguir pela rua Benedito Quintino, para evitar o grande fluxo da Marechal. A rua Pacífico Homem Júnior funcionará com "mão inglesa", pra reduzir o retorno de quem segue pela Marechal e precisa fazer a conversão à esquerda.

domingo, 21 de agosto de 2011

Kia Motors anuncia preços do novo Picanto


O novo Picanto, agora flex fuel, começa a ser vendido no mercado brasileiro na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, em quatro versões de acabamento, com transmissões mecânica e automática, com preços ao consumidor entre R$ 34,9 mil e R$ 44,9 mil. Trata-se de um dos carros compactos mais aguardados pelo mercado brasileiro. O novo Picanto vem equipado com motor de 3 cilindros, 1.0 litro, 12 válvulas CVVT, com potência  de 80 cv a 6.200 rpm, 16 cv a mais que a geração anterior, e torque de 10,2 Kgm a 4.500 rpm, com transmissão mecânica de 5 marchas e automática de 4.

A versão de entrada do novo Picanto, com câmbio manual, airbag, freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, direção elétrica progressiva, ar condicionado manual, radio com controle no volante [CD Player, MP3, entrada USB e conexão para iPod], controle remoto de travamento das portas, faróis de neblina, vidros elétricos e abertura “one touch” para o motorista, rodas de liga de 14”, imobilizar, espelho retrovisor externo com acionamento elétrico e setas em LED, odômetro digital com medições parciais e “eco driving mode”, banco traseiro rebatível e bipartido e revestimento de couro no volante e na alavanca de câmbio, vai custar R$ 34,9 mil, apenas R$ 1 mil mais em relação ao modelo da geração anterior.

Ao preço de R$ 39,9 mil, a segunda versão do novo Picanto com câmbio mecânico traz, além de todos os features mencionados da anterior, teto solar, airbag lateral e de cortina, iluminação nos espelhos do para-sol e lâmpadas LED nos faróis dianteiros e traseiros. As duas versões do novo Picanto, com transmissão automática, têm preços estabelecidos, respectivamente, em R$ 39,9 mil e R$ 44,9 mil.

 

Mente aberta

O ser humano na sua complexidade de estrutura tem no campo da mente como ponto principal de equilíbrio o foco dos pensamentos. Claros, confusos, doentios, fanáticos, fixos, exaltados, em fim de todos os gostos e prazeres, eles regem nosso cérebro. Daí dizer mente sã corpo são, exatamente porque eles fazem o mecanismo da ação.

Vemos, ouvimos, pensamos sentimos e expressamos dando a conotação que queremos para o assunto que vai ser tratado. Nosso comportamento fala da expressão e comunicação verbal que desejamos no momento. Tímidos, retraídos, medrosos, nervosos audazes, alegres, divertidos ou melancólicos os comportamentos refletem a estrutura interna do ser. Portanto vamos viajar no mundo da mente pensante, meditativa, participativa ou mesmo extrovertida para sabermos que tipo de personalidade aí está.

Não sabemos por que somos tímidos, mas isto tem uma explicação. Fatores de hereditariedade ou conflitos vividos podem ter levado a este tipo de comportamento logo, a mente não consegue sair do seu ponto de retraimento. É necessário tratamento para que se descubra a ou as causas e desfaçam a interpretação ou interpretações que fecharam a mente.

Os meditativos sintonizam com o interior da alma e viajam na beleza da quietude, tentando encontrar no silencio a força que esclarece e muitas vezes os impulsionam a serem bem sucedidos, por evitarem conflitos e terem a visão mais aguçada do problema.

A extrovertida conta com a alegria e leveza de pensamentos transformando tudo que é difícil no fácil, isto porque não se prende a detalhes que poderiam impedir a caminhada. Pessoas assim acham solução para tudo e na verdade estão sempre auxiliadas pelo bom humor, colocando o errado na posição de ser estudado com descontração facilitando a solução dos problemas, porque acham que falar sério demais é perder tempo e ele vale ouro. Logo dar um ar de facilidade é tudo de bom e na verdade encontram bem mais rápido as soluções para tudo.

Podemos falar que aqui deparamos com uma mente aberta, que não cria barreiras, mas dá chance para novas oportunidades que levarão ao sucesso. Coloca bom humor e sempre aceita a correção como forma de evolução e crescimento. Esta consegue ser bem sucedida na vida, porque ama o que fala e faz. Ser assim não é errado muito pelo contrário, aprende a viver sempre com as diferentes manifestações de situações, que podem surpreender ou não, conforme seu grau de dificuldade. Tudo será motivo para conhecer. É o desafio do desconhecido transformando o novo num prazer constante de solução.

Toda mente aberta não para no caminho e, com certeza vai se ajustar a evolução dos tempos. Adequando valores e atitudes acrescenta na personalidade o gosto pelo entender, ajudar, interagir, modificar, dividir e partilhar com todos o que é necessário, para melhorar o relacionamento e chegar ao objetivo almejado.

Estamos num mundo que cobra exatamente isto. Pessoas abertas que usam da sua inteligência para levar o amor como fonte transformadora, curadora, iluminadora e acima de tudo como canal de união onde todos possam vibrar na mesma dimensão.

Sair do caos é o que importa. Viver feliz é o primordial. Personalidades bem resolvidas querem o melhor para si e para todos que as rodeiam. Mesclar um pouco da meditativa e extrovertida com certeza seria o ideal, porque não dizer maravilhoso.
Felicidades e que você descubra em qual delas voce se encaixa.
Até mais. Meu grande abraço
Elizabeth Resende