Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de março de 2016

Casa de Música realiza III Festival de Violoncelos com programação intensa

Evento será realizado de 19 a 26 de março de 2016. Violoncelistas de diversas partes do mundo são presença confirmada. Cidade recebe alunos de várias cidades brasileiras, Alemanha e Chile

  A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2016 a terceira edição do Festival de Violoncelos.  Entre 19 e 26 de março, o evento reúne na cidade mineira professores, músicos e 58 estudantes de diversas cidades brasileiras e outros países, como Alemanha e Chile.
   Este ano, a novidade é o I Concurso Internacional de Violoncelos, com duas modalidades:  até 16 anos e até 25 anos. De acordo com Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música, o concurso tem grande importância na formação de jovens músicos. “Não temos muitos concursos de violoncelo no Brasil. Então a oportunidade é única para enriquecer o currículo. Além disso, para nós que organizamos é a chance de descobrir novos talentos”, ressalta.
   O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
   Também estão confirmadas as presenças Kayami Satomi (Brasil), Fábio Presgrave (Brasil), Peter Dauelsberg (Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Olaf Niessing (Alemanha), Csaba Onczay (Hungria) Abel Moraes (Brasil) e Eduardo Swerts ( Brasil) e conta com a participação da pianista Risa Adachi (Japão) e da a acordeonista Claudia Buder (Alemanha)
 
Programação
 
  A programação do Festival Internacional de Violoncelos de Ouro Branco tem início no sábado, 19 de março, com o concerto que reúne Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Claudia Buder (acordeão). O repertório  começa com obras do período barroco: Ciacona, de Georg Muffat e as sinfonias  g-Moll, G-Dur, c-Moll e C-Dur, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, os músicos apresentam Canto da Nossa Terra, de Heitor Villa-Lobos, ária das Bachianas Brasileiras nº 2, que unem material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach.  A próxima é Intermezzo, de Isang Yun - um dos mais notórios e controversos compositores clássicos contemporâneos da Coreia do Sul – seguida por Tres Canciones Castellanas, do espanhol de origem basca Jesus Guridi. O repertório segue com Habanera, do pianista e compositor francês Maurice Ravel e será encerrado com Escolaso, do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzola.
   Até sexta-feira, 25 de março, todos os concertos serão às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares.
   No domingo, 20 de março, se apresenta o UDI Cello Ensemble, de Uberlândia. A orquestra de violoncelos é dirigida por Kayami Satomi. Criado em 2009, o Ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas e conta com 30 estreias mundiais, que, em sua maioria, são obras dedicadas ao grupo. Esta é a terceira vez que o grupo participa do Festival de Violoncelos de Ouro Branco.  No programa, obras contemporâneas, como Rapsódia, de Rafael Langoni; Tambatajá, de Waldemar Henrique, com arranjo de Sergei Firsanov;  A Morte da Mata, de Jean Goldenbaum; Adagio, de Samuel Barber e Lago , de Sérgio Roberto de Oliveira. O grupo executa ainda Intermezzo (Cavalleria Rusticana), do italiano Pietro Mascagni, expoente do período musical na ópera conhecido como verismo. Para encerrar, trilhas sonoras de alguns dos filmes mais aclamados dos últimos tempos: Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, Titanic Fantasy, de James Hornets e um pout-pourri com arranjo de Clemens Rengier:  Era Uma Vez no Oeste, Simpsons e Missão Impossível.
   A  noite de segunda-feira, 21 de março, tem início com o violoncelista Márcio Carneiro, que dedica o repertório ao mestre da música barroca, Johann Sebastian Bach. O público terá a chance de apreciar a Suíte 6 em ré maior, uma das Suítes para Violoncelo,  considerada uma das obras mais belas do compositor alemão. O concerto de segunda-feira se destaca também pela participação especial de músicos que são também professores do festival, algum deles de outros países: Olaf Niessing, Czaba Onczay, Fábio Presgrave e Nicklas Erpenbach, aluno do Matias Oliveira Pinto em Münster.  Cada um deles se apresenta separadamente com repertório diversificado.
   Já na terça-feira, 22 de março, o festival promove um dos encontros mais sonoros: piano e violoncelo. A pianista japonesa Risa Adachi acompanha os músicos Eduardo Swerts, na Sonata para violoncelo e piano Nr. 2, op.58, do alemão Felix Mendelssohn; o húnguro Czaba Onczay, que volta aos palcos, desta vez para tocar Robert Schumman e Fifthmusic, obra de Camilo Lendvay obra dedicada a Onczay; e Matthias Boutros, com Sonata nº 4 op 102 nº1, de Ludwig van Beethoven.
   Na quarta-feira, 23 de março, será a vez do um repertório dedicado à música brasileira, possibilitando que os participantes de outros países conheçam melhor nossa cultura.  Os violoncelistas Matias de Oliveira Pinto, Fábio Presgarve, Marcio Carneiro, Csaba Onczay e a pianista Risa Adachi apresentam composições de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Márcio Tavares, Martinho da Vila, entre outros.
   Na quinta-feira, 24 de março, será realizada a última etapa do Concurso Internacional de Violoncelos, com apresentação dos finalistas. O resultado será anunciado pela banca logo após o concerto.
   Sexta-feira, 25 de março, é a vez do Recital de alunos do III Festival de Violoncelos de Ouro Branco, com programa ainda a definir. O encerramento será no sábado, 26 de março,  com o Ensemble de Violoncelos, formado pelos participantes do festival,. O grupo se apresenta às 20h30 na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. No programa,  Sarabande e Gavotte, de J.S. Bach; Entr’acte et Barcarolle, de J.Offenbach,  Sardana, de Paul Casals; Hymnus, de Julius Klengel e Reação em cadeia, de Jônatas Manzolli .
 
As entradas para os concertos são gratuitas.
 
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Programa Música Minas, e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Instituto Baccarelli.
    Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
 
Mais informações no site www.casademusica.org

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Acrescente o 9 no número do seu celular

  A partir de 11 de outubro o dígito 9 (nove) deverá ser acrescentado à esquerda dos atuais números dos celulares em Minas Gerais, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx.
  Por um determinado período, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários.
Gradualmente haverá interceptações, e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

domingo, 13 de setembro de 2015

Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

  A Prefeitura de Ouro Branco convida toda a comunidade para a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para 2016. O evento será no dia 17 de setembro, quinta-feira, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Venha, participe!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Conheça a lanchonete Santa Gula

  A Santa Gula Lanchonete oferece inúmeras opções de lanches, mantendo rígido acompanhamento da qualidade dos produtos oferecidos, disponibilizando para o cliente vários tipos de salgados e bebidas, além das pizzas montadas e assadas ao gosto do cliente. Outro serviço prestado pela lanchonete a linha de chocotone e panetones, que estão ainda mais especiais neste final de ano. 
  Sob nova direção, a Santa Gula Lanchonete esta oferecendo o que há de melhor em qualidade. Suas refeições são produzidas com os ingredientes selecionados.  As pizzas são feitas com massas fresquinhas e com um toque especial do tempero da casa, para deixá-las inda mais macias e saborosas. Além disso, o responsável pela empresa está sempre inovando e diversificando, na busca do que de melhor para seus clientes. Além disso, toma todas as precauções necessárias para assegurar que seus alimentos sejam seguros e passem por um rigoroso procedimento de preparação.  
  A empresa trabalha com profissionais capacitados, especializados e comprometidos em prestar o melhor atendimento, com eficiência, rapidez e qualidade. Com amplo espaço, o local é aconchegante e acolhedor para o cliente passar bons momentos ao lado de seus familiares.  Além dessas opções diretas de lanche, é possível encomendar bolos e salgados para festas, seja pessoalmente na avenida Ouro Preto, 32 no bairro Primeiro de Maio,  ou pelo telefone: 3741-6537.
 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Confira os valores para entrar no Parque da Cachoeira

  A partir de primeiro de novembro entram em vigor novos valores para a entrada e uso do Parque da Cachoeira. O decreto que define os valores foi assinado pelo prefeito municipal.
  Os preços são: R$ 5 por dia, para guarda volume; R$ 5 para estacionamento de por veículos/dia; R$ 5 por cópia de chave do guarda volume perdida; R$ 8 a entrada por pessoa, de terça à sexta feira. R$ 10 entrada por pessoa aos sábados; R$ 15 para estacionamento de trailer por dia; R$ 20 a entrada aos domingos e feriados, por pessoa; R$ 25, a área de camping, por pessoa/dia.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Acafro promove Semana de Consciência Negra

  Apoiada pela Gerdau, a Associação de Cultura Afrobrasileira de Ouro Branco (Acafro) promove, nos dias 21 e 22 de novembro, a Semana de Consciência Negra. Para integrar a programação do evento foram selecionadas apresentações culturais, palestra e curso de capoeira, que serão realizados em diferente locais da cidade. As atividades serão apresentadas e ministradas por Alexandre Ronan Souza, o Mestre Pequinês, presidente do Grupo Capoeira Nagô, de Goiânia, e praticante da atividade há mais de 30 anos.
  O evento, que é aberto ao público e gratuito, tem o objetivo de “fomentar a cultura afro e atrair adeptos às atividades”, explica o coordenador geral da Acafro, Wanderson Wagner de Campos. O professor acrescentou que a Semana de Consciência Negra é uma oportunidade para que a Associação apresente as oficinas e projetos que são realizados junto à comunidade: “é também uma chance para que os alunos do apresentem o trabalho que vem desenvolvendo com a gente”, afirmou.
  A Acafro oferece aulas de capoeira, teatro, dança de rua, dança afro, percussão e francês para crianças e adolescentes de Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios de Minas e Lobo Leite. A iniciativa é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa.
 

Nota oficial da Copasa

   ”A Copasa informa que o fornecimento de água em Ouro Branco foi interrompido na segunda-feira, dia 10 de novembro, devido à falta de energia elétrica. A manutenção à rede elétrica está sendo realizada pela Cemig, após a forte chuva que atingiu Ouro Branco no domingo, dia 9. A Copasa solicitou a compreensão de todos até que a energia elétrica fosse restabelecida e, assim, o abastecimento de água normalizado de forma gradativa a partir terça-feira, dia 11, no período da tarde”.

sábado, 15 de novembro de 2014

Insólita apresenta espetáculo na praça Santa Cruz de Ouro Branco


Alunos do IFMG promovem noite cultural

  Alunos do quarto período do curso de Administração do IFMG - Campus Ouro Branco, irão realizar a primeira Noite Cultural de Boteco Beneficente, no dia 15 de novembro. O evento terá como objetivo a arrecadação de fundos para o Lar Comunitário Frederico Ozanam e os alunos estão sendo orientados pelo professor Pedro Xavier.
  O ingresso será vendido pelos próprios estudantes e também na loja Homem.com, pelo valor de R$ 20, incluso uma deliciosa comida (open food). O cardápio será tipicamente de boteco, contendo tropeiro, porções, doces, entre outros aperitivos. 
  O evento irá acontecer no Realce Buffet, localizado na Avenida Mariza de Souza Mendes, número 31, bairro Soledade (Rotor), das 19 às 23h, e contará com a participação da Banda Coletânea composta por Guilherme Vaz e Cleyton Marx e, para fechar a noite Thiago Queiroz irá se apresentar ao público.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Confira a programação da Semana da Música



  A Semana da Música de Ouro Branco completa dez anos em 2014 e já tem data marcada. A décima edição do festival, promovido pela Casa de Música, referência no ensino e difusão da música erudita, será realizada entre os dias 10 e 16 de outubro.
  Além de concertos e recitais, a Semana da Música oferece oficinas com professores renomados. Este ano estão confirmadas as presenças de virtuoses como Theodora Geraets (violino), Renato Bandel (viola), Volkan Orhon (contrabaixo), Viviane Taliberti (piano), Hyu-Kyung  (violino), Eduardo Swerts (violoncelo), Risa Adachi (piano), maestro Charles Roussin, entre outros. Uma novidade é que, em 2014, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto assume a direção artística do festival, que continua sob a coordenação de Kênia Libânio, com produção de Gustavo Farias
  O festival recebe alunos não só de Minas Gerais, mas de diversos estados brasileiros e até mesmo de fora do Brasil. “Este ano virão para Ouro Branco 25 estudantes do Chile. A troca de experiências entre os alunos é um dos destaques da Semana da Música. Afinal, o intercâmbio de informações e conhecimentos contribui muito para o enriquecimento cultural”, ressalta Kênia Libânio.
  A abertura da Semana da Música será dia 10 de outubro, sexta-feira, às 21h, na igreja Matriz de Santo Antônio, belo exemplar do barroco mineiro que passou por obras de restauração recentemente. Na ocasião, se apresenta a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, sob regência de Charles Roussin, com solos de Alexandre Barros (oboé), Gustavo Trindade (trompa), Lucas Filho (trompa) e Giovanni Martins (oboé). Com apenas 13 anos, Martins já conquistou o ‘Prêmio Revelação’, do concurso Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado. Hoje se apresenta como solista com grandes orquestras. No repertório da noite, obras de Georg Philipp Telemann, Antonio Vivaldi, representantes da música da primeira metade do século XVIII; e Wolfgang Amadeus Mozart, o gênio do período clássico. 

  No sábado, 11 de outubro, às 21h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o festival recebe o Quarteto de Cordas de Osorno, Chile, que executa A Morte e a Donzela, de Franz Schubert.  O quarteto de cordas nº 14 em ré menor, conhecido popularmente como A Morte e a Donzela, é uma importante obra de música de câmara. Foi composta em 1824, após Schubert ter descoberto que contraíra sífilis. Ele sentia que estava morrendo e, por isso, a obra é considerada uma mensagem do compositor. O quarteto é nomeado pelo tema do seu segundo movimento, andante con moto, o qual Schubert retomou de uma canção, um lied, escrito em 1817 com o mesmo título. É uma das obras-primas do período mais maduro de Schubert.   A noite de domingo, 12 de outubro, às 21, no auditório do Hotel Verdes Mares, promete ser especial. Isso porque o concerto reúne pela primeira vez este ano vários professores do festival, nomes de destaque da música erudita: Theodora Geraets e Hyu-Kyung Jung (violino); Renato Bandel (viola); Matias de Oliveira Pinto e Eduardo Swerts (violoncelo); Volkan Ohron (contrabaixo) e a pianista Risa Adachi. No programa estão composições de W. A. Mozart, Giovanni Bottesini e Nino Rota.

  O dia 13 de outubro, segunda-feira, será dedicado ao piano. Os pianistas Viviane Taliberti, Ignácio González, Karen Villegas e Macarena Valladares apresentam um repertório com heterogeneidade estética, que explora a vastidão do registro do piano, usado como um instrumento plural, que também pode ser coletivo. Por isso escolheram Sonata em Ré M, KV 381,  de W.A. Mozart, para quatro mãos; Romance em Lá M, de Sergei Rachmaninoff, para seis mãos; Noturno op. 186 n° 5, de J.W. Kalliwoda, com a violista Daniela Fernández; e Cenas do Oriente – 6 Improvisos op. 66, de Schumann, para quatro mãos. O concerto será no auditório do Hotel Verdes Mares, às 21h.
Já no dia 14 de outubro, terça-feira, ganham destaque as cordas de Theodora Geraets (violino), Renato Bandel (viola), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Volkan Ohron (contrabaixo) e o piano de Viviane Taliberti. O publico poderá apreciar, no auditório do Hotel Verdes Mares, às 21h,  obras de Ludwig van Beethoven e R. Schumann. Se Beethoven foi o compositor que abriu o caminho para o Romantismo, Schumann é um dos primeiros compositores românticos da geração imediatamente posterior. 

  No dia 15 de outubro, quarta-feira, é a vez dos alunos da Semana da Música se apresentarem com os professores Theodora Geraets e Hyu-Kyung Jung (violino), Renato Bandel (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo). O programa escolhido foi Octeto em Mib Maior, op. 20, de Felix Mendelssohn. O concerto será às 21h, na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro, obra-prima do arquiteto Éolo Maia. A capela está localizada a quatro quilômetros da área urbana de Ouro Branco, às margens da rodovia MG129, antiga Estrada Real, e aos pés da serra da cidade. A Capela de Santana foi concebida privilegiando uma ruína existente, que tornou-se o elemento fundamental da edificação em estilo contemporâneo realizada pelo arquiteto.
O encerramento do festival também será na Capela de Santana, dia 16 de outubro, quinta-feira, às 21, quando se apresenta a Orquestra de Câmara da 10ª Semana da Música, com regência de Charles Roussin e solo de Matias de Oliveira Pinto (violoncelo). No repertório, Concerto para violoncelo em Sol menor, de Georg Matthias Monn; e Serenata para Cordas op.22, de Antonín Dvorak. A Semana da Música tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Rouanet.  Todas as entradas para os concertos são gratuitas.

  Evento- A Semana da Música, uma realização da Casa de Música de Ouro Branco,  há dez anos reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita, estudantes de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem cerca de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais.
  O festival tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. Além do aspecto cultural e social, o evento também proporciona geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infraestrutura e produção.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Prefeitura realiza a Semana do Empreendedor

  A Prefeitura de Ouro Branco, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento de Ouro Branco, realizara a Semana do Empreendedor de Ouro Branco 2014, nos dias 8 a 14 de setembro com o objetivo de incentivar e promover programas, projetos e ações destinadas ao desenvolvimento e fortalecimento sustentáveis de empreendimentos (negócios e comércio) no município.
  Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, a programação será contemplada por palestras, oficinas e atendimentos individuais realizados com o apoio do Sebrae-MG e IFMG – Campus Ouro Branco; feira de negócios e comércios local, organizada em conjunto com a Casa Atual; ações de incentivo a regularização fiscal, obras e tributária junto a Prefeitura.
  Também serão desenvolvidas ações de incentivo à instalação de novas empresas no Ouro Park Empresarial e Ouro Park Industrial que será promovido com a abertura de novos editais de licitação com condições e preços promocionais; ações de saúde pública voltadas aos envolvidos no terceiro setor; palestras sobre empreendedorismo em escolas do município; ações volantes de atendimentos e orientações aos empreendedores nas principais áreas comerciais do município; e cafés empresarial e rural.
  A Prefeita Cida Campos convida a população para participar. “Ouro Branco recebe todos os participantes da Semana do Empreendedor e da Casa Atual com grande alegria e com as melhores expectativas. Nossa comunidade, assim como todo povo mineiro, é acolhedora, simpática e está sempre aberta para mais ‘um dedinho de prosa’ e é assim que convidamos a todos para que venham a nossa cidade fomentar negócios, mas acima de tudo, construir um futuro de sucesso para vocês e suas empresas.” 
  Apoiadores da Semana do Empreendedor: Sebrae-MG, Banco do Brasil, Emater-MG, IFMG – Campus Ouro Branco, UFSJ – Campus Alto Paraopeba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), AEA, Aceob, CDL- Ouro Branco, Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e base, Instituto Quadrilátero, Geopark, INCT-Acqua, Gerdau, Conselho Regional de Agricultura Familiar, Empresas Juniores da UFSJ e Casa Atual.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Coral Canarinhos de Itabirito realiza turnê em localidades mineiras

  Em comemoração aos seus 41 anos de história, o Coral Canarinhos de Itabirito, iniciativa patrocinada pela Gerdau, realiza uma turnê por dez localidades de Minas Gerais. As apresentações são gratuitas e vão de 15 de agosto a 28 de setembro.
   Ouro Branco será a primeira cidade a receber os 50 jovens, com idades entre 11 e 20 anos. No repertório estarão músicas eruditas e populares, nacionais e internacionais, todas elas com arranjos adaptados especialmente para o formato coral. Com o tema “Mais do que nunca é preciso cantar”, inspirado na música de Vinícius de Moraes, a turnê passará também por Sete Lagoas, Santa Luzia, Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Amarantina. Miguel Burnier e Engenheiro Correia (os três últimos distritos de Ouro Preto).
   De acordo com Éric Vinícius de Aguiar Lana, maestro titular e diretor artístico do Coral Canarinhos de Itabirito, apresentações como essa são um grande incentivo para os alunos. “É a oportunidade que eles têm de serem reconhecidos por tanta dedicação aos instrumentos musicais e ao estudo de técnicas vocais”, afirma Éric, que também já foi aluno do projeto.
  Ele conta ainda que as aulas vão muito além do aprendizado musical, apesar de ser esse o principal objetivo da iniciativa. “O canto acaba agindo como um instrumento de transformação para esses alunos, que vêm nos Carinhos de Itabirito uma oportunidade de transformação”, diz. Éric ressalta que além de terem contato com uma vasta cultura musical, os jovens também aprendem sobre disciplina, tornam-se mais compromissados e começam a enxergar a vida com novas perspectivas.

sábado, 29 de março de 2014

ACAFRO completa cinco anos

Comemorações do projeto, patrocinado pela Gerdau, serão abertas ao público. A Associação de Cultura Afrobrasileira de Ouro Branco (Acafro), entidade patrocinada pela Gerdau, comemora nos dias 28 e 29 de março, cinco anos de serviços prestados à comunidade e o primeiro ano da Escola de Capoeira Gingado Nacional. O evento contará com a participação de grandes nomes da capoeira nacional e terá apresentações de dança de rua, teatro, música e capoeira. A festa será aberta para alunos e convidados. Na ocasião, também serão entregues cerca de 80 graduações aos alunos do projeto e haverá, ainda, uma cerimônia de troca de faixa. Atualmente, o Acafro atende alunos iniciantes e avançados, a maioria crianças e adolescentes de cinco a 17 anos. “A entrega das graduações é uma forma que encontramos de deixar os alunos ainda mais motivados e interessados pela prática de esporte, além do trabalho de inclusão social que realizamos”, diz Wanderson de Campos, conhecido como Mestre Sapo, coordenador do projeto. Serviço 28 de março Local: Sede da Acafro na Avenida Augusta Reis Pinto, 169 A, bairro Luzia Augusta. Hora: 19h30 Programação: abertura do evento e roda de cultura com apresentações de teatro, percussão, poesia e capoeira com o grupo Capoeira do Gingado Nacional. 29 de março Local: Ginásio Poliesportivo de Ouro Branco Hora: a partir das 9h Programação: na parte da manhã serão ministrados cursos no Ginásio Poliesportivo e, ao meio dia, será servido um almoço para os alunos e convidados. As atividades serão retomadas às 15h com apresentações do grupo Gingado Nacional de Capoeira e entrega das graduações da ACAFRO. . Sobre a ACAFRO A Acafro atua há cinco anos em Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios de Minas e Lobo Leite. Em 2013, cerca de 200 alunos participaram do projeto que oferece aulas de capoeira, percussão, teatro e dança de rua. A iniciativa é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa, e atende crianças e adolescentes a partir dos cinco anos de idade. Sobre a Gerdau A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Inscrições abertas para o Festival de Violoncelos

Estão abertas as inscrições para o Festival de Violoncelos de Ouro Branco, Minas Gerais, uma iniciativa da Casa de Música.  A primeira edição do evento será realizada de 13 a 19 de abril de 2014 e tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. A intenção é reunir alunos de várias partes do Brasil e do exterior em um grande encontro de violoncelistas de níveis musicais distintos.
Até o dia 21 de março os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo link: www.casademusica.org/inscricoes/festival-violoncelos/onde também é possível encontrar o regulamento e outras informações.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeitura prestará contas na próxima quinta-feira

A Prefeitura Municipal de Ouro Branco convida para a Audiência Pública para a Prestação de Contas Quadrimestral relativa ao terceiro quadrimestre de 2013. O evento será realizado na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco. Durante o evento, o executivo irá apresentar também o cumprimento dos indicadores do Programa de Metas da Administração ao longo do ano de 2013. Venha e participe!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Escolha os novos membros do Consep

Os moradores de Ouro Branco estão sendo convocados para votar e escolher os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública de Ouro Branco (Consep). A eleição será realizada no dia 14 de fevereiro, de 14h ás 18h, no quartel, localizado próximo ao Fórum da cidade. Para votar é preciso se inscrever antes com um documento de identidade, os interessados podem se inscrever na hora de votar. O Consep tem por objetivo mobilizar a população para a participação ativa na diminuição da criminalidade dando continuidade à política da PMMG que é de aproximação e contato constante entre agentes e comunidade.