quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gerdau Açominas doa livros para instituições do Alto Paraopeba

Quatro instituições educacionais de Ouro Branco, Congonhas, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete receberão um presente especial da Gerdau Açominas. Como parte da comemoração dos 110 anos da Gerdau, celebrados esse ano, a unidade vai doar cerca de 750 livros de literatura para escolas da região.

A ação faz parte da “Caixa de Futuro”, campanha elaborada com o objetivo de incentivar a doação de livros entre os colaboradores da usina. Em apenas 15 dias, foram arrecadados títulos variados, entre eles, coleções completas de Machado de Assis e Monteiro Lobato. Além desses, também fazem parte do acervo enciclopédias, livros de ensino infantil, fundamental e médio, dicionários e publicações de língua estrangeira.

O material será entregue às escolas no final do mês. Para cada livro arrecadado, a Gerdau doará um caderno personalizado com a nova logomarca da Empresa.  Com a iniciativa, os colaboradores da Gerdau Açominas pretendem despertar o espírito de solidariedade nas pessoas e, acima de tudo, valorizar a leitura como fonte de aprendizagem e conhecimento. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

De 1 a 10 de julho, o município será o palco de peças teatrais, apresentações musicais e dança, além de oficinas em diversas áreas

O Festival de Inverno de Ouro Branco acontece de 1 a 10 de julho. Abrindo a temporada de festivais pelo interior de Minas, o evento alia espetáculos de qualidade a oficinas nos mais variados segmentos. Sob o tema “Transversalidade”, teatro, música, dança, gastronomia e cinema compõem os 10 dias de programação.

O programa musical será aberto, oficialmente, por Maria Bethânia. A cantora apresentará o consagrado espetáculo “Bethânia e as palavras”, no qual recita poemas e fragmentos de textos de autores como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Sophia de Mello e Fausto Fawcett, entre outros. Além das poesias, Bethânia interpreta canções como “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga), “Romaria” (Renato Teixeira) e “Dança da Solidão” (Paulinho da Viola).

O carioca Eduardo Dusek interpretará, em Ouro Branco, as canções que marcaram os seus 30 anos de carreira, como “Aventura”, “Seu tipo” e “Mania de você”. Nomes como Celso Moretti (BH), Orquestra Big Band do Palácio das Artes (BH) e o Grupo Mucambu (São João del Rei) também compõem a programação musical do evento. “Nós acreditamos que é possível oferecer atrações de qualidade sem apelar para o popularesco. Por isso, pensamos em uma programação variada, que passa, transversalmente, pelas diversas manifestações de arte, oferecidas gratuitamente para a população”, afirma o coordenador do Festival, Ildeu Ferreira. 

As artes cênicas também estarão bem representadas no Festival. O grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), apresentará as peças “Sua Incelença, Ricardo III” e “O Capitão e a Sereia”. O grupo Galpão também faz parte da programação, com o espetáculo “Tio Vânia”. A Cia Ivaldo Bertazzo, de São Paulo, apresenta a peça “Carrossel das Espécies” e a Cia Caixa de Fósforos apresentará o espetáculo “Belatriz”. Confira abaixo a programação cultural completa.  Oficinas Além dos shows, o público terá acesso a diversas oficinas. Uma parceria foi firmada com a Universidade Estácio de Sá e os professores de gastronomia da instituição ensinarão os participantes a fazer cupcakes, risotos, molhos especiais, além de oferecer um curso de corte e preparo de Filé Mignon com ingredientes do Cerrado.

As vagas oferecidas inicialmente foram todas preenchidas em dois dias, mas a organização do evento abriu novas oportunidades. Artes plásticas, circo, música e dança são alguns dos temas das outras oficinas. Para participar, os interessados deverão fazer, até o dia 30 de junho, uma inscrição com valor simbólico de R$10 na Biblioteca Pública de Ouro Branco (Rua Santo Antônio, 160, Centro). Casa África A participação da Casa África no Festival traz, à Ouro Branco, a cultura africana em toda sua diversidade. Mostra de curtas-metragens, noite com DJ’s e apresentações culturais fazem parte da programação do Bar Africando. Além da cultura, o bar oferece comidas e bebidas típicas, em um ambiente decorado e muito aconchegante.  

Programação 
Dia 01 - Bethania e as palavras - 18h30 - Sindicato dos Metalúrgicos
Zal Idrissa Sissok e Banda - 21h00 - Praça Santa Cruz
Mucambu na Rua - 23h00 - Praça das Rotas/Casa África

Dia 02 - Máquina de Histórias - 10h00 - Shopping Avenida
Máquina de Histórias -15h00 - Quadra do São Francisco
Osquindô O Show - 16h00 - Praça Matriz Itatiaia
As Bicicletas de Belleville - 17h00 - Auditório PMOB
Eduardo Dusek e Banda - 21h00 - Praça Santa Cruz
Play e Banda - 23h00 - Praça das Rotas / Casa África

Dia 03
Osquindô O Show - 9h30 - Quadra em Olaria
Máquina de Histórias - 10h - Quadra Belvedere
Máquina de Histórias - 15h - Praça Santa Cruz
Kiriku e a Feiticeira - 15h - Auditório PMOB
Osquindô O Show - 16h - Quadra Castiliano
Orquestra Big Band - 21h - Praça Santa Cruz
Palácio das Artes - Mestre Jonas- 23h - Praça das Rotas / Casa África

Dia 04
Máquina de Histórias - 10h - Escola M. José de Anchieta
Máquina de Histórias - 15h - Quadra de Olaria
Quarteto de Violões Le Crazie - 19h - Paróquia S.Família
Sua Incelença, Ricardo III - 21h - Praça Santa Cruz
Mostra de Cinema Africano - 19h - Praça das Rotas

Dia 05 Máquina de Histórias - 10h - Escola Estevão Batista
Adeus Meninos - 15h - Auditório PMOB
Máquina de Histórias - 15h - E. M. Maria Zita dos Santos
Ballet Jovem do - 19h - Praça Santa Cruz -
Palácio das Artes - O Capitão e a Sereia - 18h - Paróquia Sagrada Família
O Capitão e a Sereia - 21h - Paróquia Sagrada Família
Noite de D'js - 23h - Praça das Rotas

Dia 06
Mary e Max - 15h - uditório PMOB
Quebra Cabeça - 15h  -  Quadra 1º de Maio
Grupo de Choro - 21h - Praça Santa Cruz
Palácio das Artes - Benjamim Abras e Banda - 23h - Praça das Rotas / Casa África

Dia 07 Guerra dos Botões - 15h - Auditório PMOB
Tio Vânia - 18h - Paróquia Sagrada Família
Tio Vânia - 21h - Paróquia Sagrada Família
Tom Nascimento - 23h - Praça das Rotas / Casa África
Tecnogroove -

Dia 08 O Pequeno Nicolau - 15h - Auditório PMOB
Belatriz - 19h - Rua Afonso SardinhaII
Festival de Bambas - 19h30 - Auditório PMOB
Carrossel das Espécies - 21h - Palco da Praça
Carla Gomes - 23h - Praça das Rotas / Casa África

Dia 09
Ponte para Terabitia - 15h - Auditório PMOB
Quarteto de Violões Le Grazie - 18h - Hotel Verdes Mares
Flor de Macambira - 19h - Praça Santa Cruz
E se a gente sequestrasse - 21h - Praça Santa
CruzO trem das onze? - Sérgio Pererê  - 23h - Praça das Rotas / Casa África

Dia 10
II Festival de Bambas - 9h - Praça das Rotas
Mais Alto que a Lua - 14h30 - Praça Santa Cruz
Coral Infanto Juvenil - 16h30 - Praça Sta. Cruz
Palácio das Artes - Eu e meu guarda-chuva - 19h - Auditório PMOB
Mamour Ba e Conexão Tribal - 21h - Praça Santa Cruz
Celso Moretti - 23h - Praça das Rotas / Casa África - Barraco de Aluguel

Serviço
Festival de Inverno de Ouro Branco (FIOB)  1º a 10 de Julho de 2011
Programação de Espetáculos Gratuita
Taxa de inscrição para oficinas: R$10
Município de Ouro Branco – Estrada Real – 95 km de Belo Horizonte

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Festival de Inverno promete movimentar a cidade

No dia 1º de julho, sexta-feira, terá início o VI Festival de Inverno de Ouro Branco (Fiob). Tradicional na região, o Fiob vem com uma extensa programação cultural.

Abrindo o festival o imperdível “Bethânia e as Palavras”.
Bethânia mostrará nesta leitura poemas e textos escolhidos por ela, com os quais tem intimidade e que foram importantes para sua vida. Bethânia lerá poetas e escritores de todas as gerações. Essas leituras serão entremeadas por trechos de conhecidas canções brasileiras e portuguesas como ABC do Sertão, Romaria, Último Pau de Arara, Estranha Forma de Vida, Marinheiro Só, Dança da Solidão e Menino de Jaçanã. Em Ouro Branco inclui também no roteiro poetas, poemas ou músicas que tenham referência especial à história da cidade.

Uma das apresentações mais esperadas é Dussek é Show(Eduardo Dussek e Banda). Dussek ao piano será acompanhado de sua banda que mostrará sucessos agitados, divertidos ou românticos, de sua carreira e da música brasileira dançante, encerrando com muito rock, além de marchinhas e sambas carnavalescos. Dentro da programação estão incluídos cinema, teatro, grandes atrações do Palácio das Artes, e diversos shows.


Clique aqui e veja programação oficial

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Doe sangue para as vítimas do acidente que envolveu um ônibus escolar e trem em Entre Rios

Aqueles que desejam doar sangue às vítimas do acidente que envolveu o ônibus escolar e um trem em Entre Rios de Minas devem se encaminhar para as unidades do Hemominas localizadas em São João Del Rei (rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175 - bairro Segredo) e Belo Horizonte (alameda Ezequiel Dias, 321 - bairro Santa Efigênia)..

O acidente aconteceu nesta manhã, quarta-feira (22 de junho) em Entre Rios de Minas, cidade bem próxima a Ouro Branco. Até o momento as informações estão muito desencontradas, mas num primeiro momento, o Corpo de Bombeiros informa que o acidente ocorreu quando o escolar tentava atravessar a linha férrea da cidade, em uma passagem de nível do bairro Castro. Informações preliminares informam que tinham 35 pessoas no ônibus, sendo que algumas delas eram adultos, que não deveriam estar no ônibus.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que uma mulher de 34 anos, uma adolescente 16 anos morreram no momento da colisão, já o motorista do veículo morreu depois que foi atendido no Hospital. Outras 30 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Cassiano Campolina, que fica em Entre Rios. De lá algumas delas foram encaminhas para São João Del Rey, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, na capital.  

terça-feira, 21 de junho de 2011

Gerdau Açominas comemora Semana do Meio Ambiente

A Gerdau Açominas comemorou a Semana do Meio Ambiente com várias ações. Uma delas aconteceu no Biocentro Germinar, no dia 9 de junho, quando cerca de 45 mulheres da comunidade de Lobo Leite, distrito de Congonhas, visitaram o projeto e foram recebidas pela equipe local e pelos voluntários da Gerdau Açominas.

Na sede do projeto - que dispõe de um centro de educação ambiental com 38 hectares de áreas preservadas - foram desenvolvidas uma série de atividades, entre elas, dinâmicas com questões sobre o meio ambiente e visitas às dependências do espaço. Ainda nessa programação, foi realizado um passeio especial à Ovolândia, onde as mulheres foram apresentadas a uma coleção de mais de 2 mil ovos de aves silvestres.

Em seguida, as visitantes fizeram um lanche e compartilharam com o grupo suas impressões sobra a iniciativa, que proporcionou a elas uma oportunidade de interação, entrosamento e diversão. Também com o patrocínio da Gerdau Açominas, o Parque Ecológico Municipal de Itabirito realizou várias atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A primeira foi uma caminhada ecológica que saiu do parque e seguiu até a comunidade rural da cidade, reunindo 100 pessoas, no dia 5 de junho.

A outra ação aconteceu no dia 8 e foi direcionada a 25 pessoas, entre alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente do município. Nesse dia, foi realizada uma oficina de Segurança e Reaproveitamento Alimentar, na qual a colaboradora e voluntária da Gerdau Açominas, Marta Domingos, fez uma palestra sobre a importância da boa alimentação, dos nutrientes dos alimentos e das cores variadas no prato de comida. Além disso, Marta explicou sobre como se alimentar com segurança, qualidade e sem desperdício. Para finalizar, foram passadas dicas para aumentar o valor nutritivo das refeições, e os participantes aprenderam a fazer receitas de sucos saudáveis que foram degustados por todos.

As iniciativas contaram com o apoio local do Comitê do Instituto Gerdau (CIG) e foram realizadas pela equipe de Meio Ambiente da Gerdau Açominas. Mas as atividades não param por aí. Durante todo o mês de junho, quem visitar o parque poderá participar de oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais como garrafas pet e de vidro e caixas de leite. Para encerrar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 29 será realizado um desfile com roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis.  “Agradecemos à Gerdau pelo apoio. Sem o empenho da empresa não teríamos conseguido realizar essas ações e oferecer à comunidade atividades diferenciadas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente”, disse Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente de Itabirito.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Editorial - Tradição e modernidade marcam a festa de Santo Antônio

A festa de Santo Antônio, realizada até a última segunda-feira, foi muito bonita. Houve a participação em massa, tanto dos bairros centrais, como também das comunidades rurais e de outras cidades.  Participei de algumas atividades da programação e tenho muito que parabenizar as pessoas que ajudaram na organização deste grande evento. Na última segunda-feira, pude participar dos leilões e vi como é ainda grande o envolvimento tanto das pessoas que doam os produtos, como também daquelas que vão para adquiri-los.

Neste ano, a tradição e modernidade marcaram o ritmo da festa. Apesar da organização tentar manter a tradição, que marca a festa desde o início do ciclo do ouro, houve ainda alguns pontos de modernidade para atrair o interesse dos mais jovens. Por isso, houve apresentação de bandas, o que fortaleceu ainda mais a festa. A programação religiosa também foi muito forte e marcante.

Mas as festas não acabaram. Junho é caracterizado pelas alegres e coloridas festas juninas. Em muitos locais, as festas continuam também no mês de julho. Neste período, nossa cidade é tomada por grandes arraiais. Ouro Branco celebra as datas com características muito próprias. É um espetáculo variado de cores e sabores para agradar todos os gostos. Além da gastronômica variada, com comida típica da melhor qualidade, há ainda a apresentação das quadrilhas, brincadeiras, paz e harmonia. Quem passa os festejos juninos em Ouro Branco, nunca mais esquece.